domingo, dezembro 03, 2017

Sahar Tabar jamais fez 50 cirurgias acabem com a Fake News - O Observador do Mundo

A jovem iraniana Sahar Tabar vem sendo ridicularizada por internautas do mundo inteiro desde que um site publicou que a "mulher iraniana teria feito 50 cirurgias pra se parecer com Angelina Jolie" mas seu rosto teria ficado deformado. Seria isto mesmo? Saiba a verdade a seguir:

Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - 03 Dezembro de 2017

Sahar Tabar é uma jovem iraniana comum, que aos 19 anos vive numa ditadura islâmica radical, em que as mulheres são vistas pela maioria dos homens como apenas objeto sexual, maldição, lixo ou objeto de muitas punições e castigos em todas as áreas. Mulheres jovens bonitas nestes lugares não são apenas assediadas ou violentadas, são escravizadas e forçadas a ficar em silêncio já que não há lei que permita que ousem abrir suas bocas diante das autoridades. Muitas destas jovens são abusadas sexualmente pelos pais, pelos irmãos, vizinhos, colegas de escola, professores, colegas de trabalho e patrões, policiais e políticos. São vítimas de um sistema abusivo e que o tal "Direitos Humanos" jamais exerceu poder para sequer intervir em socorro destas mulheres.

Sahar Tabar antes de fazer mudanças no rosto. Imagem publicada por Sahar Tabar
Me lembro do caso de uma jovem sueca que foi trabalhar num resort como chefe do salão de beleza e foi estuprada por 3 homens muçulmanos ainda ficou presa por 2 meses e depois foi deportada de Dubai, e os homens sequer foram punidos. Fizemos esta matéria também, assim como foi o caso chocante da egípcia "Aaliah Magda El Mahdy" que vivia sendo espancada pelo pai, saiu de casa revoltada com os abusos que sofria e postou uma foto nua como protesto contra a sociedade muçulmana e sua falta de escrúpulos para tratar as mulheres.

Diante do tamanho do poder opressor e repressor que enfrentam, muitas mulheres muçulmanas acham meios legais de protestar contra o sistema apenas expondo a si mesmas de modo a provocar impacto, ou ao menos levantar uma discussão a respeito, afinal quem pode lutar contra a força das monarquias islâmicas?

É fácil entender a jovem Sahar Tabar quando nos colocamos no lugar destas mulheres. E a menina foi extremamente violentada nestes dias com milhares de milhares de mensagens ofensivas de pessoas revoltadas com seu comportamento, que não passava de uma forma de protestar contra o sistema.

Sahar Tabar após as aplicações no rosto. Imagem publicada por Sahar Tabar

Cirurgias Estéticas e Correções

Sahar como toda mulher do planeta decidiu mudar um pouco seu rosto. Sim, ela fez enchimento de silicone nos lábios e aplicou Botox nas maçãs do rosto. Em qual destes procedimentos a cirurgia se faz necessária? Nenhum.

Modificações radicais da face

A jovem é uma blogueira bastante conhecida em seu país e decidiu estudar maquiagem artística, e usando seus conhecimentos na área construiu uma máscara usando silicone e produtos de makeup. Criou uma caricatura de si mesma e adicionou um par de lentes de contato (aquelas usadas em filmes de zumbis e vampiros). Ela aproveitou o sucesso para divulgar marcas famosas do ramo e também outras marcas e sites que pagavam para que expusesse seus produtos em suas publicações, essencialmente no Instagram. Suas postagens chegaram a atingir níveis profissionais ao ponto de algumas delas bateram 1.200.000 de visualizações cada publicação.

Mas o que a menina não sabia é que o acesso de estrangeiros ao seu perfil tornaria sua vida um inferno e a mídia que usava a seu favor se tornaria sua queda. Sem entender uma letra que a jovem escrevia em seu idioma, jornalistas e fofoqueiros online interpretaram que a menina havia efetuado procedimentos cirúrgicos para se parecer com a consagrada atriz Angelina Jolie, considerada uma das mulheres mais lindas do cinema mundial.

Sahar Tabar exibindo sua máscara de silicone feita com maquiagem artística cinematográfica, que inclusive usa na rua para chamar atenção para seu trabalho nas mídias sociais iranianas. Imagem publicada por Sahar Tabar 
A falsa notícia se espalhou e foi abraçada pela mídia oficial em todo o mundo, sendo que ninguém teve a coragem de pesquisar a história a fundo. Cumprindo meu papel de "O Observador do Mundo", em minutos de pesquisa no Google descobri a origem de todas as publicações e cheguei no perfil verdadeiro de Sahar Tabar, que dois dias antes havia gravado um vídeo comentando sobre os boatos.

Alguns de seus seguidores iranianos escreveram para "Saulo Valley Notícias" e lamentaram:

 "Sahar Tabar é meio maluquinha, mas nunca quis ser igual a Angelina Jolie. O que ela fez foi usar muita maquiagem, mas nunca fez cirurgias". 

Mas o problema do idioma fez com que as explicações de Sahar e as publicações da imprensa mundial deixasse tudo como está. Ela não fez cirurgias e nunca sonhou ser igual à Angelina Jolie, e a mídia diz que sim, já que as falsas publicações atraíram muita audiência.

Fake News

Engraçado que o ano de 2017 foi dedicado pelas principais associações de imprensa a combater as falsas notícias, inclusive contando com a ajuda da poderosa Google Inc. Na verdade percebi que o objetivo da campanha era desvalorizar os blogs e atrair atenção maior deste público para as publicações feitas por mídias tidas como "oficiais".

Efeito Colateral

O Efeito colateral desta maliciosa notícia recaiu sobre a vítima! Milhares de milhares de pessoas enviando mensagens ofensivas, agressivas de intolerância à sua máscara, interpretada como as "50 cirurgias" sendo até hoje discutida por inúmeros profissionais de estética e cirurgiões hahaha

Muita burrice global!

Basta olhar a foto atual que é a número dois desta publicação e comparar com a número três. Lembrando que a imagem número dois foi um print que fiz do vídeo que ela gravou há 3 dias. Nota-se claramente que seu nariz não é pontudo e que seu rosto real não exibe nem o nariz pontudo nem as bochechas excessivamente salientes. Tudo não passa de efeitos especiais cinematográficos. São aquelas máscaras que os atores usam para modificar o rosto como "A Coisa" do filme Quarteto Fantástico", mas que ficam bem firmes na pele, podendo fazer qualquer movimento, inclusive sorrir naturalmente, embora o resultado aparente não seja igual ao resultado real.

Após escândalo causado pela falsa notícia Sahar Tabar fechou seu perfil para estrangeiros. Imagem publicada por Sahar Tabar


Despedida

Apesar de ter tentado explicar em seu idioma e chegado à conclusão que ninguém estava entendendo nada! Sahar decidiu encerrar suas atividades nas redes sociais para o mundo e deixou uma mensagem:

"Estrangeiros não me sigam por favor. Apenas aceito pedidos de seguidores iranianos".

Reflexão

Aproveitando que nos aproximamos do Natal, esperemos que este caso nos permita a reflexão, sobre que tipo de seres nos tornamos enquanto a tecnologia explode à nossa frente. Estamos nos tornando em vorazes predadores. Se Sahar Tabar fosse uma mulher ocidental e que tivesse direitos como as mulheres ocidentais já teria processado desde o Google, a agências Notícias, websites e emissoras de TV. Não fica bilionária porque não tem direito de reclamar, porque é uma mulher muçulmana, como todas as outras que são forçadas a sofrer em silêncio.

Tags: Sahar Tabar, fake news, falsas notícias, cirurgia, saúde, Mídias sociais, boatos de internet, Saulo Valley  Notícias, O Observador do Mundo,  

Artigo em Destaque

Julian Assange periga ser extraditado para os EUA

O fantasma da extradição de Julian Assange volta a assombrar e podemos dizer que processar e condenar o fundador da Ong Wikileaks pelo cr...

Leia também: