quinta-feira, novembro 24, 2016

Furacão Otto se aproxima e Costa Rica ordena evacuação e decreta emergência

Milhares de pessoas começaram a se deslocar de suas residências com a aproximação do furacão Otto da região de orla da Costa Rica depois de dois dias de passagem pelo Panamá deixando muitos estragos pelo menos 3 mortes - Continue lendo:

Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 24 de Novembro de 2016

O governo de Costa Rica já declarou emergência quando os primeiros sinais da poderosa tempestade foram sentidos. Já há áreas alagadas e a Defesa Civil já está retirando famílias das áreas de risco.

Neste momento a tempestade está classificada como categoria 2 com ventos que variam entre 190 e 370 km/h de acordo com a região em relação ao centro da tempestade.

Na parte roxa do gráfico os ventos já chegam a 380 km/h e a classificação da categoria é 47 mas está sobre o mar neste momento.

Chuva

Já chove na Costa Rica e agora o volume mínimo é de 5 mm e o máximo é de 30 mm mas a previsão para a tarde é que a chuva alcance os 100 mm em algumas regiões da costa.

Ondas

As ondas neste momento já variam entre 2 na orla e 3 metros mais distante da costa, portanto o alto mar está bem agitado.

Pressão atmosférica

A pressão no solo está na casa dos 1016 progredindo até 995 no centro da tempestade, bem ao leste do olho do furacão.

Temperatura

Média de 25 graus centígrados em toda costa do país.

Categoria Furacão

A tempestade tem variado e meteorologistas acreditam que Otto, que agora está na categoria 2 deverá atingir a categoria 5 na passagem da Costa Rica para a Nicarágua com ventos esperados até 485 km/h

Tropical Forecast via twitter @daniel_bonds

Duração

No primeiro momento logo quando a tempestade se formou, os meteorologistas anunciaram que Otto percorreria do Mar do Caribe ao Pacífico entre Terça e Sábado. Mas à media que se afastou do Panamá Otto ganhou maior atividade e a expectativa sobre sua duração aumento, sendo estendidas as previsões que a tempestade dure até Terça quando deverá se dissipar.


Tags: Costa Rica, tempestade, Furacão Otto, deslizamento de terra, enchente, fortes chuvas, Defesa Civil, Nicarágua, Mar do Caribe, Oceano Pacífico, Saulo Valley, O Observador do Mundo, tempo, Hurricane, 

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: