sábado, março 15, 2014

ONU: Conselho de Segurança invalida referendo da Criméia e Rússia veta 15-03-2014

Em reunião de emergência convocada para julgar a legalidade do referendo da Criméia, dos 15 estados-membros, 13 votaram em favor do veto do referendo. Mas a China se absteve e a Rússia vetou. Só com  o veto da Rússia a decisão do Conselho de Segurança é que ficou invalidado.

Desde o dia 1 de Março,o Conselho de Segurança já convocou 6 reuniões de emergência para buscar uma solução pacífica para a crise na Ucrânia. Mesmo assim, o estatuto do Conselho de Segurança exige unanimidade no voto dos estados-membros para aprovação de uma resolução. Com mais esta tentativa sem aparentes resultados positivos, a comunidade internacional segue na busca por uma solução que não exija o uso da força, o que significaria correr o risco de uma terceira guerra mundial. A própria decisão da China de se abster ao veto, já representa sua total aliança para com a Rússia que compartilha sua ideologia comunista.




Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: