Pular para o conteúdo principal

Translate this Page

Porque erramos ao pedir mais humanidade às pessoas?

Ao longo dos milênios nos acostumamos a clamar por mais humanidade diante de cenas de violência e desprezo praticadas por outras pessoas, mas sem saber que cometemos um erro grave por falta de reflexão sobre o tema - Continue lendo:

Mão estendida - CC0 Public Domain
Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 14 de Novembro de 2016

Ao longo de toda a vida na terra o ser humano, que acredita-se ter sido criado na protuberante floresta batizada na Bíblia Sagrada de "Jardim do Éden" deixou muita clara sua natureza e sua forma de pensar sobre a própria vida.

O livro sagrado dos Judeus conta que depois de um tempo a primeira família de seres humanos se dividiu por causa de uma briga entre dois irmãos. Um se chamava Caim e outro Abel. Ambos filhos do famoso casal conhecido por Adão e Eva. A família , que segundo a história bíblica conta, fora criada para cuidar da terra e de todos os seres vivos, começou a enfrentar crise interna em consequência dos ciúmes de Caim do seu irmão Abel. E em consequência desta triste realidade Caim concluiu seu plano diabólico de matar seu irmão Abel.

A história conta ainda que depois de ter matado seu irmão, Caim fora expulso do convívio de seus pais e se apartou, recomeçando sua vida bem longe de sua terra natal.

Possivelmente naquela época a maioria das pessoas eram boas, de espírito tranquilo e  pacíficas. Também deveriam ter sido pessoas boas, não dadas ao egoísmo e à vingança, cheias de autocontrole e caridosas. Então lembrar da morte de Abel, era como hoje lembramos da tragédia de 11 de Setembro de 2001 que culminou na morte de cerca de 2900 pessoas em poucas horas.

Quando acontecimentos catastróficos cometidos por seres humanos enlouquecidos por suas ganâncias e suas insanidades se tornam públicos, nos sentimos órfãos muitas das vezes, estarrecidos e sem respostas para tanta crueldade.

Soldado Americano - CC0 Public Domain
Mas com o passar do tempo, a crueldade deixou de ser um caso isolado. Tornamo-nos mais "adaptados" à violência. Nos tornamos maioria. Tanto que logo após uma grande tragédia que acaba matando dezenas, centenas ou milhares de vidas, gritamos, choramos, reclamamos, criticamos, clamamos por "mais humanidade" nos três primeiros dias, e logo a seguir voltamos a viver nossas rotinas como se nada tivesse acontecido. Somos capazes de apagar acontecimentos como o massacre do colégio em Realengo, o incêndio na Boite Kiss, o naufrágio do Bateau Mouche e tantos outros momentos de crueldade porque à cada minuto estes eventos deixam de ser remotos. Não mais acontecimentos trágicos isolados em livros históricos, mas agora fazem parte do cotidiano de cada ser vivo.

Presenciamos desgraças coletivas ou individuais todos os dias, com o auxílio da TV, dos canais de jornalismo, dos filmes de ação e guerra, dos desenhos animados e da convivência urbana.

Assistimos horrores todos os dias e nos transformamos.

Hoje somos pessoas diferentes. Habituadas a matar por crueldade, por frieza de espírito, ou por vingança, por prazer, por raiva, por inveja, por ganância, por descontrole, por insanidade, por perturbação mental ou emocional, por justiça, por honra e desonra, por ódio a todos por tudo!

Este comportamento na verdade não é novo. Chamamos de "humanidade" e é muito antigo e tem um nome muito usado, quando queremos lembrar das coisas boas feitas por outros seres humanos.

Na verdade praticamos aquilo que somos, ou lentamente nos tornamos. Não há como sermos ovelhas no meio de uma matilha. Nos adaptamos e deixamos de lado toda doçura e poesia para nos tornarmos vorazes predadores. Cada um defende sua presa, seus interesses, sua casa e sua família com unhas e dentes, porque sabe que logo (mais cedo ou mais tarde) outros humanos aparecerão para arrancar tudo o que conquistou, roubar seus bens, desonrar sua honra, sequestrar as mulheres e crianças de sua casa, saquear sua conta bancária e sugar sua saúde!

Tudo isto não se atribui à realidade isolada de algum ser humano com digamos, defeito de fábrica.
É uma atividade comportamental comum que encontramos inseridas em todas as pessoas das mais de 7 bilhões que povoam a terra e esta crueldade generalizada podemos classificar como:

Humanidade.

À má natureza humana e à boa demos o mesmo nome. Por esta razão ao pedir mais humanidade, pedimos que as pessoas continuem ampliando suas capacidades agressoras, afiando suas armas e aprimorando suas técnicas de como usá-las de modo ainda mais mortal e devastador.
Por isto à cada dia novas tecnologias de guerra, incluindo as armas atômicas, são anunciadas como se fossem novas descobertas científicas para doenças crônicas, ou como se fossem novas guloseimas açucaradas a serem distribuídas nos mercados.

Pense que tudo o que você vê à sua volta é fruto bruto ou líquido de toda humanidade que há em nós.
Assim vamos parar de andar em círculos, vamos deixar de ficar repetindo as mesmas frases e vamos buscar um modo novo de viver a vida, repelindo este "inimigo residente" que há dentro de cada um de nós!

Tags

armas de guerra, mortandade, Humanidade, violência, paz, saúde, lição de vida, Saulo Valley, O Observador do Mundo, 

Apóie nosso trabalho. Divulgue sua empresa por meio de nosso serviço de "Assessoria de Imprensa Empresarial". Fale conosco pelo número: (021) 98209-1216 ou acesse facebook.com/oobservadordomundo e contate-nos!

Postagens mais visitadas deste blog

A nova vida do Advogado Ércio Quaresma ex-defensor do Bruno Goleiro.

Ele subiu ao topo. Tornou-se um dos defensores mais admirados no cenário jurídico. Por um contrato milionário, foi defensor do Bruno, Goleiro do Flamengo, no caso do assassinato de sua namorada Elisa Samúdio, até que foi pego se drogando em uma cracolândia na região metropolitana de Belo Horizonte.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 25 de Novembro de 2011 - 07h26min.
O Dr. Ércio Quaresma foi professor de Direito na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Durante mais de 20 anos de carreira, cometeu deslizes não muito comuns, em se tratando de pessoas do seu nível e de sua formação; Por outro lado foi realizou defesas espantosas, dignas de meste. Se especializou na defesa de acusados de crimes hediondos por assassinato em 1º Grau obtendo bons resultados quase sempre. Isto porque em alguns casos o criminoso era indefensável, digno de toda culpabilidade e nada mais lhe restaria a não ser a pena máxima.

Mesmo assim sua experiência na defesa de criminosos praticamente condenados foi ex…

Indonésia: Notícias de tremor de terra, inundações e deslizamentos leva mais temor a desabrigados - Alerta 3

Pelo menos 5 tremores com escala acima de 4.0 chegando a máxima de 6.1 na região de Kepulauan Barat Daya nas últimas horas. O tremores cujos epicentros estão no mar, notados a  318 Km  de distância da cidade de Dili, no Timor Leste. O último tremor foi de magnitude 6.1 registrado a 18,1 Km de profundidade na mesma região que também fica a 383 Km da cidade de Ambon na Indonésia. O alerta foi enviado pela agência americana de prevenção a desastres geológicos USGS na última meia-hora.

Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 03 de Fevereiro de 2014 - 23:04 GMT-3
Atualização: 04-02-2014 as 08:20

Atualização: 04-02-2014 as 08:20

O governo indonesiano anunciou a manutenção do estado de alerta no nível 3. Neste momento o Sinabung lança uma quantidade de fuligem em quantidade considerada "pequena" mas está caindo sobre diversas regiões ao redor. Numa tentativa de avaliar os estragos, equipes técnicas percorrem a zona proibida e relatam milhares de hectares de planta…

PERIGO: Chamadas com DDD 06565 continuam desde 2012 até hoje

CUIDADO: Estou recebendo chamadas desde ontem de dois números desconhecidos. Quando fui digitar no Google antes que eu terminasse apareceu a sugestão: "065 65 de onde é?", então segui o link e vi uma eternidade de usuários reclamando destas ligações:

Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - 30 de Agosto de 2014 - 18:12 GMT-3



Link da pesquisa: https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&es_th=1&ie=UTF-8#q=06565%20é%20de%20onde

Foi aí que me lembrei daquelas "promoções e sorteios de casas, carros etc... Este assunto em 2012 havia se tornado uma discussão nacional e as autoridades haviam prometido utilizar bloqueadores para impedir que as quadrilhas continuassem a aterrorizar usuários da telefonia móvel e fixa.  As chamadas costumam ser no meio da noite e alguns milhares de brasileiros afirmaram que as vezes ouve-se uma voz que é gravada e sugere um pacto satânico, além de pedir todos os dados pessoais da vítima. Vários rumores surgi…

Liga Árabe avisa a Assad que pare a "Máquina de Matar" e cumpra as reformas prometidas.

A Liga Árabe se reuniu nesta Terça no Cairo. O encontro contou com a presença do Primeiro-Ministro da Turquia Tayip Edorgan. A liga se mostrou espantada com a continuidade dos massacres mesmo após o encontro do Presidente Sírio Bashar Al-Assad com Nabil Arabi Secretário-geral da Liga Árabe no último Sábado dia 10-09-11.

Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 14 de Setembro de 2011 - 07h08min.
Atualização: 19h41min.
Cairo -  De acordo com o site de notícias da Turquia "haaretz.com" o Primeiro-ministro turco Tayyip Erdogan, em sua visita ao Cairo fez um pronunciamento quando buscava "definir a visão da Turquia sobre o atual Oriente Médio":
"Com o aumentar das mortes de civis na Síria, vemos que as reformas não se concretizaram e ele não fala honestamente. Não é possível acreditar nisso. E o povo sírio não acredita em Assad, eu também não acredito nele." Enquanto a Liga Árabe se esforça para chamar a atenção de Bashar Al-Assad para o fim da violência no país, ele i…

Turquia: Angelina Jolie quer ver os refugiados da Síria.

O ministério de negócios estrangeiros da Turquia anunciou hoje ter recebido um pedido para que Angelina Jolie, na condição de embaixadora da boa vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, tivesse acesso aos campos de refugiados sírios no país.

Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 15 de Junho de 2011 - 07h34min.
De acordo com o site ucraniano "independent", o pedido está sendo analisado. Até o momento pelo menos 8.500 sírios atravessaram a fronteira para a Turquia na tentativa de escapar ao embate entre as forças oficiais e as forças rebeldes do exército.
Desde a sexta-feira retrasada que uma rebelião entre os soldados foi criada para distrair as forças de segurança e permitir que a população de Vaga, nos arredores da Ponte Vaga pudessem cruzar a fronteira com a Turquia.
Em resposta, o governo da Síria intensificou os ataques nas proximidades das fronteiras do país com a Turquia e com o Iraque, na região de Deir Azour para onde enorme quantidade de reforç…

Nigéria: Menina de 13 anos escrava sexual de 550 homens.

Um alerta para os pais: A menina "A" tinha 13 anos quando sua tia pediu aos seus pais autorização para levá-la de Akuda, no estado de Akwa Ibom para outra cidade, sob a promessa de que receberia melhor tratamento e teria melhores condições de estudo..
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de 2012 - 10h17min.
Segundo a fonte nigeriana "PM News", a menina contou para a polícia que após seus pais terem autorizado a sua ida para o estado nigeriano de Lagos com sua tia, esta mesma a levou para um hotel. Lá  acriança contou que ganhou uma mini-saia, vestidos do tipo "tubo" e um quarto. De acordo com o testemunho da menina ainda, sua tia conhecida apenas como "vitória", teria ensinado como se comportar com os homens.
Até então a menina contou que não entendia o que estava acontecendo "até que começaram a chegar os homens". A fonte citando a menina disse que  ela percebeu que cada uma das outras meninas levavam seus "fregueses&qu…