Pular para o conteúdo principal

Translate this Page

Crise: O Brasil de volta à era Sarney?

Estamos assistindo o retorno da crise que assombrava Brasil na era Sarney?

José Sarney, presidente doBrasil, recebe Mário Soares, presidente de Portugal. 1988 -Arquivo Nacional do Brasil [1] Via Wikipédia Creative Commons
Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 06 de Novembro de 2015 as 09:49 GMT-3

Desde que assumiu o segundo mandato Dilma Rousseff só tem decretado ou assinado leis regressivas, como exemplo a mais recente, que trás de volta a aposentadoria por tempo de serviço, e não mais por idade. Problema que já havia sido debatido por décadas sem solução, a crise previdênciária chegou a ser esquecida nos últimos anos. Mas ela só estava guardada na gaveta da escrivaninha do Planalto.

De volta também a inflação galopante, os altos custos da tecnologia, do aprendizado, da alimentação, da gasolina e derivados do petróleo, dos importados, da energia elétrica que chega a 56% em 7 meses e por aí vai!

Este cenário que se forma começa-se a redesenhar a crise sofrida pelo país, depois do Governo Militar e antes de Fernando Henrique Cardoso.

O fato é que o Brasil ainda vai piorar muito e isto se deve ao fato de; os três últimos mandatos (sob a bandeira do PT - Partido dos Trabalhadores) maquiaram o cenário sócio-econômico nacional, retirando fundos dos cofres públicos para garantir melhorias para as classes mais pobres.

Melhorias estas muito exigidas pela ONU desde sempre. O detalhe é que os meios que os governos Lula e Dilma utilizaram para atender os requisitos mínimos para disputar a vaga na ONU, não passavam de paliativo.  "Tudo para agradar a plebe", a classe eleitora e as lideranças internacionais.

Por isto este atual governo defende tantos os jovens de 16 anos, mesmo os que estão à margem da lei. Isto lembra esta campanha do atual do TRE:

"Se você tem 16 anos ou mais faça o seu título de  eleitor".

Por isto os arrastões e a rebeldia dos jovens nas escolas são de certa forma "protegidas" como forma de mimar a classe eleitora alternativa do governo Dilma.

É por esta razão também que a classe GLBTS passou a ser foco das autoridades. Incentivar a multiplicação de adeptos pela homossexualidade é uma forma alternativa de atrair novos eleitores. Isto numa época em que a popularidade desta administração se aproxima dos 5% se mostra uma estratégia desesperada.

Outro tiro no pé do Brasil é proibir a propaganda de produtos industrializados para bebês, como leite em pó e chupetas. A meta da Dilma é incentivar a amamentação, mas há outros meios menos desesperados para se obter o mesmo resultado sem tentar falir mais esta fatia da indústria e do comércio. O decreto proíbe até a exibição da marca do produto. Estamos já revivendo o comunismo, onde os produtos eram obrigados a ficar nas prateleiras em embalagens sem qualquer identificação?

Chavismo no Brasil

De fato, o Brasil esteve perto de se tornar uma outra Venezuela. Mas o que o PT não imaginava é que os brasileiros já nasceram com anti-corpos para o comunismo, e o sistema de governo chavista (estratégia de Hugo Chávez para se manter no poder por décadas) não pôde ganhar raízes aqui. Com isto Lula e Dilma não poderão prolongar os sonhados revezamentos da faixa presidencial.

A mesma estratégia é praticada na China também. Dar entretenimento e tecnologia mais barata para os pobres e mantê-los felizes ajuda a perpetuar uma ditadura mais branda. Mas por consequência estes governos são sempre varridos pela corrupção e exploração desenfreada da população com custo de vida elevadíssimo e instável. 

Do mesmo modo que este sistema não consegue manter o público fiel, ainda que beneficiado pelas medidas sociais. Por esta razão há tantos venezuelanos pedindo socorro e liberdade na internet, chineses dando a vida para romper com o regime comunista e por aí vai.

Castigo Nacional

Agora que Dilma já sabe que a máscara do seu regime chavista já caiu e a rejeição nacional é generalizada, acontece nestes dias uma reversão natural da situação sócio-econômica das classes que foram antes beneficiadas por esta tentativa de bajulação do governo. Telejornais já falam em "retrocesso das classes econômicas".

Isto porque junto com as máscaras, as medidas adotadas eram superficiais e os déficits primários das contas públicas não iriam continuar ocultos de um mandato para o outro eternamente (como se pretendia). É por isto que existe o TCU (Tribunal de Contas da União).

Para devolver o fundo de caixa aos cofres públicos, o Brasil (que apesar de rico, tem elevados saques de divisas desviados para paraísos fiscais no exterior pela classe política) precisa agora tomar de volta todos os benefícios antes destinados aos pobres.

Esqueça agora os slogans do governo nos últimos 12 anos e aperte os cintos!

"Brasil sem fome", "Brasil sem miséria", "Brasil uma pátria de todos", "Pátria educadora" etc. Tudo está acabado.

O Brasil precisa se conscientizar que durante o governo PT foi esbanjado o dinheiro dos compromissos financeiros do país, tornando os fatores "crescimento" e "estabilidade" classificados com status de  "alerta vermelho". 

Pra piorar, ao deixar o poder o PT não entregará o país do mesmo modo que encontrou, no final da administração Fernando Henrique Cardoso. Até lá estaremos viajando na máquina do tempo da vida real e seremos deixados no meio da crise "Sarney".

Em 1994 um dólar era igual a um Real. Na era Sarney, 1 dólar era comprado com 7 reais. Hoje 1 dólar já se chega a passar dos 4 reais. 

Com o aprofundamento da crise política e o reajuste de toda balança comercial para a realidade nacional, há o risco de até o fim do mandato de Dilma, de o dólar chegue perto dos 7 reais.

Alarmada a mídia chega a pedir que a população desista de trocar o celular atual por um modelo mais novo, sob risco de endividamento. E quem troca de automóvel todo ano, faz o quê?

O descontrole dos preços dos importados já é fato. Os equipamentos fotográficos estão mais caros em 50%. Instrumentos musicais e material de informática disparando. Neste momento vemos que a vida tende a ser difícil como na era Sarney. Porque neste tempo as pessoas não possuíam acesso às ferramentas de comunicação e entretenimento. Quem comprar tecnologias até o fim de Novembro 2015 ainda deve se considerar um privilegiado.

Com o fim das reduções da isenção do imposto IPI sobre a "linha branca" de eletrodomésticos, carros zero, móveis, e outros bens. Tudo volta a ser como antes. E não leve a sério quando Dilma diz que "em 2016 a crise será controlada, e o país voltará a crescer" porque isto não acontecerá. Porque não?

Porque Dilma está magoada com o Brasil e ela não entregará o país todo arrumadinho para o seu concorrente e sucessor.

Como administrar a vida nestes tempos difíceis que virão?

Fugir do empréstimo e das compras à crédito imediatamente, é uma importante opção. Cortar os gastos com ostentação e despesas desnecessárias. Focar no cumprimento dos compromissos financeiros e na manutenção da própria vida um pouco mais simples e investir em meios mais baratos de lazer.

Evitar assumir e acumular muitas contas fixas e buscar a ampliação das suas fontes de captação de recursos ajuda a fortalecer neste tempo, em que todo brasileiro precisa agora voltar para a vida real.
Aliás, era isto que os dois últimos governos deveriam ter feito. 

Postagens mais visitadas deste blog

A nova vida do Advogado Ércio Quaresma ex-defensor do Bruno Goleiro.

Ele subiu ao topo. Tornou-se um dos defensores mais admirados no cenário jurídico. Por um contrato milionário, foi defensor do Bruno, Goleiro do Flamengo, no caso do assassinato de sua namorada Elisa Samúdio, até que foi pego se drogando em uma cracolândia na região metropolitana de Belo Horizonte.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 25 de Novembro de 2011 - 07h26min.
O Dr. Ércio Quaresma foi professor de Direito na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Durante mais de 20 anos de carreira, cometeu deslizes não muito comuns, em se tratando de pessoas do seu nível e de sua formação; Por outro lado foi realizou defesas espantosas, dignas de meste. Se especializou na defesa de acusados de crimes hediondos por assassinato em 1º Grau obtendo bons resultados quase sempre. Isto porque em alguns casos o criminoso era indefensável, digno de toda culpabilidade e nada mais lhe restaria a não ser a pena máxima.

Mesmo assim sua experiência na defesa de criminosos praticamente condenados foi ex…

Aliaa Magda ElMahdy nua é desejada, perseguida, processada, linchada e morta. Um símbolo?

Ela nem se considerava bonita, muito menos sexy. Decidiu se expor como forma de denunciar de modo marcante, o abuso sexual que as mulheres egípcias sofrem, espancamentos e indiscriminação, mas no campo da religião, Aliaa Magda é tida como um monstro.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 03 de Dezembro de 2011 - 06h50min.
 De adolescente a mulher. De ativista a símbolo sexual. Sua decisão de mostrar sua foto numa numa página de blog chocou o Egito, a comunidade islâmica e o mundo árabe. Adquiriu admiração de muitas mulheres que nunca tiveram coragem para fazer o mesmo, embora tivessem desejo. Seu blog atualmente registra mais de 4.400.000 visitantes embora a impacto inicial tenha passado, sua nudez lhe rendeu muita popularidade e muitos problemas. Aliaa saiu do "Blogger" para as ruas:


Nas ruas foi odiada. Foi linchada, ficando bastante machucada. Mais tarde os linchadores descobriram que haviam espancado a moça errada. Não era Aliaa. O ódio da comunidade islâmica lhe rendeu ameaç…

Sahar Tabar jamais fez 50 cirurgias acabem com a Fake News - O Observador do Mundo

A jovem iraniana Sahar Tabar vem sendo ridicularizada por internautas do mundo inteiro desde que um site publicou que a "mulher iraniana teria feito 50 cirurgias pra se parecer com Angelina Jolie" mas seu rosto teria ficado deformado. Seria isto mesmo? Saiba a verdade a seguir:

Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - 03 Dezembro de 2017

Sahar Tabar é uma jovem iraniana comum, que aos 19 anos vive numa ditadura islâmica radical, em que as mulheres são vistas pela maioria dos homens como apenas objeto sexual, maldição, lixo ou objeto de muitas punições e castigos em todas as áreas. Mulheres jovens bonitas nestes lugares não são apenas assediadas ou violentadas, são escravizadas e forçadas a ficar em silêncio já que não há lei que permita que ousem abrir suas bocas diante das autoridades. Muitas destas jovens são abusadas sexualmente pelos pais, pelos irmãos, vizinhos, colegas de escola, professores, colegas de trabalho e patrões, policiais e políticos. São vítimas de um siste…

A implantação e queda do comunismo socialista e o "Decálogo de Lenin"

O "Decálogo de Lenin" é um resumo do pensamento da implantação do comunismo de modo mais "social". Escrito por um brasileiro de Sorocaba, a obra, por incrível que pareça descreve exatamente a tragédia que o Brasil vive hoje sob a luz do Partido dos Trabalhadores - CONTINUE LENDO:

A "Revolução Bolivariana" era ainda um sonho de Chávez de unificar toda a América Latina sob seu comando. Ele pretendia instalar um regime comunista duro, com maior apelo social mas que culminava no empobrecimento de todas as camadas abaixo dele, e o enriquecimento exclusivo do Estado militarizado e de seus líderes.   Para isto Chávez contava com militantes de esquerda em todo o território latino, e depois do fracasso dos anos 60, finalmente nas últimas duas décadas, conseguiu colocar seus "agentes laranja" no poder em diversos países, entre eles Brasil e Argentina.

Quando o Brasil aderiu ao "Comunismo Socialista", por meio da comemorada ascensão de Luis Ináci…

Rodoviária Novo Rio - Assaltos, insegurança, medo, abandono e caos nas vias de acesso

   A Rodoviária Novo Rio, na cidade do Rio de Janeiro é muito bem policiada, graças a Deus. Mas as vias que levam até ela sofreram mudanças radicais com as últimas obras na região. Um completo abandono absurdo fora do prédio. Veja os pontos mais perigosos:


Atualização: 14/05/2015 - 19:30 GMT-3
   Pra começar a segurança é zero, fora do âmbito da Rodoviária e quem vai viajar de ônibus precisa assumir os riscos. Assaltantes emboscados esperam 24 horas por suas presas que passam com suas bolsas e malas e são abordadas sucessivamente sem que sejam incomodados. A engenharia de trânsito é péssima e a maioria dos pontos de ônibus foram colocados a quase 1 quilômetro de distância da rodoviária e quem depende destas conduções para retornar pra casa, é obrigado a percorrer esta distância arrastando malas, caixas e bolsas, enquanto que os ladrões vão correndo atrás de suas vítimas como leões atacando uma manada de zebras.

   A alternativa forçada pela situação só privilegia os taxistas que fazem …

Tecnologia: Conheça "Psiphon" cryptograma que fura bloqueios de acessos à internet contra ditaduras.

O Psiphon é o programa de código aberto desenvolvido para ser distribuído livremente para permitir que países, cujos governos censuram o uso da internet e monitoram ligações feitas com o Skype não consigam detectar a conexão.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 23 de Novembro de 2011 - 07h54min.

Tudo começou quando o Jornalista Ivan Watson da CNN recebeu uma ligação de um jovem ativista sírio de pseudo Musaab al Hussaini via Skype. Além de denunciar a situação no seu país em tempo real, ele descreveu o grau de libertação que o anti-tracker Psiphon lhe proporcionou:



A empresa
A Psiphon Inc. é uma empresa de software que decidiu investir num sistema que pudesse ser adaptado a diferentes situações no mundo. Ele pode ser adaptado de acordo com cada tecnologia de bloqueio e de vigilância utilizado pelos governos, regimes, ditaduras e reinos  no mundo, bastando que desenvolvedores estejam inclinados a utilizar seu código fonte como base da programação.
"Nós da Psiphon acreditamos que a Inter…