terça-feira, julho 22, 2014

Nigéria: Perseguição aos terroristas infiltrados entre cristãos

Pelo menos 87 terroristas membros do grupo radical islâmico Boko Haram, foram identificados pelas autoridades nigerianas na região de Abia, quando 486 suspeitos de insurgência foram detidos em uma operação que aconteceu na última semana: SAIBA MAIS:

Familiares choram sequestro de 200 meninas adolescentes por BH em Abril de 2014 - Foto: VOA - Domínio Público
Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 22 de Julho de 2014 - 08:11 GMT-3

Citando a agência "Naij" como fonte que disse que embora desarmados, suspeitos foram apontados pelos líderes do Boko Haram como os supostos "comerciantes". As autoridades encontraram tatuagens e sinais físicos que ligam ao grupo liderado pelo cruel Abubakar Shekau, aquele mesmo que sequestrou as 200 meninas e as vendeu como escravas.


Abia State NigeriaCC BY-SA 3.0
No estado vizinho de Enugu, uma bomba explodiu no meio do mercado de Eke Ozi, deixando pelo menos 1 bebê de cerca de 12 meses sem vida. A batalha contra a crescente insurgência no país tem sido enfrentada dentro das igrejas agora. As autoridades religiosas e militares buscam detectar terroristas infiltrados nas reuniões, com intenção de explodir os fiéis em atentado suicida. De acordo com a fonte, até as mulheres estão sendo revistadas e proibidas de transportar sacolas e bolsas de mão para dentro dos templos católicos. Conta a fonte que algumas igrejas pentecostais detectaram bombas instaladas em veículos utilizados por fiéis e até estão se valendo da construção de barricadas para impedir a demasiada aproximação de veículos até as construções dos templos.

A guerra político-religiosa que enfervece no Norte do país já tem se arrastado por pelo menos 4 anos e a violência é cada vez mais, deixando números expressivos de mortos e feridos, entre terroristas, militares e a população civil. "Naij" também revelou que muitas congregações estão sendo vigiadas por seguranças armados, para proteger os fiéis e os prédios. Em 2013 o Boko Haram atacou e demoliu pelo menos 53 igrejas só no primeiro semestre.

Artigo em Destaque

Pra quem reclamar quando autoridades estão ligadas aos criminosos?

Quando você se vê atingido por uma autoridade usurpadora do teu próprio direito, a quem reclamar, quando você sabe que a autoridade máxima ...

Leia também: