quinta-feira, julho 17, 2014

Dia Internacional das Florestas - Sem comemorações

Imagens do Bosque da Freguesia - Foto: Saulo Valley
O Dia 17 de Julho é o "Dia das Florestas" enquanto que o desmatamento segue a pleno vapor! Uma data criada para trazer reflexão e ações significativas para a preservação global do meio ambiente. Mesmo assim, pouco se tem feito, apesar do esforço incomum de poucos - CONTINUE LENDO E COMPARTILHE

 Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 17 de Julho de 2014 - 11:11 GMT-3

Se a Copa do Mundo Brasil atraiu milhares de milhares, o Dia das Florestas certamente atrairá algumas dezenas.

A preservação ambiental é certamente o maior desafio para a raça humana. Nem mesmo as consequências arrasadoras das guerras são tão difíceis de se controlar, quanto o desmatamento florestal. Dia-após-dia, o mundo perde milhares de milhares de hectares de terra arborizada para as madeireiras e construtoras.

Ao mesmo tempo que a modernidade tem nos trazido benefícios e recursos tecnológicos viciantes, é ainda mais inevitável a dependência humana dos recursos naturais para nossa própria sobrevivência.

Imagens do Bosque da Freguesia - Foto: Saulo Valley
Uma espécie de droga da qual cada ser humano é dependente de berço, assim se faz a tecnologia moderna. Visando o futuro cada vez mais digital, seguindo a influência do cinema, o mundo precisa escolher entre estes aparatos e a natureza.

Imagens do Bosque da Freguesia - Foto: Saulo Valley
A situação torna-se ainda mais grave porque ninguém quer buscar um meio-termo. Porque não um mundo moderno, cheio de tecnologias avançadas em meio ao mundo verde?

Porque os estudos científicos definitivamente não visam unir os dois lados extremos desta cadeia, a fim de sermos cada vez mais saudáveis e felizes?

Ao invés disto nos tornamos escravos das tecnologias e reféns dos hospitais, cada vez mais lotados. Tão lotados quanto os presídios. Neste Dia Internacional das Florestas, devemos repensar melhor o futuro e buscar na natureza e no profundo da mente criativa do homem, o que há de mais sustentável nesta vida.

Se os metálicos cenários apresentados nos filmes de ficção científica representam o mundo que queremos para nossos filhos, então realmente a natureza está perdida e não há quem a possa salvar! Estamos nos afundando numa lama científica, perdidos entre "Faces", "Whatsapps", celulares, computadores, automóveis, trens, aviões, navios e submarinos cada vez mais dominantes. Nisto não temos visto muita participação da natureza e pouco vemos benefícios para ela.

Imagens do Bosque da Freguesia - Foto: Saulo Valley














Por fim, estamos lutando. Somos poucos e temos que lutar por muitos que mesmo quando demonstram ignorar esta realidade, sempre acabam precisando recorrer aos benefícios que a natureza pode nos oferecer em todas as áreas da vida. Temos que nos esforçar para mudar de dentro pra fora, a fim de encontrar um mundo melhor pra todos. Aliás, quanto mais verde, este mundo se tornará melhor!

Se você faz parte do grupo dos poucos que precisam das florestas pra viver, então curta esta comunidade e ajude a preservar as nossas florestas!!! facebook.com/furiasdaNatureza

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: