quinta-feira, dezembro 08, 2016

9 de Dezembro - Dia do Combate à Corrupção

O Dia 09 de Dezembro anuncia o tratado de Mérida, no México. Tratado este que o Brasil assinou em 2003 mas não consegue cumprir por falta de vontade política e popular - Continue Lendo:

Manifestação contra conivência do STF com a
corrupção política em 2011 - Foto Saulo Valley

Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 08 de Dezembro de 2016

Sejamos sinceros, a corrupção no Brasil se alastrou de uma forma que a população em peso a abraçou como modo de vida.

Ninguém aceita a culpa mas na realidade se sabe que nos últimos anos cada um abraçou a corrupção do seu jeito, bem no seu nível.

Tanto que nos filmes de heróis e bandidos, a maioria da população torce para o bandido e nos filmes de terror os monstros e demônios são admirados e as vezes idolatrados.

Por isto que até pouco tempo tinha mais gente que odiava polícia que bandido.
É claro que como a corrupção se tornou status na última década, há policiais esnobado riquezas fruto de seus crimes ( e fazendo fans).

Todos Contra Corrupção - Manifestação na Cinelândia 2011 - Foto: Saulo Valley
O que está mudando hoje é que de alguma forma criminosos famosos estão sendo castigados sem tempo de usufruir do fruto de seus roubos. É o que esperamos que aconteça com toda a classe de funcionários públicos que roubam ou praticam outras formas de crime contra o país e a sociedade.

O Brasil tem visto proeminentes ladrões sendo humilhados publicamente mas pode acreditar, que os presos não somam 10% dos corruptos no poder.

Uma horda de salteadores aliciados por velhas raposas presentes no governo desde quando o militarismo entregou a administração do país a eles. Muitos destes salteadores são filhos e estão inserindo também seus jovens filhos no caminho da riqueza fácil. Roubando o país, roubando da saúde, da educação e dos nosso direitos adquiridos.

O país já estava tão habituado com a sujeira que até pouco tempo não haviam protestos contra corrupção, apenas por aumento de salários, quase sempre organizados por sindicatos.

Desde 2011 o país tem marchado contra a corrupção intrissecada na sociedade, na política e na justiça. Hoje estamos apenas no começo de uma grande batalha que parece confusa mas está claro que o Brasil já entendeu que não há vantagem na vida do crime. Não mesmo.

Mas cada pessoa terá o seu tempo. Cada um vai desacelerar a corrupção na sua virada em seu tempo. Mas claro alguns nunca o farão! Com certeza. Mas importa que haja punição para todos que escolherem este caminho. O Brasil precisa avançar contra corrupção, e para isto precisa acabar com as "pizzas" (termo usado pelo povo para denunciar excessiva permissividade do sistema judiciário para com a classe política).

É tanta leniência que basta pesquisar na internet a quantidade de corruptos julgados, condenados e presos pelo Ministério Público em 10 anos e a quantidade que o STF investigou, julgou e condenou (nenhuma).

Então antes de o Palácio do Planalto comemorar o dia do combate à Corrupção o governo brasileiro precisa realmente combater a corrupção em seu próprio seio.



Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: