quinta-feira, agosto 13, 2015

Tecnologia e a crise dos teclados inteligentes

Desde que as mensagens de texto começaram a ser compartilhadas pelos celulares, a mania de conversar apenas digitando em micro teclados acabou se tornando uma regra. Mas esta novidade trouxe um problema novo, mas que já é um problema de todos nós; os "teclados inteligentes" - Leia Mais:  

Foto: Saulo Valley
Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 12 de Agosto de 2015 - 18:59 GMT-3

Ainda mais com a chegada dos smartphones e seus inúmeros aplicativos de teclados que oferecem o máximo de agilidade e flexibilidade somados à sua alta capacidade de "aprender" os hábitos de digitação de cada usuário individualmente.
Ainda mais com as facilidades de se poder estar online o tempo todo, interagindo com inúmeros aplicativos das redes sociais e sites.


Mas a promessa do "teclado inteligente" parece ser ainda uma utopia.
Quem precisa digitar grandes quantidades de texto (no meu caso estou digitando este artigo no celular) acaba sofrendo com a dificuldades que surgem ao pressionar o botão "enviar".  Porque é neste momento que o chamado "Teclado Inteligente" corrige o texto digitado e altera as palavras que considera "um erro de grafia".
Só que aí o escritor percebe que a palavra escolhida pelo aplicativo acaba de deixá-lo em maus lençóis com a pessoa do outro lado!
Isto se é: Se a pessoa do outro lado for viciada em digitação via celular logo vai queimar um pouco de fósforo para tentar imaginar, qual a palavra que deveria estar naquele lugar, onde algo que não faz qualquer sentido, ou de conteúdo ofensivo se encontra inserido.

Essa dor de cabeça de ter que corrigir tudo o que se publica já está no ramo das rotinas de internautas que utilizam largamente os smartphones e seus tão complicados "teclados inteligentes".

Burros na prática, precisam aprender o português, mas nem sempre a instalação de um dicionário atualizado resolve.

Nem sempre resolve resetar ao padrão de fábrica, apagando todas as palavras erradas salvas no dispositivo.

Na prática, os teclados inteligentes atrapalham mais a boa escrita de quem tem muito a digitar. Então quando será chegada esta tão sonhada tecnologia de texto?

A solução imediata acessar as configurações é desligar todas as opções "inteligentes" ou "automáticas" é tornar seu aparelho, uma "máquina de escrever" do futuro!

Olivetti Valentine S (1969) Design: Ettore Sottsass, Perry A. King Licenza: by-sa 2.5 (IT). Foto: Davide Casali, Alessandro Gabbiadini, Marcello Mainardi. - Creative Commons via Wikipédia.

Artigo em Destaque

Pra quem reclamar quando autoridades estão ligadas aos criminosos?

Quando você se vê atingido por uma autoridade usurpadora do teu próprio direito, a quem reclamar, quando você sabe que a autoridade máxima ...

Leia também: