terça-feira, janeiro 28, 2014

Michael Schumacher 30 dias de silêncio inquietante...

30 dias após o acidente de esqui que levou o campeão mundial Michael Schumacher a dormir um sono profundo num coma induzido, o mundo aguarda impaciente seus primeiros sinais de vida à cada novo minuto. LEIA MAIS:

Michael Schumacher (GER) (Team 7UP Jordan), Jordan 191 - Ford HBA4 3.5 V8 (RET)
1991 Belgian Grand Prix, Circuit de Spa-Francorchamps - Cortesia: http://f1-history.deviantart.com/
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 28 de Janeiro de 2014 às 22:58 GMT-3

Cortesia: http://f1-history.deviantart.com/
Um ronco poderoso irrompe no silêncio que antecede a largada. Um som poderoso de dezenas de máquinas supermodernas numa pista de Fórmula 1. Nas primeiras filas, um vaga. Um espaço vazio que lembra a falta que faz Michael Schumacher, o mito das corridas. Agora parado não por um acidente automobilístico, mas por uma queda de esqui de uma altura de 9 metros. Um desvio e tchum!! Um mergulho livre no silêncio e a escuridão que assumem o controle da cena, enquanto que angústia e ansiedade dominam os expectadores em todo mundo globalizado. Sem carros vermelhos. Sem roncos poderosos dos motores. Sem luzes de ré à frente. Sem sprays de água das chuvas empoçadas na pista... Sem "Schumy".

 Enquanto a família do ex-piloto pede distância, fans e amigos assistem (graças à evolução da internet e da tv interativa) cada minuto. Umas das mais longas vigílias. Vigílias do silêncio. Dor e pesar são sentimentos que acompanham cada lembrança que rasga o céu de nossas mentes em busca do lembranças ainda vivas do grande gênio das pistas e das máquinas da história das F1.

Até quando? Quanto tempo mais sem Michael Schumacker?  Em uma coletiva de imprensa nesta terça, o atual campeão da F1Sebastian Vettel orou pelo milagre da cura e da recuperação para o ex-campeão.


 Nós também do "Saulo Valley Notícias" e do programa "O Observador do Mundo" oramos para que nesta corrida contra o tempo, Michael Schumacher recupere sua posição e largue na frente, fazendo mais uma vez o que sempre fez com maestria: Ir além dos seus limites e voltar ileso.

Genebra II, Síria e Oposição: O que mudou então?

A "Revolução Síria", outrora chamada de "Revolta Popular" e atualmente denominada "Crise Síria", tem se mostrado inflexível e cruel. No encontro batizado de Genebra II organizado pelas Nações Unidas pouco tem sido notado de progressão. Tudo porque os dois lados acabaram transformado o local num "front político". SAIBA MAIS:


Meninos brincam na cidade sitiada enquanto aguardam uma urgente solução política em  Genebra II
Foto Cortesia de Rami Kamal.
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 28 de Janeiro de 2014 às 21:24 GMT-3

No primeiro momento a proposta de Genebra II parecia desinteressante para as duas partes em questão. A saber: Regime Assad e oposição.  Um esforço de mais de 3 meses da organização do evento e parecia que nenhuma das partes estariam presentes na data marcada. O dia 22 de Janeiro era a data mais aguardada pela ONU e seu Conselho de Segurança. Apesar do impasse mantido pelos meses que antecediam o encontro, a última semana foi surpreendente. Regime sírio e oposição confirmaram suas presenças. Daí a primeira expectativa era que o plano apresentado pela ONU fosse discutido e que um ponto de equilíbrio fosse achado na relação entre os dois lados das forças que disputam o governo da Síria.

Mas logo no primeiro momento o que deveria ser chamado de "diálogo" tornou-se um palco para "protestos" e determinações. A oposição partiu pra cima do regime sírio exigindo a saída de Assad do poder. O regime sírio por sua vez reagiu com a apresentação de um plano de 5 pontos onde Assad permaneceria no poder e proclamaria novas eleições sob sua supervisão:


A oposição síria não foi nada receptiva com a "inesperada" proposta. O impasse continuou deixando de lado as questões humanitárias e o cessar-fogo. Em outras palavras, nada muda no terreno. Até porque enquanto que representantes políticos dos dos lados trocavam farpas em Genebra II, representantes militares trocavam tiros e todos os calibres no front simultaneamente.

Kardam bombardeada - Ao cair da noite o cenário de guerra muda a paisagem em Damasco nesta terça. - foto: Syrian Revolution - Cortesia de Rami Kamal.


Autor desconhecido - Cedida pela Revolução Síria
Neste momento uma chamada "campanha contra o terrorismo" impetrada pelo regime sírio tem como alvo os rebeldes ao governo de Al-assad. O caso é que (citando o ativista sírio "Mike Árab como fonte que denunciou há pouco, que a liderança das tropas armadas que percorrem agora a cidade o país em busca de (terroristas) opositores ao regime, é o grupo terrorista Hezbollah.

quinta-feira, janeiro 23, 2014

Justin Bieber é Vanilla Ice da nova geração? - Saulo Valley Notícias

O queridinho da juventude está literalmente indo à loucura, deixando um rastro de "pequenos delitos" e um ar de revolta e insatisfação pela rotina como um todo. Bieber acaba de ser preso uma semana após ter sido encontrado drogas em sua casa pela polícia que investigava outros delitos. LEIA MAIS A SEGUIR:




Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 23 de Janeiro de 2013 - 19:49 GMT-3
Atualizado as 23:18

O Pequeno Príncipe do Pop anda com péssimo humor e a julgar pelo tamanho de sua crescente ficha policial a nível global, sua carreira corre sério perigo, levando em conta os intervalos que não chegam a 10 dias.  No condomínio aonde vive, sua imagem se encontra bastante desgastada. Vizinhos reclamam do pequeno astro e seus atos de vandalismo ao jogar ovos nas mansões vizinhas, além de xingá-los e de dirigir em alta velocidade na sua própria rua, pondo em risco a vida dos pedestres. Moradores assustados e irritados entraram com diversas denúncias nas últimas semanas, o que levou a polícia a ir em sua casa em número muito maior que o normal esperando não ser muito bem recebida pelo astro delinquente. Será isto para chamar a atenção da mídia, ou para pedir socorro? Quem sabe?

Neste exato momento ele se encontra detido pela polícia de Miami por dirigir alcoolizado em companhia do amigo Khalil Shariff, disse a polícia. Citando a agência" Euronews" como fonte, que citou o chefe da policia de Miami, o sr. Raymond Martinez como dizendo a jornalistas nesta quinta dia 23 de Janeiro. O Chefe Martinez também disse à imprensa que o policial que abordou o veículo suspeito que participava de uma corrida ilegal na última madrugada e não sabia quem o ocupava e pediu que o motorista saísse do veículo, quando Bieber pôs a cabeça pra fora da janela questionando a razão de ter sido parado. Após ordenar que o jovem astro saísse do veículo e ele ter sido apontado como resistente à ordens mesmo depois de ter saído do carro, foi possível perceber o cheiro de álcool. Mesmo tentando orientar o jovem rebelde, o policial se queixou que Bieber não obedecia às suas instruções, o que o forçou a conduzi-lo para a delegacia.

...E para provar que a coisa é séria, o departamento de polícia de Miami Beach apresentou a ocorrência:



A cópia da ocorrência policial de Bieber foi compartilhada pelo perfil do twitter oficial do LPD Miami que exibiu após compartilhar na internet a ocorrência e as fotos de Bieber e seu amigo, o cantor Khalil Shariff, agora companheiro também de cela estão literalmente e mais uma vez fichados!  E se alguém é contra a decisão da polícia da Flórida, o chefe de polícia Raymond Martinez indicou a leitura do regulamento de polícia da Flórida.

Liberado após fiança (Atualização 21:10)

Cerca de 1 hora Bieber foi liberado:

Citando a AFP que informou que Bieber foi condenado a pagar US$ 2500 de fiança:



Prós e Contras

Bieber tem sido comparado com o raper americano "Vanilla Ice", que foi grande sucesso nos anos 90. Infelizmente o exemplo deixado pelo astro não tende a levá-lo a uma situação melhor. Há pouco mais de um mês, Bieber anunciou aos quatro ventos que iria deixar a vida artística e que esta seria sua última turnê. Enquanto os fofoqueiros de plantão especulavam se as declarações do jovem astro seriam verdadeiras ou mais um golpe de publicidade, sua atitudes foram pintando o retrato. Bieber chegou a declarar que para ele a vida artística está sendo "chata".  

Há cerca de 5 meses o cantor foi diagnosticado como em estado de depressão. Mas o que não foi revelado é a profundidade desta agonia. Se Bieber já apresenta sinais claros de queda vertiginosa, Vanilla Ice não foi diferente, embora as gerações sejam distintas. Vanilla era visto como o topo da vaidade pessoal e da riqueza prematura.

...E se há alguém que conseguiu descrever esta controversa trajetória de Vanilla Ice, o ator Jim Carey ficou famoso no Brasil ao fazer um show cover muito realista e bem humorado:



No outro lado da balança surge o cantor e empresário Usher. Usher é uma das pessoas que mais conhece o menino e defendeu seu comportamento numa declaração em 20 de Dezembro de 2013 dizendo:  "Tudo é apenas parte do crescimento". O que Usher queria dizer é que Bieber era um adolescente em fase de crescimento diante das câmeras de todo mundo 24 horas por dia, sem o direito de desligá-las nenhum minuto sequer! Citando ainda a revista Rolling Stone como fonte que disse que Usher teria melhorado a declaração: "Eu quero dizer: Mais dinheiro, mais problemas". A própria revista descreveu em um artigo sobre Bieber que 2013 foi "o ano selvagem do cantor", após ter listado um monte de pequenos e graves deslizes voluntários.


terça-feira, janeiro 21, 2014

Tailandia impõe Lei de Emergência para sufocar protestos anti-governo

Um grave sinal de que as cortinas de ferro estão sendo estendidas ao ponto de silenciar as demandas do povo tailandês, nesta quarta o governo decretou estado de emergência por 60 dias. Toque de recolher, e prisão sem acusação são alguns dos recursos que o governo tem direito de decretar à partir de agora. Saiba Mais:

Thai Protest 2009 Foto cortesia "globovision"
Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 21 de Janeiro de 2014 - 13:35 GMT-3

Os protestos de cunho político começaram em outubro de 2013 contra a anistia concedida a 3 políticos já condenados, entre eles o ex-primeiro-ministro Yingluck Shinawatra que já estava foragido para não enfrentar a prisão por corrupção. Com os condenados de volta ao poder, a revoltada população saiu para as ruas pedindo a suspensão da anistia concedida pelo governo tailandês. Desde então os massivos protestos têm sido palco também de violentos confrontos entre "anti" e "pró" governistas nas ruas do país. Mas em trinta de novembro e primeiro de Dezembro as manifestações deixaram de ser pacíficas quando foram registrados dois dias intensos de confrontos entre forças de segurança do governo e manifestantes irados deixando pelo menos 4 mortes e 57 feridos no total.

Foto cortesia de Etienne Girardet
Desde o dia 12 de Janeiro corrente, os manifestantes retornaram as ruas com o propósito de pedir a retirada do ministro Shinawatra do poder, mas após diversos incidentes violentos entre as forças regulares e até acusações de que manifestantes estariam importando armas para o país, a imposição da "Lei de Emergência" era só questão de tempo, uma vez que o governo deixa claro que não está pronto para ouvir a voz do povo. Há quem afirme que as manifestações estejam sendo dirigidas pela oposição liderada pelo ex-democrata "Suthep Thaugsuban". Por outro lado não é difícil de se pensar que em todas as questões de interesse popular, a oposição política de qualquer país procura ser mais presente que nunca.  Enquanto o impasse continua a nova ordem tailandesa é limitar o "ir e vir" de cada cidadão, bloquear o acesso da mídia estrangeira e profissional local, criar postos de revista para carros e pedestres e impor toque de recolher e suas raras exceções. Vem aí a cenas dos próximos capítulos: O mais difícil é saber o que vai acontecer ao povo nestes 60 dias de isolamento e se o bloqueio de internet está incluso no pacote imperial.

domingo, janeiro 19, 2014

México: Mulheres de Michoacán se armam para enfrentar cartel dos Templários

O governo mexicano anunciou ter ocupado pelo menos  localidades antes controladas pelos próprios populares organizados e armados. Enquanto isto grupos de Direitos Humanos apontam para o equivocado esforço do governo federal mexicano que nunca encontrou forças o suficiente para exercer a mesma pressão sobre os cartéis do narcotráfico ao ponto de "imobilizá-los". Mas ao contrário disto, os cartéis agem livremente e as mulheres de Michoacán, Guerrero, Apatzingán, Tierra Caliente (bem como outras cidades do país) vivem à mercê dos criminosos que praticam livremente o estupro, sequestro entre outros abusos contra as vítimas do sexo feminino.


Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 19 de Janeiro de 2014 - 11:02 GMT-3

Indefesas seriam se dependesse da vontade do governo. Armadas, as mulheres saem às ruas para realizar suas tarefas mais simples. A mesma pergunta é ainda muito estrondosa na mente de qualquer ser inteligente que assiste o governo atacar as vítimas e deixar livres os agressores. Por esta razão muitos membros da Autodefesa de Michoacán se negam a baixar suas armas, pois a ineficiência, ou o interesse do governo para garantir a segurança da população é algo muito latente.

A visão remete ao tempo do cangaço no sertão brasileiro. Mulheres ocupando suas mãos com baldes de água seguem para o rio, ou transportando cestos de vime seguem para a plantação para mais um dia de colheita. Nas costas, pendurado à bandoleira um amigo inseparável. Uma winchester 22. Armadas com carabinas, shotguns, entre outras poderosas armas de guerra, elas caminham sempre em grupo, temendo o surgimento de algum súbito estuprador ou assassino membro do Cartel que controla a região.

Uma cena chocante e preocupante. Difícil de entender que ao invés de proteger a população, o governo decida persegui-los, sem ao menos criar uma infra-estrutura para oferecer segurança e proteção para os habitantes da região dominada pelos "Cavaleiros Templários". Tantos outros cartéis assolam o país e como é do conhecimento de todos, a corrupção política está ligeiramente ligada à livre permanência dos cartéis no país. O tráfico de armas, drogas e pessoas no país já elevou a violência ao nível de uma guerra completamente desenfreada. Mesmo com a ação conjunta com os Estados Unidos no combate ao crime organizado, a crise só tem se agravado. Medo e revolta é tudo o que o governo mexicano tem de feedback do seu povo, que já enfrenta tanta dificuldade ligada à pobreza e ao abuso de poder político e policial somados ao abuso do crime organizado exercido contra todas as camadas da sociedade mexicana.



Corre um boato de que o governo federal teria assinado um acordo para trabalhar em conjunto com a Autodefesa de Michoacán. Neste sábado último o governo negou o boato, mas ainda sim os chamados revolucionários continuam afirmando. Enquanto as forças do governo lutam para desarmar as milícias de autodefesa, o grupo que atua na região de Tierra Caliente comemorou neste sábado o sucesso da operação armada que resultou num violento tiroteio com meliantes do cartel Los Cavaleros Templarios, recuperando uma fazendo de cerca de 25 mil hectares antes ocupada pela facção criminosa. Apavorados, os proprietários temiam por suas vidas mas o grupo voluntário de autodefesa conseguiu recuperar a terra e devolvê-la para seu legítimo dono.

A região de Apatzingán neste fim de semana foi ocupada pelo exército, o que tem trazido um certo ar de tranquilidade para a população, segundo o repórter Miguel Garcia do jornal televisivo mexicano "C3N". Por outro lado é importante pensar que o governo federal pode estar tentando por em prática o mesmo modelo de pacificação realizado pelo governo brasileiro nas comunidades controladas pelo crime organizado local. É claro que ocupação é uma coisa e combate ao crime é outra. Enquanto a ocupação federal afugenta a bandagem (que só troca de lugar), a polícia evita o confronto direto e as consequentes mortes, mas permite que o crime se mude para regiões antes pacíficas, fazendo novas vítimas.


O estilo dos Grupos de Autodefesa é focado no confronto direto e na expulsão da facção da região. Com isto há maior mortandade mas é uma guerra que pode vencer o lado mais forte. No caso dos grupos civis de autodefesa a pergunta seria: Quem são seus patrocinadores? De onde retiram o financiamento para os carros adaptados, as armas e os uniformes?


Game: Saints Row IV com gráficos fantásticos e muita anarquia virtual - Review by Saulo Valley

Anarquia digital é o termo mais exato para explicar o enredo de um dos games mais bonitos lançados na última década. Um game cuja principal meta é a de fomentar a diversão. Muita diversão!


Por Saulo Valley - O Observador o Mundo - Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de 2014 - 10:39 GMT-3

Aproveitando o convite do "Steam" para testar o game produzido pela "Volition Inc", fomos conferir o curioso enredo do "Saints Row 4". Uma mistura de ação e aventura, que começa ao estilo "Modern Warfare" e se transforma numa versão de GTA com direito a roubar carros, bater nas pessoas nas ruas, entrar em prédios, interagir com os produtos à venda e até comprá-los.  No início do game você vive momentos de "presidente dos Estados Unidos de Saint Row". O curioso é que como presidente da república você tem um poderoso arsenal de guerra ao seu dispor e quem vai para o front enfrentar a invasão alienígena é você mesmo. O presidente em pessoa armado até os dentes!


Um dos grandes lances do game é que os personagens são completamente customizáveis. cada parte saliente de suas faces podem ser modificadas ao ponto de se tornarem outras pessoas, dando particularidade à cada game instalado numa máquina.


As ferramentas de deformação das faces e do tônus muscular tornam possível reproduzir até uma personalidade da mídia se usando uma foto como referência para editar os contornos perfeitamente. A qualidade gráfica é outro ponto favorável e a variedade de roupas e estilos é suficiente para cada usuário criar se próprio modelo completamente diferente que qualquer outro usuário no planeta, devido a enormes possibilidades que o game oferece. Como o "Saints Row" foi desenvolvido para ambos os sexos, ele é bem equilibrado e a diversão é tão garantida para meninos quanto meninas.


Pacotes disponíveis

Os pacotes disponíveis para incorporar ao seu game originalmente padronizado são tantos e tão diversificados que é possível que o "Saint Row IV" que você tem instalado no seu Pc ou notebook seja completamente diferente do "Saint Row IV" instalado em outros computadores.


Graças à grande variedade de "packs" que alteram o cenário, os personagens e acrescentam efeitos, poderes, armas, roupas, cabelos, estilos de pedestres completamente diferentes da versão padrão. Por exemplo a versão da imagem abaixo é a o "Pack Anime":


Contras

O lado negativo do game é que o entretenimento eu indico para adolescentes e jovens à partir dos 12, mas advirto aos pais que há packs (pacotes) de sadomasoquismo, os personagens podem ficar nus e é possível ver cenas de sexo durante a execução de alguns packs. As misturas são muitas e as possibilidades elevam o nível do game para maiores de 18 anos. Enquanto isto, a diversão é a mesma do GTA misturado com Dragon Ball. Em função da nudez e da obscenidade, o game deixa de ser próprio para quem poderia realmente consumir o game em grande proporção. Talvez assim, a empresa possa lucrar mais, direcionando o entretenimento para quem tem maior poder de compra dentro da faixa etária do público consumidor de entretenimento digital.

quinta-feira, janeiro 16, 2014

México: Decididos a não baixar armas milícias já falam em Revolução

Vazou na net um vídeo gravado recentemente contendo uma entrevista com o Doutor Mireles, líder dos "Grupos de Autodefesa de Michoacán", negando que aceitou entregar as armas para as tropas do exército mexicano. Por ordem do Governo, Tropas do Exército marcharam para Michoacán em uma operação conjunta com as forças policiais locais nesta última terça, a fim de desarmar os revoltados com o fraco esforço governamental para impedir a ação livre do cartel "Cavaleiros Templários".



Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 16-01-2014 as 12:04 GMT-3
Atualização 17 de Janeiro de 2014 as 08:24

A revolta popular armada contra o crime organizado ficou bem nítida quando há 3 dias o governo mexicano decretou o desarme da população de Michoacán, que busca patrocinar sua própria segurança, em defesa contra os Cavaleiros Templários, o poderoso cartel de drogas e crimes bárbaros que atua na região. 

Durante a ação policial nesta terça na região, 4 pessoas foram citadas como mortas, entre elas 2 civis (um adulto e um menor) além de 2 milicianos que se negaram a baixar suas armas durante a tentativa de entrada das forças federais na cidade. O acesso foi bloqueado por moradores (a maioria formada por mulheres) que
conseguiram barrar o exército que, ao contrário do que foi pregado pela mídia, não ocupou a região. O "Observador do Mundo" teve acesso a fotos de pessoas dos mortos e a vídeos que não podem ser tornados públicos por causa das regras da internet.





Atualização 17 de Janeiro de 2014 as 08:24

É importante destacar que o governo mexicano tem se utilizado de grande repressão contra a mídia local, distorcendo e manipulando o conteúdo publicado ou exibido pelas agências de notícias.  Por exemplo enquanto que as agências dizem que o número de lutadores voluntários de Michoacán chega a 25 mil, o Dr. Meireles afirma que são pelo menos 145 mil populares armados para fazer justiça com as próprias mãos e se defender dos Cavaleiros Templários. O Instituto Knight, que pertence à Universidade do Texas, aponta que os jornalistas internacionais que foram para Michoacán cobrir a crise neste fim de semana foram impedidos de fazer seu trabalho pelas forças governamentais. Sim, os jornalistas foram detidos, como denunciou o Centro Knight. Outra atualização que podemos destacar é que como o exército estava tendo dificuldade para ocupar a região, a Marinha também foi solicitada como reforço. Neste momento acontece um forte bloqueio de mídia.

A guerra declarada dos grupos de autodefesa contra os Cavaleiros Templários:

terça-feira, janeiro 14, 2014

México: Guardas Comunitárias e Milícias se expandem para enfrentar os cartéis

ACONTECE AGORA - Clima de enfrentamento. Confronto entre populares e exército mexicano na tentativa do governo de desarmar população decidida a fazer sua própria defesa contra os cartéis. 4 mortos nesta Terça - SAIBA MAIS: 

Populares se preparam para enfrentar polícia e exército e impedir o desarmamento dos grupos armados em Michoacán
nesta Terça 14-01-2014 -  Foto cortesia da comunidade de Michoacán.
Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 14 de Janeiro de 2014 - 21:37 GMT-3

2013 foi o ano da explosão das polícias formadas por populares e índios cansados de esperar uma ação definitiva das autoridades mexicanas enquanto assistem gigante derramamento de sangue, extorsão e todo tipo de coação. Enquanto as polícias parecem cada vez mais cheias de bandidos, os cidadãos mexicanos decidiram sair em defesa própria e enfrentar os violentos cartéis, enquanto o governo nada pode fazer, mesmo com toda infraestrutura e capital...

RESISTÊNCIA POPULAR

Um dos nomes mais comentados atualmente, e que certamente tem inspirado a formação de novas milícias mexicanas é o médico "José Manoel Mireles Valverde". Fundador e "comandante da guarda voluntária da cidade de Michoacán. Os populares cada vez mais armados vão se organizando dia-após-dia sob o comando do Doutor Meireles, sobrevivente de um sério acidente aéreo que quase o matou no sábado retrasado. Meireles foi médico da Cruz Vermelha da Califórnia até que se converteu num ferrenho líder comunitário armado.

Enquanto isto entre os rebeldes o que se fala é: "É proibido se Render!"

Determinação do governo

Nesta segunda última, o governo federal do México ordenou que todas as milícias deponham suas armas e voltem para suas casas. A determinação foi ainda mais enfática no tocante ao grupo formado por Mireles, batizado de grupo de "auto-defesa de Michoacán". Com múltiplas fraturas cranianas, ainda sete costelas e duas vértebras quebradas, o audacioso médico decidiu atender à determinação do governo federal e convidar ao grupo para entregar suas armas. Recém saído da UTI pediu transferência para um hospital na cidade do México, citando o site noticioso "excelsior"como fonte.

No meio da confusão entre forças policiais e manifestantes pró-justiceiros, um soldado do exército atira num jovem desarmado:


Mas neste exato momento o Exército mexicano e a polícia estão realizando operações para desarmar os moradores de Michoacán. Massiva manifestação na "Plaza de Armas" (Praça das Armas) e já á pelo menos 4 civis foram sitados como mortos em confronto com as forças do governo. Está acontecendo uma resistência popular em diversas regiões mexicanas aonde as milícias populares são mais fortes, como El Paso. Na região de Tierra Caliente a tensão forçou as empresas de ônibus a recolher os carros.

O cenário é de guerra relembra o início da revolta popular contra o regime da Síria. O vídeo à seguir mostra o gigante comboio de carros pesados enviados para enfrentar os populares armados de Michoacán nesta Terça 14 de Janeiro de 2014:


Guarda Comunitária de Guerrero no Peru - Cortesia: "anticapitalistes.net
Os grupos de foras-da-lei mais bem sucedidos estão sendo copiados em regiões vizinhas aonde o narcotráfico antes dominava. O dever do governo é dar segurança para o povo mexicano, enquanto que combate o crime organizado. Mas na verdade o que se vê é muito oposto. As autoridades mexicanas não são capazes de proteger as famílias e muito menos de impedir a cada vez mais profissional e disputada guerra do mercado de drogas e armas clandestinas.

Campanha pela Guarda Comunitária de Guerrero no Peru - Cortesia: "anticapitalistes.net"
Internacionalização dos cartéis mexicanos

O que já não é novo é que jovens de todos os países, em especial os latinos estão se alistando para os cartéis por meio da internet. Frequentes alarmes de jovens desaparecidos, as vezes tão inocentes escondem a realidade de que muitos deles deixaram suas casas voluntariamente e seguiram para o México sem olhar para trás nem deixar recado.

Mas no caso das polícias populares não são só os filhos que abandonam suas casas em busca de ingressar numa milícia armada, são também os chefes de família. Enquanto os jovens são atraídos para os cartéis por propostas de altos salários, status e adrenalina, os chefes de família são atraídos pela promessa de libertação de suas comunidades e nenhuma remuneração, a não ser a recuperação do direito de ir e vir.

No Peru a crescente formação de guardas comunitárias, levou as autoridades a oferecer emprego, estabilidade e infra-estrutura para os atuais justiceiros. Mas grupos como os da cidade de Guerrero, aceitar a estatização da guarda seria entregar "o controle" para o governo e ao mesmo tempo, se os salários fossem aceitos, a gurda deixaria de fazer sentido, já que o foco é fazer justiça com as próprias mãos e por meios próprios".

segunda-feira, janeiro 13, 2014

Síria: Mulher de presidente faz visita surpresa em escola do ensino fundamental...

Asma Assad é um misto de exemplo de mulher admirada por sua posição e beleza e odiada por apoiar o massacre de famílias rebeldes inteiras. Atualmente mais de 130 mil pessoas morreram na guerra civil que assola o país, e a maioria dos mortos foi vítima do exército sírio e milícias que trabalham para Bashar Al-assad, seu marido.


Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 13 de Janeiro de 2014 as 21:12 GMT-3

Asma Assad fez uma visita surpresa nesta segunda a alunos de uma escola de ensino fundamental, cuja intenção é manter o apoio da população e provocar repercussão internacional positiva. A idéia é mostrar um cenário muito oposto ao apresentado pela oposição. No início da revolta contra o regime do presidente sírio há 3 anos, Asma Assad foi enviada para casa de seus pais em Londres juntamente com seus filhos. Durante os seis primeiros meses da crise, não era comum ver qualquer sinal de contato entre Bashar e Asma. Corria um boato de que Asma havia deixado o marido até que ele desistisse de matar mulheres e crianças. Mas com o prolongamento da revolta pacífica até se converter numa das mais sangrentas guerras civis do nosso tempo, os intervalos dos encontros públicos entre o presidente sírio e sua família foram diminuindo. Até a primeira metade da crise, os rebeldes viviam implorando à primeira dama para pressionar seu marido a deixar o poder e pôr fim ao impiedoso massacre de manifestantes.

Enquanto Asma visita escolas protegidas por seu marido, o exército sírio bombardeia casas e escolas em áreas rebeldes
Foto cortesia de: Ninno Fezza Syria 2013/2014
...Mas com o silêncio de Asma, sua aparição cada vez mais crescente em apoio ao ditador, levou os rebeldes a desacreditar que a "Rosa do Deserto" como era chamada, poderia ser frágil, doce e sensível, como se acreditava. Nem mesmo quando as maiores agências internacionais a pressionavam por um pronunciamento foi possível se pensar que em algum momento Asma se voltaria contra o império Assad. Em fim dois anos e dez meses depois \Asma mostra que seu apoio a Al-assad é uma realidade:


Enquanto isto no lado rebelde, as escolas não são protegidas pelo exército sírio. São "alvos militares". Escolas bombardeadas e estudantes imolados para servir de escudo humano, uma oferenda a Allah. Um sacrifício desesperado que visa alertar ao mundo sobre a crueldade do ditador mais frio desde Hittler. Bashar Al-assad foi elogiado por seu irmão Maher Al-assad no final de 2011 como o "homem mais frio da terra". Enquanto que Asma visita as escolas como que diz para os pequeninos: "Está tudo bem", seu marido visita os bairros que a pouca população que ainda resiste por lá, é oposição ao seu governo. São tribos. Aldeias, províncias. Gente pobre e que não possui qualquer tipo de laço com o clã Assad. São pessoas que há muito já viviam esquecidas. Abandonadas pelo tempo e isoladas pela cortina de ferro invisível da política "perfeita", empregada pelo seu pai e antecessor Hafez Assad.

Neste vídeo um menino de 8 anos é encontrado órfão e passa a ser treinado pelo exército rebelde.


Há 4 meses um bombardeio do regime sírio lançou barris explosivos contendo Napalm no pátio de uma escola na cidade rebelde de Aleppo, matando 10 e ferindo uma grande quantidade de pessoas. Neste mesmo episódio, tropas de mercenários à pé, fizeram varreduras nas casas que sobraram. De uma-a-uma torturaram e mataram populares sobreviventes usando armas brancas. Um total de 1400 pessoas foram assassinadas nesta operação militar que visava retomar o controle de Aleppo das mãos da milícia radical Al-nusra. Mas dentre as vítimas 400 eram crianças.


A ONU se pronunciou a respeito, aumentando a pressão sobre o regime sírio. Isto deu origem à proibição do uso de armas químicas no país e a suposta destruição de "todo o estoque de armas químicas" com a ajuda da Rússia, o principal protetor do regime Assad...

Por outro lado o esforço descomunal dos rebeldes para vencer o poderoso regime sírio que tem a China, o Irã, a Rússia, o Iraque, a Venezuela, o Brasil e a Índia como principais apoiadores, fez com que fosse feitas alianças com grupos independentes que supostamente lutariam em nome do exército de desertores batizado de FSA (Free Syrian Army, ou Exército Livre). Mas ao assumir o controle de regiões antes dominadas por Assad, as milícias acabaram não aceitando entregá-las ao FSA, formando assim uma região isolada. Era o caso de Aleppo e Al-Rastan desde o início de 2012. Mas o alto comando do FSA já esperava que isto viesse a acontecer, ele só acreditava que os aliados só decidiriam traí-los depois que Assad tivesse sido finalmente derrubado, "aí seria uma outra guerra..." Os riscos foram calculados mas a traição veio muito antes do esperado. No dia 20 de Outubro de 2013 a milícia Al-Nusra matou o alto líder do exército Livre
Yasser al Abboud...


...Como escreveu o general Sun Tzu em 1600 AC: "toda guerra consiste na mentira". Sim. O elemento surpresa é a arma dos vencedores, e o grande golpe foi a tentativa de derrubada do próprio alto comando do FSA, culminando na tentativa de assassinato do líder Coronel Assaad (fundador e patrono do exército rebelde, o FSA).

Agora os rebeldes lutam por um recomeço e apostam na reunião de todas as forças independentes que atuam na Síria. Todos debaixo de um único comando, agora batizado de "Exército Nacional Livre". Há exatos 30 dias outro grande líder rebelde Abdul Qadir al Saleh também foi morto. Saleh liderava entre 9 e 10 mil lutadores contra Assad..


Enquanto isto a ONU luta uma batalha paralela, que visa garantir que a oposição estará sentada na mesa do diálogo diante do regime sírio, sob os cuidados auspiciosos das Nações Unidas no dia 22 de Janeiro deste ano corrente. A oposição tem oferecido muita resistência e afirma que "só se sentará para dialogar quando Assad tiver deixado o poder.. e for entregue ao Tribunal Penal Internacional para prestar contas de seus crimes".


Freguesia #vemprarua contra falta de água na região.

População estressada com a falta d'água foi para as ruas no sábado e fechou a via principal ,a altura da serra do Grajaú. Segundo a página no Facebook "Taquara da Depressão", os moradores do condomínio Independência  estão anunciando um grande protesto nesta segunda na Avenida três Rios contra o não cumprimento do acordo fechado entre a CEDAE e os moradores do condomínio.

Foto: Rogério Santana - http://www.rj.gov.br
Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 12 de Janeiro de 2014 - 23:18 GMT-3

De acordo com a fonte, as manifestações começarão por volta das 07:30 da manhã e já foi anunciado que a intenção é de interditar a avenida Três Rios, umas das mais importantes da região, principalmente na hora do rush.  Moradores de diversas comunidades de Jacarepaguá denunciam frequentemente a falta dágua (Além da constante falta de luz). Manifestações isoladas já andaram acontecendo nesta semana na região. Enquanto isto outros bairros como Curicica, Taquara e Tanque não têm sido poupados da seca que tem atingido inúmeras ruas e deixado muita gente em completo desolamento. A maioria dos moradores comenta que as companhias de serviços essenciais como água, luz e coleta de lixo, são mais responsáveis quando querem dinheiro, mas a qualidade dos serviços prestados em Jacarepaguá de ruim pra pior!

Raquel Souza, uma moradora da Taquara informou que os donos de carro-pipa "estão faturando tanto que chegam a recusar certas chamadas, tamanha a demanda", comentou na rede social Facebook.
Moradores da Freguesia reclamam que Três Rios, Tirol, Zoroastro e Guanumbi não recebe água desde o dia 23 de Dezembro de 2013.

Por falar nisto, moradores da Rua Agostinho Gama estão sofrendo com os inúmeros problemas que podem ser considerados um grande transtorno. A constante queda de uma das fazes da energia elétrica tem deixado a população da segunda metade da rua às escuras e sem água. Isto porque a água só chega nas residências com a ajuda de bombas dágua. Sem elas é impossível ter abastecimento de água na região. Então sem energia elétrica se faz impossível a utilização de bombas dágua... Até quando a população daquele local vai continuar sofrendo tanto descaso e abandono? A coleta de lixo é falha e por esta razão há dias que uma pilha gigante de lixo se forma no fim da rua, por mais de 3 dias, exalando mau-cheiro, atraindo moscas varejeiras, ratos e outras pragas.

Uma moradora da Taquara enviou um vídeo para o Youtube em 25 de Fevereiro de 2013 sem imaginar que este vídeo faria parte desta matéria. Sem imaginar que durante todo o ano o problema não teria sido resolvido:


Obras no Guandú

A grande briga da população é que o fornecimento de água foi interrompido para a maior parte de Jacarepaguá, para manutenção (manutenção para evitar novos cortes no fornecimento de água na região). Mas eles voltam a destacar que o serviço ainda não foi normalizado e o povo continua sem água.

O povo quer saber:

Quando será efetivamente restaurado o fornecimento de água encanada na região?  A organização da manifestação que deverá fechar a Três Rios, pede que não hajam depredações, vandalismos nem quebra-quebra neste importante evento.

domingo, janeiro 12, 2014

Família de Schumacher pede que mídia e curiosos se afastem dos médicos e do paciente.

Michael e Corinna Shumacher - Arquivo 1997 - Devianart
Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 12 de Janeiro de 2014 - 20:29 GMT-3

A família de Michael Schumacher representada pela mulher do piloto. Corinna Schumacher pediu à imprensa nesta última quarta-feira que deixe o ex-piloto e campeão mundial, bem como a equipe médica que o cerca "em paz". Este termo foi bastante enfático na intenção de demonstrar a situação desesperadora que a família vive agora.

"Por favor, ajudem-nos em nossa luta comum com Michael", Corinna Schumacher, sua esposa, declarou esta semana. "É importante para mim que você (mídia) alivie os médicos e o hospital para que eles possam trabalhar em paz. Eu pedimos que você confiem em suas declarações e deixem a clínica. Por favor, deixe a nossa família em paz. " fonte:  epochtimes

Inquérito
Uma investigação iniciada no momento em que Schumacher se acidentou, comprovou que o ex-piloto estava mesmo esquiando intencionalmente fora da pista. A prova que levou as autoridades a concluir que o acidente foi um risco assumido por Schumacher, veio da câmera que estava instalada no capacete do ex-campeão e gravou o acidente. Mas as autoridades disseram que a velocidade que Schumacher esquiou pela última vez não constituiu uma fator decisivo para que ele se acidentasse.  O fato é que ao sair da pista segura, Schumacher saltou e caiu ao topar com uma pedra que se projetava pra fora da neve. Sua queda o fez bater com a cabeça em uma segunda pedra, que perfurou seu capacete e teria causado a lesão. A segunda pedra esta encoberta pela neve.


Um vídeo ainda não reconhecido pela mídia, cuja legitimidade não pode ser verificada, é apontado como sendo o registro do exato momento que Schumacher se acidenta.  Seria este vídeo verdadeiro?

sábado, janeiro 11, 2014

Tibet: Incêndio destrói parte da cidade histórica toda feita em madeira há 1300 anos.

O governo do Tibet e seu povo acaba de ter um prejuízo quando uma enorme quantidade de construções históricas que fazem parte do parque turístico de Shangri-La a "cidade antiga" localizada na província de Yunnan, a Sudoeste da China. A cidade histórica foi lambida por gigantes labaredas de fogo. Um número muito grande de construções tem sido cruelmente destruídas e os bombeiros estão tendo muito trabalho para controlar as chamas que já queimam a região há 10 horas.


Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 11 de Janeiro de 2014 - 23:09 GMT-3
Atualização 00:18

Citando a agência chinesa CNC que disse que o incêndio teria começado a 1:30 deste sábado. Hora local. Autoridades governamentais teriam afirmado que pelo menos 1.000 pessoas trabalham para conter as chamas sem conseguir impedir seu veloz progresso. A fonte citou o governo local como apontando para a força dos ventos como agravante para a dramática situação. Dukezong (A Cidade da Lua em tibetano) foi construída há cerca de 1300 anos.

Internautas disseram que o país vem tendo muita dificuldade para preservar seu patrimônio histórico. Uma
verdadeira lástima. Quem se lembra daquele dia fatídico que um número de monges cometeu o suicídio coletivo? Pois é. Este templo milenar, foi destruído pelo governo chinês no início de Maio de 2013. Nesta época já corria no twitter mensagens de que o governo chinês pretendia destruir a cidade antiga, porque era um simbolo para o povo budista. Este incêndio suspeito pode ter sido fruto de uma sangrenta disputa política e religiosa entre a china e os tibetanos que tentam resistir a colonização chinesa.


Atualização 00:18

Pelo menos 240 casas já foram destruídas pelo fogo, disse uma fonte no local.

Game: A revolução dos jogos na luta contra a pirataria.

O prejuízo das grandes produtoras de games é algo quase incalculável, graças ao crescimento contínuo do interesse popular por games baratissimos ou gratuitos. Diante desta realidade cada vez mais gritante, as principais produtoras apostam na manutenção de jogos pagos e caros e em paralelo lançam games gratuitos para dowloads, e pra quem prefere os desafios de jogar em rede no modo multiplayer. Jogos para todos os gostos e bolsos esta é a grande aposta da nova geração de games cada vez mais realísticos.


Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 10 de Janeiro de 2014 - as 23:48 GMT-3
Atualização: 11-01-2014 as 20:21

A grande explosão dos jogos de tiro em modo massivo na internet aconteceu com o lançamento do "Unreal Tournament" em Maio de 1998. Desde então os games online começaram a migrar lentamente para a internet, à medida que os serviços de banda larga foram melhorando e barateando. Mesmo assim, no período de lançamento da primeira versão do game massivo mais famoso da história dos games, era possível jogar usando a internet discada, apesar de onerar a conta de telefone a pelo menos meio-salário mínimo se jogado 30 minutos diariamente. A vantagem de quem gostava de navegar, era que depois da meia-noite até as 05:59 da manhã as operadoras de telefonia fixa só cobravam 1 impulso. Mas em compensação, a conexão caía com facilidade..


Mas "Unreal Tournament" mostrou-se muito mais um avanço tecnológico a nível de "plataforma" que um simples game em si. A crescente qualidade da plataforma "Unreal" acabou tornando-se um enorme filão, que proporcionou a produção de outros poderosos agames online ou jogos feitos para instalação em computadores e notebooks. O engine "Unreal" originou games famosos como "Unreal Tournament, Deus Ex, Turok, Tom Clancy's Rainbow Six 3: Raven Shield, Tom Clancy's Rainbow Six: Vegas, America's Army, Red Steel, Gears of War, Alliance of Valiant Arms, BioShock, BioShock 2, Tactical Ops: Assault on Terror, Borderlands, Destroy All Humans! Path of the Furon, Mirror's Edge, Batman: Arkham Asylum, Section 8 e muitos outros. A multiplataforma serve como "Matrix" de altíssima qualidade para games hoje produzidos para o Microsoft Windows, Linux, Mac OS eMac OS X em computadores pessoais, e os consoles Dreamcast, Xbox, Xbox 360, PlayStation 2, PlayStation 3 e Wii."

Esta evolução acabou possibilitando uma nova modalidade de game. Enquanto os hackers comemoram a impossibilidade dos produtores de criar um game à prova de crackers (quebradores de lacres digitais), a inauguração do serviço de hospedagem nas nuvens tem possibilitado a manutenção de jogos massivos com altíssima qualidade gráfica, sem sequer sobrecarregar os computadores domésticos dos usuários ou mesmo suas conexões de internet.   Daí, os games estão começando a viver um novo tempo. À começar pelo deslumbrante game massivo "Eve Online". Pouco divulgado no Brasil, mas absurdamente consumido nos Estados Unidos e na Ucrânia. Uma verdadeira febre! Imagens lindas que são capazes de manter qualquer jogador hipnotizado pelo desafio de criar seu próprio universo e sair pelo grande espaço sideral em busca de novas conquistas.


O game "Eve Online" pode ser baixado gratuitamente no site oficial, mas a alta qualidade de suas espaçonaves e a própria defesa de seu universo particular, vai depender do quanto você estará disposto para injetar usando seu cartão de crédito. Há quem se queixe de ter gasto pequenas e grandes fortunas na ambição de melhorar sua frota espacial, mas que foram atacados por ainda mais poderosas fragatas espaciais e acabaram perdendo muito dinheiro de verdade.  A nova realidade é que os games não ficam mais detidos no mundo virtual, mas se estendem para a sua conta bancária real. E para dominar este brinquedo de gigantes, é necessário quase uma faculdade para dominar todas as estratégias do desafiador entretenimento. Pra se ter melhor noção, dificilmente você encontrará no youtube um tutorial qualquer sobre o game que tenha menos que 30 minutos de vídeo-aula. E haja tutorial! Ah e toda esta qualidade visual  absurdamente fantástica nem te faz desconfiar que o game Eve foi lançado em áureos 2003.


Acredite, os games evoluíram tanto que a imagem produzida nas nuvens chega a se comparar facilmente com as mais vibrantes imagens encontradas no cinema hollywoodiano. Um exemplo disto é aguardado "The Division". Um game produzido pelo lendário romancista Tom Clancy que infelizmente faleceu em Outubro de 2013 aos 66 anos deixou uma pequena fortuna pessoal de 47 milhões de dólares americanos, e as causas de sua morte não foram divulgadas até o dia de hoje. Apaixonado por temas ligados à espionagem e conflitos internacionais armados, o mais famoso romancista militar americano tornou-se referência ao fundar a "Tom Clancy Company". Premiado muitas vezes por seus incríveis títulos, como "Splinter Cell", "Rainbow Six", "Hawnk", "Skate" e tantos outros, já no fim da vida o poderoso autor viu a criação da maior promessa de game online para o mundo. "The Division" é ainda mais deslumbrantemente real que "Eve Online"!

Como a própria narração do trailler diz, nunca um game foi produzido com tanta riqueza de detalhes... E "The Division" segue na mesma linha de "Eve", "Ghost Recon Online" e "Call of Duty play for free", mas a verdade é que a qualidade gráfica de "The Division" é absurdamente esmagadora em relação a qualquer outro game lançado ou prometido para 2014.


Com a nova tendência de games "gratuitos" para download e caros para se desenvolver, os grandes produtores de games esperam sufocar e desestimular o consumo de games piratas, mantando "no cabresto" sua clientela sempre conectada e sua conexão constantemente verificada. Com esta nova realidade virtual, a próxima geração dos games lançados à partir de "The Division" deverão se tornar ainda mais massivos e online. Não fiquem espantados se começarem a relançar no modo massivo, títulos que anteriormente fracassaram e se mostraram incapazes de vencer a astúcia e a desvalorização provocada pela já enraizada pirataria de softwares. Não é à toa que a Microsoft está à cada dia mais inter-relacionada com as maiores produtoras de games e processadores a exemplo da Intel, Nvídia entre outras.

Crimes virtuais - Atualização: 11-01-2014 as 20:21

Na realidade o grande problema dos games online está na fragilidade do sistema. Há Jogadores de "Eve Online" "MU" e outros do gênero, que reclamam ter tido suas contas do servidor do game hackeadas e seus valores saqueados. Um usuário aficionado reclama no Youtube de ter perdido nada menos que 250 mil dólares, ao ter sua conta do servidor invadida. Uma prática muito comum no mundo virtual. Outra prática é a captura do seu endereço IP. Isto acontece quando por meio do chat o usuário tenta se comunicar com algum jogador estranho. Ele pode ser um cara legal, mas pode também ser um maldoso esperando um menor sinal de contato de outra pessoa para ele usar uma ferramenta hacker que captura a porta de acesso do chat para enviar vírus ou "bombas" que podem agir de acordo com a intenção do invasor. Na pior das hipóteses o jogador do mal assume o controle do seu personagem e daí significa que ele está dentro da sua conta, ocupando o seu lugar. A solução é sempre desconectar da sala de jogo no ato. As vezes até da internet, para atualizar o endereço IP da sua máquina e se faz necessário periodicamente trocar a senha. Manter o anti-vírus atualizado e ativo é de grande ajuda. Usuários maliciosos podem passar todo tempo na internet buscando uma vítima dentro das salas de jogos online. A melhor solução é nunca adicionar estranhos e não conversar com eles. Mesmo quando o chat está aberto para sua própria equipe (montada aleatoriamente pelo servidor).

No caso de você se sentir prejudicado financeiramente, faça contato com a delegacia para crimes virtuais mais próximas. A Polícia Civil é a corporação que cuida deste assunto. Agora você já sabe, que quando todos os games se tornarem definitivamente online, todos os piratas se mudarão definitivamente para a internet. Fique esperto e tente se divertir ao máximo sem se expor pessoalmente. Tente nunca utilizar nomes nem fotos reais. Tente não preencher todos os dados pessoais nas fichas para que se sua conta for hackeada, o ladrão não consiga mais do que já conseguiu ao invadí-la. Fique esperto. Os tempos mudaram.

Confira os mais esperados games realísticos entre 2013 e 2014:

sábado, janeiro 04, 2014

800 anos da Carta Magna e a luta pelos direitos humanos continua.

Em 1215 a assinatura da Magna Carta (Grande Carta) foi responsável por uma grande sequência de mudança na sociedade inglesa da época e no mundo por consequência. Ela encerrava o período em que o Rei tinha tanto poder quando o papa sobre os religiosos e sobre todos os política e economicamente poderosos barões.  A carta Magna exigia que, para garantir a proteção das minorias e os direitos da a sociedade em geral, se fazia necessário que o Rei João abrisse mão de exercer certos "poderes". Mesmo sabendo que para um rei supremo abrir mão de sua superioridade absoluta e compartilhá-la com outro poderia fragilizar seu governo, se esta concessão fosse dada às pessoas erradas... Ele assinou.

Uma das cópias da Carta Magna -  by "The Telegraph"
Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 03 de Janeiro de 2014 - 22:00 GMT-3

E no mundo inteiro hoje se comemora este ato de coragem de um monarca, que até então era absoluto. Este acontecimento que tornou-se a grande referência da "constituição" adotada em quase todo mundo, nos faz pensar que ainda hoje, vemos reis e governos como a Arabia Saudita, o Marrocos, e a Síria que não abrem mão do controle mais amplo e esmagador sobre todos os temas fundamentais para uma sociedade. 800 anos de história vivida, ensinada e aperfeiçoada no dia-a-dia de centenas de países no mundo não serviram para demonstrar que enquanto um só líder assume o controle de todas as estruturas de um governo, ele se mostra engessado e sua população é quem sempre mais sofre com a falta de tempo e de flexibilidade do líder absoluto. Sempre há informações das quais esta autoridade jamais terá conhecimento. Esta é uma realidade que pode ser exemplificada na própria Síria. Do que adiantou a manutenção de 11 níveis de serviço secreto e não foi suficiente para impedir a revolta popular que já se aproxima do 3º ano? Pra quê um governo precisa de tantos agentes infiltrados na sociedade? Será que o povo sendo tratado como rebanho e propriedade do estado é a única forma de se preservar um governo estável?   Olhe esta foto a seguir e responda: O controle absoluto por meio da força pode manter um governo estável?

Uma das ruas da cidade Síria de Homs - Cortesia Nino Fezza repórter jornalístico na Síria.
Enquanto isto no Marrocos e na Arábia Saudita o rei tem poder sobre toda política e toda religião.  
Poder sobre o bem e o mal. O rei da velha monarquia tem poder para transformar as regras da religião em decreto político, sem ao menos constar na constituição do país. Como acontece frequentemente no Irã, o líder político supremo tem o poder de prender uma pessoa que cometeu um pequeno delito, e transformar sua condenação em pena máxima sem qualquer julgamento, por exemplo.  

Ilustração do Rei João assinando a Carta Magna 
Cortesia: Wikipedia - Creative Commons 

 A carta magna veio para impedir estes tipos de injustiças nos países que a adotaram. E realmente funcionou. É claro que a corrupção está em todas as camadas do coração da sociedade global, independente de qual seja o nível financeiro de cada comunidade. Já está mais que claro que a corrupção não está enraizada no meio político como uma forma única de sua subsistência. A corrupção é um tipo de vírus que se mantém adormecido no coração de todos os 7 bilhões de habitantes deste vasto planeta azul e verde. Encubada ou não, ela precisa ser enclausurada por meio de regras e resoluções eficientes. A Carta Magna foi o start deste grande e bem sucedido esforço da humanidade globalizada para preservar o que há de melhor dentro de cada um de nós: A liberdade no sentido mais amplo.

sexta-feira, janeiro 03, 2014

Schumacher completa 45 anos em profundo sono - 03-01-2013

O maior campeão da história da Fórmula 1 dorme um profundo sono de uma coma induzido, depois que sofreu um acidente numa pista de esqui na França há 4 dias. Enquanto isso os apaixonados pelas corridas mais populares do planeta, observam entristecidos os noticiários internacionais e acompanham os relatórios médicos.

Ayrton Senna conversa com Schumacher - foto cortesia de  BigTallGuy
Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 03 de Janeiro de 2013 - 08:44 GMT-3

A festa de aniversário mais silenciosa que se tem notícia está sendo comemorada hoje. Enquanto parentes, amigos e admiradores torcem por sua recuperação, Michael Schumacher nem sabe que completa hoje 45 anos de muitas e explosivas emoções. Emoções esta que viveu ao extremo, liderando os mais velozes carros do mundo, para se manter no topo da história do automobilismo pelo resto da eternidade.


A luta da equipe médica se concentra em ressuscitar seu cérebro que se chocou contra uma rocha pontiaguda que perfurou seu capacete. Fontes de notícias contam que Schumacher saiu da trilha segura de esqui, para tentar ajudar uma filha de um amigo seu que havia se perdido, indo parar numa área perigosa. Local tomado de pedras pontiagudas. Mas para sua infelicidade, ele acabou fazendo uma troca. A menima saiu ilesa e ele está no quarto dia de coma artificial.

Após controlar a hemorragia craniana, os médicos anunciaram que seu estado de saúde havia se tornado estável. Agora resta a cada um dos amantes das lindas histórias da F1, torcer, e porque não orar para que Michael Schumacher volte à vida para comemorar mais que um aniversário. Uma segunda chance para viver mais 45 anos ou mais.

Feliz aniversário Schummy!!

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: