Pular para o conteúdo principal

Translate this Page

Quais os pontos fracos da reforma trabalhista de Temer?

É muito fácil entender que o empresário vai ter poder para sucatear as profissões e pagar menos pra contratar mais pessoas que se submeterem ao seu sistema exploratório - Veja Porque:

Comissão da reforma trabalhista na Câmara dos Deputados, deputado Daniel Vilela PMDB - GO
Fonte PMDB Nacional - Creative Commons via Flickr

Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 10 de Maio de 2017 - 14:58 GMT-3

No desespero a maioria vai aceitar. Depois de contratada a maioria vai querer ir pra justiça, que por sua vez estará do lado do empregador.

Porque a nova lei dará ao empregador o direito de pechinchar e negociar os direitos de quem quer trabalhar. Destaco que nesta negociação não entra nenhuma contrapartida da empresa. Apenas o trabalhador deverá abrir mão de algo que já era direito seu. Já pensou nisto?

Então pense na possibilidade que o governo está criando para fortalecer as empresas e enfraquecer o trabalhador.

Imagina uma construtora que pega uma grande obra. Contrata um advogado com pós em RH e Vai contratar 5000 operários analfabetos ou semi-analfabetos. Como acha que serão as negociações? Vantajosas pra quem?

Em outras palavras o governo brasileiro está oficializando o trabalho escravo. Aonde a exploração dos trabalhadores será disfarçada em uma submissão supostamente  "voluntária".

Já pensou que as empresas que antes valorizavam seus colaboradores com diversos benefícios como planos de saúde e dentário, tiket refeição, colônia de férias entre outros atrativos se sentirão cada vez mais desobrigadas a mantê-los?

Video: TV Senado: Especialistas divergem sobre reforma trabalhista:



As explicações dos defensores desta mudança são vagas e não são técnicas. Aumentar o emprego oferecendo mão de obra mais barata vai gerar substituição, por consequência profissionais especializados e "caros" por seu nível mais elevado serão demitidos. Daí esta classe trabalhadora dificilmente conseguirá retornar ao mercado.

Pois esta reforma, na verdade é uma forma de retirar da Justiça do Trabalho e do Ministério do Trabalho suas principais atribuições:

"Fiscalizar as relações entre trabalhador e empregador, generalizando e pré-aprovando qualquer formato de negociação."
Destacando que se as reformas propostas pelo governo Temer fossem boas ele não precisaria se oferecer para pagar uma boa grana, pra quem votar à favor das mudanças na lei. Muito menos faria manobras para driblar falta de interesse dos demais políticos no tema. Ninguém quer se expôr num ação desta que é contra a classe trabalhadora às vésperas das eleições.

Este cenário embaraçoso é o mesmo que o Brasil vivenciou durante a votação do impeachment da ex-presidente Dilma e a quebra de decoro parlamentar de Eduardo Cunha. Nos bastidores só vemos pessoas desesperadas jogando dinheiro e vantagens ao avanço pra ver se consegue algum apoio.

Melhor aplicação da mudança

Esta proposta seria muito bem vinda se fosse especificada e direcionada para a regulamentação de profissionais liberais e autônomos. Assim as oportunidades de trabalho seriam melhor aproveitadas e as contratações poderiam ser acompanhadas e rubricadas pelo Ministério do Trabalho, ajudando e incentivando ao trabalhado "livre" na questão de seu futuro, garantindo depósitos de FGTS e PIS entre outros benefícios já previstos na lei ara trabalhadores fichados.

Tags: reforma trabalhista, reformas, mudanças, alterações na lei, governo federal, Ministério do Trabalho, emprego, desemprego, Saulo Valley, O Observador do Mundo, 

Postagens mais visitadas deste blog

A nova vida do Advogado Ércio Quaresma ex-defensor do Bruno Goleiro.

Ele subiu ao topo. Tornou-se um dos defensores mais admirados no cenário jurídico. Por um contrato milionário, foi defensor do Bruno, Goleiro do Flamengo, no caso do assassinato de sua namorada Elisa Samúdio, até que foi pego se drogando em uma cracolândia na região metropolitana de Belo Horizonte.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 25 de Novembro de 2011 - 07h26min.
O Dr. Ércio Quaresma foi professor de Direito na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Durante mais de 20 anos de carreira, cometeu deslizes não muito comuns, em se tratando de pessoas do seu nível e de sua formação; Por outro lado foi realizou defesas espantosas, dignas de meste. Se especializou na defesa de acusados de crimes hediondos por assassinato em 1º Grau obtendo bons resultados quase sempre. Isto porque em alguns casos o criminoso era indefensável, digno de toda culpabilidade e nada mais lhe restaria a não ser a pena máxima.

Mesmo assim sua experiência na defesa de criminosos praticamente condenados foi ex…

Tecnologia: Conheça "Psiphon" cryptograma que fura bloqueios de acessos à internet contra ditaduras.

O Psiphon é o programa de código aberto desenvolvido para ser distribuído livremente para permitir que países, cujos governos censuram o uso da internet e monitoram ligações feitas com o Skype não consigam detectar a conexão.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 23 de Novembro de 2011 - 07h54min.

Tudo começou quando o Jornalista Ivan Watson da CNN recebeu uma ligação de um jovem ativista sírio de pseudo Musaab al Hussaini via Skype. Além de denunciar a situação no seu país em tempo real, ele descreveu o grau de libertação que o anti-tracker Psiphon lhe proporcionou:



A empresa
A Psiphon Inc. é uma empresa de software que decidiu investir num sistema que pudesse ser adaptado a diferentes situações no mundo. Ele pode ser adaptado de acordo com cada tecnologia de bloqueio e de vigilância utilizado pelos governos, regimes, ditaduras e reinos  no mundo, bastando que desenvolvedores estejam inclinados a utilizar seu código fonte como base da programação.
"Nós da Psiphon acreditamos que a Inter…

Last Day On Earth - Top dicas pra você sobreviver neste mundo caótico

O Rio de Janeiro está sitiado e precisa de um milagre político - O Observador do Mundo

Pior que cair num precipício sem ter percebido o perigo antes, é andar na direção dele sabendo que não tem opção - Continue lendo

Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 07 de Julho de 2016

A cidade do Rio de Janeiro está em total desespero. Por todas as redes sociais estão visíveis as manifestações de angústia, sentimento de opressão, pressão psicológica e amargura de saber que nossa cidade poderá continuar debaixo do jugo das máfias e milícias, crime organizado e seitas religiosas cujas atividades já cansaram de estarrecer o país.

O pior de tudo é que todo este pesadelo virá sobre a cidade por voto popular, isto porque a atual política não oferece um candidato acima de qualquer suspeita. Todos são suspeitos de trabalhar em função dos grupos que representam e potencialmente explorarão todos os recursos da cidade em detrimento de interesses particulares. Um vício político que se enraizou na antiga "Cidade Maravilhosa" até que se tornou num "Curral Ele…

Aliaa Magda ElMahdy nua é desejada, perseguida, processada, linchada e morta. Um símbolo?

Ela nem se considerava bonita, muito menos sexy. Decidiu se expor como forma de denunciar de modo marcante, o abuso sexual que as mulheres egípcias sofrem, espancamentos e indiscriminação, mas no campo da religião, Aliaa Magda é tida como um monstro.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 03 de Dezembro de 2011 - 06h50min.
 De adolescente a mulher. De ativista a símbolo sexual. Sua decisão de mostrar sua foto numa numa página de blog chocou o Egito, a comunidade islâmica e o mundo árabe. Adquiriu admiração de muitas mulheres que nunca tiveram coragem para fazer o mesmo, embora tivessem desejo. Seu blog atualmente registra mais de 4.400.000 visitantes embora a impacto inicial tenha passado, sua nudez lhe rendeu muita popularidade e muitos problemas. Aliaa saiu do "Blogger" para as ruas:


Nas ruas foi odiada. Foi linchada, ficando bastante machucada. Mais tarde os linchadores descobriram que haviam espancado a moça errada. Não era Aliaa. O ódio da comunidade islâmica lhe rendeu ameaç…

Protótipo da nova Urna Eletrônica acaba de ser apresentado e parece sabe com o quê?

Acaba de apresentar o "protótipo da nova urna eletrônica" aos ministros do TSE. Confira à seguir:



Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 04/05/2017

O Brasil pediu o fim da corrupção, o governo deu proteção aos corruptos. O Brasil pediu o fim da criminalidade, o governo deu imensa quantidade de leis com brechas que protegem criminosos. O Brasil pediu o fim da Imunidade Parlamentar e o governo respondeu com a Lei de abuso de Autoridade que cria brechas para criminalizar juízes e promotores do Ministério Público Federal e aumenta o poder dos advogados criminalistas na defesa de seus clientes.

O Brasil pediu o fim do voto obrigatório, o governo respondeu com um suposto "novo modelo de urna", só que desta vez mais bonitinho!

Protótipo da nova urna é apresentado aos ministros do TSE. Modelo traz melhorias no design.
Mais informações em instantes no portal do TSE. pic.twitter.com/wnVS0iOfUD — TSE (@TSEjusbr) 4 de maio de 2017


A "nova" urna e…