Pular para o conteúdo principal

Translate this Page

Brasil: Inflação e instabilidade nacional: Hora de estocar alimento?

A crise econômica nacional está se aprofundando e com ela os preços disparando para o alto. Enquanto o mercado tenta se adaptar à escalada recorde de preços, principalmente dos alimentos, há quem já pense em comprar a mais para estocar. LEIA MAIS:

Nos anos 80 poloneses e brasileiros viviam a mesma crise - Domínio Público - Via Wikipédia
Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 29 de Novembro de 2015 - 19:23 GMT-3

A Crise Econômica dos anos 80/90

Houve um tempo em que as pessoas corriam para comprar os alimentos antes da vigência de um novo aumento de preços. Entre os anos 80 e 90 a crise era tão profunda que havia até fila para a compra de alimentos. O pior é que no caso do óleo de cozinha, do leite, do açúcar e do feijão chegou a haver limite máximo de 1 ou 2 quilos (ou unidade) por pessoa (ou família). Era uma crise tão grande que faltava tudo nas prateleiras, porque os mais ricos faziam grandes estoques e quando os pobres entravam nos mercados, já não havia o que comprar. A inflação chegou a bater 166%. Era uma verdadeira disputa, que quem tinha maior poder aquisitivo garantia o bem estar de sua família. Geladeiras e dispensas lotadas, e para isto as pessoas utilizavam quase 100% do seus salários.

O "aniversário do Guanabara" faz este período parecer de extrema abundância em comparação com aquela época, apesar das mesmas brigas.

 O Brasil viveu momentos difíceis demais e a miséria nacional era uma realidade profunda e amarga, com a mortandade infantil estando sempre entre os cinco primeiros recordes mundiais.

Hoje vivemos uma realidade diferente e quando o governo Fernando Henrique passou a faixa presidencial para o candidato eleito, Luis Inácio da Silva, deu-se início ao período em que a classe miserável foi melhor valorizada. Apesar das "boas intenções" desta atual administração, o país voltou ao buraco da inflação, perda exponencial de recursos, enfraquecimento da economia, quebra de suas multinacionais mais poderosas e os preços em constante reajustes-surpresa sacam cada vez mais, a capacidade, o poder de compra da população.

Mas a crise neste período poderá ser ainda pior, se o governo não tomar providências. Isto porque na época a população nacional era de cerca de 127 milhões. Descobrimos um site que conta em tempo real a população nacional, o que pode ser interessante indicar para nossos leitores e pesquisadores. O site "countrymeters/Brazil" atualizou neste momento que escrevo este artigo para 207.560.889 milhões. 

Levando em conta o crescimento da densidade demográfica dos centros urbanos (cada vez mais inchados), estamos diante de uma situação preocupante. O governo anunciou nesta sexta-feira mais corte nos gastos do governo, o que aumenta a pressão sobre os impostos e os preços voltam a crescer. Principalmente com os cortes nos incentivos (redução de IPI) nos produtos e bens de consumo de maior necessidade para a população.

Balança desequilibrada 

Todavia a tesoura de Dilma não afeta a classe política, que se mantém cada vez mais rica, imune e farta. Pequenos salários, gigantes benefícios, incluindo auxílio moradia, auxílio combustível, auxílio um trilhão de coisas que elevam de mil para milhares suas remunerações mensais. Apesar deste  investimento "sustentável", a classe demonstra não fazer 1/10 (um décimo) do que se faz necessário para que o país supere a crise e a instabilidade que vive.  Na prática há maior investimento nos "programas sociais" que enriquecem a classe política do que a classe trabalhadora.

A prova disto é, por exemplo o salário dos soldados da Polícia Militar do Rio. R$ 2.000,00 por mês para entrar na favela e trocar tiros com traficantes que recebem o mesmo valor ( ou mais) por semana!

Secretaria de segurança completamente desarticulada, cúpula de polícias que mais parecem loterias (aonde todos ganham no topo da pirâmide) e uma população desarmada, indefesa e indefensável tenta se manter no direito de ir e vir e quase sempre não volta pra casa viva.

Fome, insegurança, desemprego e medo do futuro parece ser um ambiente propício para que as pessoas comecem a pensar mais em comprar comida para estocar, do que investir em lazer e pequenos bens de consumo. Estamos vivendo uma época que manter a vida começa a ser mais importante que viver luxuosamente.

Pra encerrar a "era da ostentação" que a classe c estava vivendo, Dilma não poupa esforços e anuncia cortes nas bolsas de estudo no Brasil e no exterior. Imagine um país completamente sem investigação policial, federal e fiscalização? A equipe "econômica" cortará gastos nestes setores também! Luz, água, gás e telefone perderão seus incentivos nesta nova temporada de perda quase completa do poder de compra do povo brasileiro que acreditou e investiu tudo para colocar um um semi-analfabeto e uma mulher no poder, para encerrar corrupção e a roubalheira política. Mas só piorou!

Como já se faz notório, Dilma sempre tenta retardar a notícia ruim. Mas esta artimanha acaba sendo rompida de forma tão explosiva quanto as barragens de Mariana. Mesmo assim após anunciar todos estes cortes no que é mais essencial para o país, ela ainda aconselha:

"´É bom que ninguém fique alardeado fora de hora. Dilma Roussef"

Postagens mais visitadas deste blog

Blue Whale 1 - O game da morte em nome da Baleia Azul

Blue Whale: O jogo da morte induz adolescentes ao suicídio via Redes Sociais e Skype já fez mais de 130 mortes entre Rússia e Europa, mas já tem adeptos no Brasil - Continue Lendo:


Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 09/04/2017

Poderia ser uma lenda urbana.. Mas o game "Blue Whale" (Baleia Azul) se tornou viral na Europa e na Rússia (desde 2014) deixando pais e as autoridades locais em completo alerta. O game que usa basicamente as redes sociais também promove encontros e eventos fora da web, reunindo suicidas depressivos adolescentes em espantosa e crescente comunidade.

Nos últimos 3 dias as agências internacionais começaram a alertar ao mundo sobre este jogo de auto-flagelação que culmina no suicídio. Os administradores do grupo exercem grandes pressões para garantir que o grupo seja unido, confiável e fiel aos propósitos malignos a que se propõe sem questionamentos.

Uma adolescente disse ao Saulo Valley Notícias que tem a informação de que quando o …

Blue Whale 4 - 13 Reasons Why e outras Mídias que embalam tragédias teens

Baseado nos 21 desafios da Blue Whale (Baleia Azul) que ordena que o jogador ouça músicas e assista filmes enviados pelo curador o "Saulo Valley Notícias" foi procurar na internet mídias disponíveis, que podem ser ou ter sido usadas pelos "curadores" do temido jogo de morte juvenil - Continue Lendo:

Músicas Depressivas

Não é difícil encontrar trilhas sonoras depressivas ou até mesmo descritas como "suicidas" na internet. Os estilos musicais vão de românticas, melodramáticas a metal satânico etc.
O ponto é que a depressão, como tudo no universo precisa de trilha sonora. Todo estado de espírito que o ser humano vive precisa de trilha sonora.   Mas as músicas que deixam as pessoas pra baixo variam, e variam de pessoa pra pessoa. Depende de dois fatores ou três:

A forma como a pessoa recebe os sons das melodias ou harmonias de uma música.Quando a pessoa percebe que seu problema está sendo citado na letra da canção.Quando os elementos citados acima são encontrad…

A nova vida do Advogado Ércio Quaresma ex-defensor do Bruno Goleiro.

Ele subiu ao topo. Tornou-se um dos defensores mais admirados no cenário jurídico. Por um contrato milionário, foi defensor do Bruno, Goleiro do Flamengo, no caso do assassinato de sua namorada Elisa Samúdio, até que foi pego se drogando em uma cracolândia na região metropolitana de Belo Horizonte.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 25 de Novembro de 2011 - 07h26min.
O Dr. Ércio Quaresma foi professor de Direito na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Durante mais de 20 anos de carreira, cometeu deslizes não muito comuns, em se tratando de pessoas do seu nível e de sua formação; Por outro lado foi realizou defesas espantosas, dignas de meste. Se especializou na defesa de acusados de crimes hediondos por assassinato em 1º Grau obtendo bons resultados quase sempre. Isto porque em alguns casos o criminoso era indefensável, digno de toda culpabilidade e nada mais lhe restaria a não ser a pena máxima.

Mesmo assim sua experiência na defesa de criminosos praticamente condenados foi ex…

Brasileiros e sírios levam arte às crianças refugiadas colorindo cenários de guerra

Uma iniciativa que merece muitos aplausos levou um grupo de jovens artistas de rua brasileiros, a se encontrar com artistas e ativistas de diversos países em conflito armado. Eles tentam transformar campos de refugiados em escola viva de pura arte em cenário de muitas cores! - Continue lendo:


Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de aneiro 24 de Abril de 2017

"Magic Caravan" é um projeto social criado em 2013 e a ONG Al Caravan atua na Síria , Líbano, Turquia e Alemanha, ajudando a dar um futuro melhor para crianças e adolescentes sentenciadas a viver em campos de refugiados e campos de concentração ainda remanescentes na Alemanha.

Na Síria, o grupo ajuda crianças das regiões mais intensas do país, cujas áreas residenciais e rurais são constantemente bombardeadas pelo regime sírio, milícias islâmicas, Rússia e países ocidentais. Possui pequenos centros de educação em lugares considerados "redutos rebeldes" como Aleppo, Daara, Homs, Latakya, Damasco e Idlib…

Blue Whale 2 - Seguindo a Baleia Azul: O que é a Depressão Teen? Parte 2

O Saulo Valley Notícias foi investigar quais as razões para os jovens mergulharem em estágio de depressão aguda e suas sensações enquanto jogam o game #bluewhale ou não - Continue Lendo:


Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 17 de Abril de 2017

A depressão é uma realidade na vida de todo adolescente. À começar pelas mudanças hormonais, as crises se acentuam com a dificuldade de encarar a vida depois que o jovem descobre que está se desgarrando do "cordão umbilical emocional". Ao sentir que está se desconectando dos pais, para experimentar a vida por um ângulo mais autônomo e novo, o jovem se sente sozinho. Acredito que é apenas neste momento que ele percebe que o cordão umbilical foi cortado.
..e com as mudanças acontecendo em seu corpo, que se prepara para ser fértil e protagonista de atividades sexuais que perdurarão até possivelmente a terceira idade.. o adolescente ainda tem que enfrentar a desconexão com seus pais, que ocorre para que ele comece a c…

Razões pelas quais viver no Canadá pode não ser bom (segundo os outros) parodiando

Está sendo anunciado que à partir do dia primeiro de Maio, não será mais exigido o visto para brasileiros que queiram visitar o Canadá! Em meio à tanta euforia de gente que nem tem dinheiro pra viajar, fomos verificar algumas postagens nas redes sociais que chamaram atenção - Continue Lendo:

Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 20 de Abril de 2017

O anúncio de que os brasileiros ganharam o direito de viajar para o Canadá sem exigência de visto animou bastante a galera!

agora só falta o dinheiro https://t.co/XYCeLSZHeN — vinícius (@vinydsr) 20 de abril de 2017
Em seguida uma das maiores empresas aéreas do país lança uma frota de baixo custo, o que significa que o país está se preparando pra receber geral!

One of Canada's largest airlines is launching a low-cost carrier (WJA, BO)#news#financehttps://t.co/d8peQLWVvspic.twitter.com/Mus28QUd6y — Jessica Merkel (@bhelaminhan1988) 20 de abril de 2017
Então há 13 minutos descobrimos uma publicação que alerta que tra…