Pular para o conteúdo principal

Translate this Page

Crise: O Brasil de volta à era Sarney?

Estamos assistindo o retorno da crise que assombrava Brasil na era Sarney?

José Sarney, presidente doBrasil, recebe Mário Soares, presidente de Portugal. 1988 -Arquivo Nacional do Brasil [1] Via Wikipédia Creative Commons
Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 06 de Novembro de 2015 as 09:49 GMT-3

Desde que assumiu o segundo mandato Dilma Rousseff só tem decretado ou assinado leis regressivas, como exemplo a mais recente, que trás de volta a aposentadoria por tempo de serviço, e não mais por idade. Problema que já havia sido debatido por décadas sem solução, a crise previdênciária chegou a ser esquecida nos últimos anos. Mas ela só estava guardada na gaveta da escrivaninha do Planalto.

De volta também a inflação galopante, os altos custos da tecnologia, do aprendizado, da alimentação, da gasolina e derivados do petróleo, dos importados, da energia elétrica que chega a 56% em 7 meses e por aí vai!

Este cenário que se forma começa-se a redesenhar a crise sofrida pelo país, depois do Governo Militar e antes de Fernando Henrique Cardoso.

O fato é que o Brasil ainda vai piorar muito e isto se deve ao fato de; os três últimos mandatos (sob a bandeira do PT - Partido dos Trabalhadores) maquiaram o cenário sócio-econômico nacional, retirando fundos dos cofres públicos para garantir melhorias para as classes mais pobres.

Melhorias estas muito exigidas pela ONU desde sempre. O detalhe é que os meios que os governos Lula e Dilma utilizaram para atender os requisitos mínimos para disputar a vaga na ONU, não passavam de paliativo.  "Tudo para agradar a plebe", a classe eleitora e as lideranças internacionais.

Por isto este atual governo defende tantos os jovens de 16 anos, mesmo os que estão à margem da lei. Isto lembra esta campanha do atual do TRE:

"Se você tem 16 anos ou mais faça o seu título de  eleitor".

Por isto os arrastões e a rebeldia dos jovens nas escolas são de certa forma "protegidas" como forma de mimar a classe eleitora alternativa do governo Dilma.

É por esta razão também que a classe GLBTS passou a ser foco das autoridades. Incentivar a multiplicação de adeptos pela homossexualidade é uma forma alternativa de atrair novos eleitores. Isto numa época em que a popularidade desta administração se aproxima dos 5% se mostra uma estratégia desesperada.

Outro tiro no pé do Brasil é proibir a propaganda de produtos industrializados para bebês, como leite em pó e chupetas. A meta da Dilma é incentivar a amamentação, mas há outros meios menos desesperados para se obter o mesmo resultado sem tentar falir mais esta fatia da indústria e do comércio. O decreto proíbe até a exibição da marca do produto. Estamos já revivendo o comunismo, onde os produtos eram obrigados a ficar nas prateleiras em embalagens sem qualquer identificação?

Chavismo no Brasil

De fato, o Brasil esteve perto de se tornar uma outra Venezuela. Mas o que o PT não imaginava é que os brasileiros já nasceram com anti-corpos para o comunismo, e o sistema de governo chavista (estratégia de Hugo Chávez para se manter no poder por décadas) não pôde ganhar raízes aqui. Com isto Lula e Dilma não poderão prolongar os sonhados revezamentos da faixa presidencial.

A mesma estratégia é praticada na China também. Dar entretenimento e tecnologia mais barata para os pobres e mantê-los felizes ajuda a perpetuar uma ditadura mais branda. Mas por consequência estes governos são sempre varridos pela corrupção e exploração desenfreada da população com custo de vida elevadíssimo e instável. 

Do mesmo modo que este sistema não consegue manter o público fiel, ainda que beneficiado pelas medidas sociais. Por esta razão há tantos venezuelanos pedindo socorro e liberdade na internet, chineses dando a vida para romper com o regime comunista e por aí vai.

Castigo Nacional

Agora que Dilma já sabe que a máscara do seu regime chavista já caiu e a rejeição nacional é generalizada, acontece nestes dias uma reversão natural da situação sócio-econômica das classes que foram antes beneficiadas por esta tentativa de bajulação do governo. Telejornais já falam em "retrocesso das classes econômicas".

Isto porque junto com as máscaras, as medidas adotadas eram superficiais e os déficits primários das contas públicas não iriam continuar ocultos de um mandato para o outro eternamente (como se pretendia). É por isto que existe o TCU (Tribunal de Contas da União).

Para devolver o fundo de caixa aos cofres públicos, o Brasil (que apesar de rico, tem elevados saques de divisas desviados para paraísos fiscais no exterior pela classe política) precisa agora tomar de volta todos os benefícios antes destinados aos pobres.

Esqueça agora os slogans do governo nos últimos 12 anos e aperte os cintos!

"Brasil sem fome", "Brasil sem miséria", "Brasil uma pátria de todos", "Pátria educadora" etc. Tudo está acabado.

O Brasil precisa se conscientizar que durante o governo PT foi esbanjado o dinheiro dos compromissos financeiros do país, tornando os fatores "crescimento" e "estabilidade" classificados com status de  "alerta vermelho". 

Pra piorar, ao deixar o poder o PT não entregará o país do mesmo modo que encontrou, no final da administração Fernando Henrique Cardoso. Até lá estaremos viajando na máquina do tempo da vida real e seremos deixados no meio da crise "Sarney".

Em 1994 um dólar era igual a um Real. Na era Sarney, 1 dólar era comprado com 7 reais. Hoje 1 dólar já se chega a passar dos 4 reais. 

Com o aprofundamento da crise política e o reajuste de toda balança comercial para a realidade nacional, há o risco de até o fim do mandato de Dilma, de o dólar chegue perto dos 7 reais.

Alarmada a mídia chega a pedir que a população desista de trocar o celular atual por um modelo mais novo, sob risco de endividamento. E quem troca de automóvel todo ano, faz o quê?

O descontrole dos preços dos importados já é fato. Os equipamentos fotográficos estão mais caros em 50%. Instrumentos musicais e material de informática disparando. Neste momento vemos que a vida tende a ser difícil como na era Sarney. Porque neste tempo as pessoas não possuíam acesso às ferramentas de comunicação e entretenimento. Quem comprar tecnologias até o fim de Novembro 2015 ainda deve se considerar um privilegiado.

Com o fim das reduções da isenção do imposto IPI sobre a "linha branca" de eletrodomésticos, carros zero, móveis, e outros bens. Tudo volta a ser como antes. E não leve a sério quando Dilma diz que "em 2016 a crise será controlada, e o país voltará a crescer" porque isto não acontecerá. Porque não?

Porque Dilma está magoada com o Brasil e ela não entregará o país todo arrumadinho para o seu concorrente e sucessor.

Como administrar a vida nestes tempos difíceis que virão?

Fugir do empréstimo e das compras à crédito imediatamente, é uma importante opção. Cortar os gastos com ostentação e despesas desnecessárias. Focar no cumprimento dos compromissos financeiros e na manutenção da própria vida um pouco mais simples e investir em meios mais baratos de lazer.

Evitar assumir e acumular muitas contas fixas e buscar a ampliação das suas fontes de captação de recursos ajuda a fortalecer neste tempo, em que todo brasileiro precisa agora voltar para a vida real.
Aliás, era isto que os dois últimos governos deveriam ter feito. 

Postagens mais visitadas deste blog

Blue Whale 1 - O game da morte em nome da Baleia Azul

Blue Whale: O jogo da morte induz adolescentes ao suicídio via Redes Sociais e Skype já fez mais de 130 mortes entre Rússia e Europa, mas já tem adeptos no Brasil - Continue Lendo:


Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 09/04/2017

Poderia ser uma lenda urbana.. Mas o game "Blue Whale" (Baleia Azul) se tornou viral na Europa e na Rússia (desde 2014) deixando pais e as autoridades locais em completo alerta. O game que usa basicamente as redes sociais também promove encontros e eventos fora da web, reunindo suicidas depressivos adolescentes em espantosa e crescente comunidade.

Nos últimos 3 dias as agências internacionais começaram a alertar ao mundo sobre este jogo de auto-flagelação que culmina no suicídio. Os administradores do grupo exercem grandes pressões para garantir que o grupo seja unido, confiável e fiel aos propósitos malignos a que se propõe sem questionamentos.

Uma adolescente disse ao Saulo Valley Notícias que tem a informação de que quando o …

A nova vida do Advogado Ércio Quaresma ex-defensor do Bruno Goleiro.

Ele subiu ao topo. Tornou-se um dos defensores mais admirados no cenário jurídico. Por um contrato milionário, foi defensor do Bruno, Goleiro do Flamengo, no caso do assassinato de sua namorada Elisa Samúdio, até que foi pego se drogando em uma cracolândia na região metropolitana de Belo Horizonte.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 25 de Novembro de 2011 - 07h26min.
O Dr. Ércio Quaresma foi professor de Direito na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Durante mais de 20 anos de carreira, cometeu deslizes não muito comuns, em se tratando de pessoas do seu nível e de sua formação; Por outro lado foi realizou defesas espantosas, dignas de meste. Se especializou na defesa de acusados de crimes hediondos por assassinato em 1º Grau obtendo bons resultados quase sempre. Isto porque em alguns casos o criminoso era indefensável, digno de toda culpabilidade e nada mais lhe restaria a não ser a pena máxima.

Mesmo assim sua experiência na defesa de criminosos praticamente condenados foi ex…

Brasileiros e sírios levam arte às crianças refugiadas colorindo cenários de guerra

Uma iniciativa que merece muitos aplausos levou um grupo de jovens artistas de rua brasileiros, a se encontrar com artistas e ativistas de diversos países em conflito armado. Eles tentam transformar campos de refugiados em escola viva de pura arte em cenário de muitas cores! - Continue lendo:


Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de aneiro 24 de Abril de 2017

"Magic Caravan" é um projeto social criado em 2013 e a ONG Al Caravan atua na Síria , Líbano, Turquia e Alemanha, ajudando a dar um futuro melhor para crianças e adolescentes sentenciadas a viver em campos de refugiados e campos de concentração ainda remanescentes na Alemanha.

Na Síria, o grupo ajuda crianças das regiões mais intensas do país, cujas áreas residenciais e rurais são constantemente bombardeadas pelo regime sírio, milícias islâmicas, Rússia e países ocidentais. Possui pequenos centros de educação em lugares considerados "redutos rebeldes" como Aleppo, Daara, Homs, Latakya, Damasco e Idlib…

Síria: Israel bombardeou aeroporto internacional dizem testemunhas

Ha cerca de 7 horas uma grande explosão e chamas foram observados no Aeroporto Internacional de Damasco - Continue Lendo:


Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - 05:40 GMT-3

Ativistas e lutadores sírios afirmam terem observados caças istaelenses bombardeando determinados alvos no Aeroporto Internacional de Damasco. Segundo algumas fontes os alvos eram carregamentos de armas iranianas que seriam destinadas à milícia Hezbollar. Outras fontes também garantem que os caças atacaram de um depósito de combustíveis, apesar de o aeroporto aer utilizado para vôos domésticos e estar sempre repleto de civis.

Não se sabe se houve feridos ou mortos civis ou militares. Agências como CNN citaram o "Observatório Sírio para os Direitos Humanos" como tendo confirmado a notícia.

O site israelense #DailySabah afirma que as explosões se deram "próximas ao aeroporto".

Confira o Tweet de @UrgentNews5: https://twitter.com/UrgentNews5/status/857414444699320322?s=09

Blue Whale 2 - Seguindo a Baleia Azul: O que é a Depressão Teen? Parte 2

O Saulo Valley Notícias foi investigar quais as razões para os jovens mergulharem em estágio de depressão aguda e suas sensações enquanto jogam o game #bluewhale ou não - Continue Lendo:


Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 17 de Abril de 2017

A depressão é uma realidade na vida de todo adolescente. À começar pelas mudanças hormonais, as crises se acentuam com a dificuldade de encarar a vida depois que o jovem descobre que está se desgarrando do "cordão umbilical emocional". Ao sentir que está se desconectando dos pais, para experimentar a vida por um ângulo mais autônomo e novo, o jovem se sente sozinho. Acredito que é apenas neste momento que ele percebe que o cordão umbilical foi cortado.
..e com as mudanças acontecendo em seu corpo, que se prepara para ser fértil e protagonista de atividades sexuais que perdurarão até possivelmente a terceira idade.. o adolescente ainda tem que enfrentar a desconexão com seus pais, que ocorre para que ele comece a c…

Blue Whale 4 - 13 Reasons Why e outras Mídias que embalam tragédias teens

Baseado nos 21 desafios da Blue Whale (Baleia Azul) que ordena que o jogador ouça músicas e assista filmes enviados pelo curador o "Saulo Valley Notícias" foi procurar na internet mídias disponíveis, que podem ser ou ter sido usadas pelos "curadores" do temido jogo de morte juvenil - Continue Lendo:

Músicas Depressivas

Não é difícil encontrar trilhas sonoras depressivas ou até mesmo descritas como "suicidas" na internet. Os estilos musicais vão de românticas, melodramáticas a metal satânico etc.
O ponto é que a depressão, como tudo no universo precisa de trilha sonora. Todo estado de espírito que o ser humano vive precisa de trilha sonora.   Mas as músicas que deixam as pessoas pra baixo variam, e variam de pessoa pra pessoa. Depende de dois fatores ou três:

A forma como a pessoa recebe os sons das melodias ou harmonias de uma música.Quando a pessoa percebe que seu problema está sendo citado na letra da canção.Quando os elementos citados acima são encontrad…