quinta-feira, novembro 24, 2016

Israel: Haifa - Uma cidade inteira em chamas

Desde quarta (23) a cidade de Haifa em Israel vive um terrível pesadelo. Fogo por todos os lados incendeiam matas, edifícios e carros nas ruas. Mais de 60 mil pessoas já foram evacuadas - Continue Lendo:

Foto gentilmente cedida por Marcelo Amorim 
Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 24 de Novembro de 2016

Haifa está em desespero. O cenário é desolador. Dezenas de carros estacionados nas calçadas completamente queimados. Edifícios em chamas, casas, lojas comerciais.. Um inferno!

Pelo menos 11 bairros foram evacuados depois que as chamas brotaram à partir do Parque Nacional de Carmelo em Haifa na região central do distrito.

Pelo menos 36 pessoas com ferimentos considerados graves já foram medicadas e outras 100 pessoas com ferimentos considerados leves por causa das chamas, do calor ou da ingestão de fumaça.

Clima

Os sensores indicam uma temperatura moderada de 20° neste momento em toda região. Os ventos são em média de 15 Km/h com inclinação entre 15° e 45° e o céu está claro neste momento. Não há previsão de chuva.

Causa do fogo

Acreditam as autoridades que o incêndio tenha sido causado por atos terroristas ligados à comunidade islâmica.

Uma agência publicou um mapa contendo a localização dos focos de incêndio... E a julgar pela diversidade de locais em chamas..

Fonte: misrn.com
Uma fonte em Israel disse ter razões para acreditar que estes incêndios têm relação com a decisão do governo israelense de proibir o uso de equipamentos de som externo nas torres das mesquitas islâmicas. De acordo com a fonte os indícios de retaliação pela aprovação da nova lei são muito convincentes. Por enquanto as autoridades consideram apenas "incêndios suspeitos".

Com o surgimento de novos focos de incêndio em todo país, Turquia, Rússia, Grécia e Chipre são alguns dos países aliados que estão enviando ajuda.

Já há autoridades israelenses apostando em motivação política, para esta "onda de ataques terroristas por fogo".

Citando o site egípcio "Misrn" como fonte que disse que alguns focos de incêndio estão localizados próximos de depósitos militares de armas, para aonde o vento estaria empurrando as chamas.
A fonte apontou também que o incêndio florestal já tem devastado regiões agrícolas, condomínios residenciais e que um grande esforço tem sido exigido das equipes de emergência para controlar o fogo. Segundo "Misrn" pelo menos 220 bombeiros de reserva foram convocados, mais de 500 veículos e 14 aeronaves fazem parte de um esforço internacional conjunto para controlar o incêndio.


Atualização 25/11/16

Citando um contato no jornal "Israel Online" como fonte que afirmou que nesta quinta-feira já 80% dos moradores já retornaram para suas residências e o fogo foi praticamente controlado.

Tags: INCÊNDIO, incêndio florestal, fogo, israeli, terrorismo, queimadas, chamas, Corpo de Bombeiros, Haifa, Saulo Valley, O Observador do Mundo, islamismo, mesquita, 

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: