Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 31, 2013

Translate this Page

H7N9: Nova gripe aviária mata 6 pessoas na China.

Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio, 06 de Abril de 2013 - 08:06 GMT-3

A nova gripe tem provocado preocupação na China. De acordo com  a agência chinesa "Xinhua" há pelo menos 14 casos registrados de contaminação, mas o saldo de mortos já é quase a metade. Nesta sexta uma equipe técnica foi citada pela agência por ter abatido um número não revelado de aves contaminadas, que estavam num mercado de Xangai. Diz a fonte que a última vítima é um agricultou de 64 anos da região de Huzhou, na província de Zhejiang. A fonte revelou ainda que a OMS declarou que não há nenhuma evidência de que a nova gripe seja transmitida de pessoa para pessoa. As últimas amostras colhidas, foram encontradas em pombos, quando a equipe da Saúde Pública realizava abates de aves no mercado de Huzhou.

Videos relativos:



Tremor na Indonésia escala 7.1 profundidade de 75 quilômetros.

Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio, 06 de Abril de 2013 - 07:35 GMT-3
As 04:42 da madrugada deste sábado (GMT-3) um tremor de nível 7.1 da escala Richter, cujo epicentro foi a 237 Km da cidade de Enarotali. A profundidade do tremor foi de 75 km, o que é considerado mediana, ou melhor: Pode representar um risco na superfície. Testemunhas contaram à AFP que o tremor forte foi sentido pelas pessoas que saíram correndo para as ruas, mas não houve vítimas, nem há relatos de grandes destruições. Na Papua Oriental o relógio marcava 01:42 da tarde, quando o tremor aconteceu. No primeiro momento os sensores marcaram 7.2, depois foi atualizado para 7.1 e agora marcam 7.0.

Lembrando que em 2004 um forte tremor provocou um tsunami que varreu diversas costas do pacífico, matando mais de 230 mil pessoas. Motivo pelo qual a região, que está localizada no "anel de fogo", é sempre foco de muita atenção quanto a tremores e outros efeitos naturais.

Fonte: USGS.




Nigéria: Acidente de trânsito mata pelo menos 36 passageiros em Edo.

   Um acidente de trânsito reportado na última hora pode ter matado mais de 36 passageiros entre eles 2 crianças que morreram carbonizadas quando a roda de um caminhão se desprendeu e iniciou uma sequência de choques envolvendo vários veículos na estrada de Benin-Ore na cidade de Ugbogui, do estado de EDO.

Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio, 05 de Abril de 2013 - 20:47 GMT-3
   Autoridades nigerianas do estado de Benin assinaram documentos confirmando o acidente de trânsito que mais uma vez matou dezenas de vidas de uma só vez. Um reboque que vinha em direção oposta perdeu uma de suas rodas, que se desviou de sua rota e colidiu violentamente contra um caminhão-tanque que transportava petróleo. Relações públicas da empresa de transportes urbanos "Jovem deve Crescer", disse que os relatórios preliminares atestam que quando a roda colidiu com o caminha-tanque este se incendiou e as chamas se espalharam pelo comércio e para outros veículos ao redor, num total de 9, in…

Presidente nigeriano organiza fórum sobre a anistia ao Boko Haram.

   Para o presidente nigeriano Jonathan Goodluke, o relógio está saltando de 10 em 10 minutos e o tempo se esvai como fumaça. Uma corrida frenética para impedir que a Nigéria seja destruída pelo grupo terrorista que inclusive é suspeito de um novo atentado na última hora.



Por Saulo Valley - O Observado do Mundo - Rio, 05 de Abril de 2013 - 09:35 GMT-3
   O país está dividido e ao mesmo tempo, os que são contra se sentem impelidos a consentir a anistia aos membros do grupo que estão presos e outros mais de 3500 assassinatos cometidos pela milícia ligada ao Alqaeda e ao Alshabab, por causa dos violentos atentados que assolam o Norte.

   A proposta inicial de Anistia seria um forma do Boko Haram se recolher ao seu reduto. Eles prometeram depor as  armas em Janeiro deste ano, mas uma facção do grupo se rebelou e voltou a cometer mais de 250 assassinatos desde então.  Enquanto o Boko Haram é acusado de matar mais de 3500 civis e militares, sua lista de baixas chega a 700, desde o início da …

Tunísia tenta deter Jihad que leva milhares de tunisianos contra Al-Assad.

O governo da Tunísia está aumentando seus esforços para impedir que jihadistas islâmicos cruzem a fronteira para a Síria, perto da margem Líbia. Milhares de jovens tem abandoado suas famílias para ajudar o Free Syrian Army, numa luta independente pela libertação do povo sírio dos 48 anos do regime Assad.


Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 04 de Abril de 2013 - GMT-3
   Abu Zayd Al Tounsi é uma das histórias que revelam o tamanho do esforço do governo tunisiano de impedir o fluxo contínuo de lutadores voluntários que ouvem o chamado do jihad para lutar em nome de Alá contra o regime sírio. Este esforço que já vem atraindo lutadores independentes de todo o oriente médio, tem explicação no silêncio internacional, bem como a falta de "vontade política" da ONU, da Liga Árabe e do CCG para resumir a crise e dar ao verdadeiro povo sírio o direito de escolha sobre seu futuro estilo modo de vida.

   Abu Zayd Al Tounsi viajou para a Síria por meios próprios e lá…

Nigéria: Ex-membro do Boko Haram se converte ao cristianismo - Testemunho

Um ex-integrante do grupo radical islâmico Boko Haram, que age principalmente no Norte da Nigéria, testemunhou sua própria conversão ao cristianismo em uma entrevista publicada num comentado o livro distribuído por todo mundo:


Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio, 03 de Abril de 2013 - 08:12 GMT-3
   A Nigéria está vivendo um verdadeiro caos que eleva a situação política no país a um pré-afeganistão. População dividida quanto ao destino dos terroristas presos suspeitos de pertencer ao grupo jihadista que se diz "islâmico" Boko Haram. Opiniões divididas entre a anistia ou a condenação dos presos, o país vive momentos de tensão quando uma profunda crise política tem dado abertura a interferência de grupos jihadistas estrangeiros que visam converter o Norte da Nigéria em um novo estado islâmico com pela força das explosões. Para isto, os cristãos têm sido o principal alvo dos ataques suicidas, com a intenção de varrer a população não-islâmica do Norte do país, à começa…

Nigéria: Forças governistas matam 14 suspeitos de planejar terrorismo na Páscoa.

Uma força tarefa especial foi enviada para a cidade de Kano no estado de Lagos, com informações de inteligência que revelaram que Boko Haram estava preparando uma série de atentados suicidas para o Domingo de Páscoa. No confronto pelo menos 14 suspeitos de ligação com o terror foram citados como mortos.

Por Saulo valley - O Observador do Mundo - Rio, 03 de Abril, 00:45 GMT-3
Atualização: 07:35
A agência nigeriana de notícias "Naij", disse no dia 31 de Março que havia testemunhos de que explosões poderosas estavam acontecendo em vários locais em Kano. De acordo ainda com a agência que citou testemunhas como fonte, as forças governistas teriam isolado os locais das explosões, impedindo o acesso, que poderia confirmar os boatos.  Mais tarde o porta-voz da JTF (Força-Tarefa) confirmou as explosões e a morte dos 14 criminosos. Entre os mortos a agência citou testemunhas como fonte, como dizendo que entre os mortos havia pelo menos 1 mulher e 1 criança.   A "naij" disse ai…

Irã quer que Armênia condene ataque com armas químicas na Síria

   O Ministro das Relações exteriores do IRÃ enviou uma mensagem ao governo armeno para que condene o ataque realizado no dia 19 de Março que levou a morte de 25 pessoas, entre elas crianças e mulheres. Mas os rebeldes acusam o regime pelo ataque.



Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio, 02 de Abril de 2013 - 10:04 GMT-3
Atualização 11:43
   Nesta domingo o Ministro iraniano Ali Akbah Salehi pediu ao governo da Armênia que condene o ataque com míssil contendo carga química lançado contra a aldeia de Khan na cidade de Aleppo em Março passado. O incidente também foi denunciado pelo regime sírio, que acabou pedindo uma investigação por parte das Nações Unidas. A ONU por sua vez, no dia 27 de Março conseguiu a aprovação do Conselho de Segurança, presidido pela Rússia, para o envio de uma missão de investigação para as áreas atingidas pelo suposto ataque, do qual ninguém assumiu a responsabilidade ainda. Mas as trocas de acusações entre o regime sírio e a oposição síria permanece.   N…

Síria: A missão de investigação sobre armas químicas.

O conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou na última quinta-feira, o envio da missão que investigará o uso de amas químicas na Síria, à pedido de Al-Assad.

Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio, 01 de Abril de 2013 - 08:01 GMT-3
   O regime sírio iniciou uma campanha de denúncias de uso de armas químicas nos meados do mês de Março, antes da grande explosão de mídia sobre o assunto. Mas poucos se lembram que por volta de 20 de Agosto de 2012 já havia denúncias de uso de armas químicas pelo regime sírio. Aliás, há vários episódios ainda anteriores registrados nos arquivos da Síria no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

   O interessante é que o regime sírio iniciou o alarde por meio de suas agências de mídia e equipes de "marketing" via redes sociais. A coincidência do pedido de investigação do uso de armas químicas por parte do regime sírio, vem no exato momento em que a Rússia lidera as sessões do Conselho de Segurança. E sob a batuta do regime russo, rep…

ÍNDIA: Nova lei anti-estupro ainda mostra baixa eficiência.

A constituição indiana foi estabelecida no dia 1º de Abril de 1937. Hoje 76 anos depois, não havia uma lei que inibisse o estupro e mesmo o anúncio da nova lei, não empolgou ativistas nem aumentou a sensação de segurança.


Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio, 31 de Março de 2013 - 06:53 GMT-3
Atualização: 08:35
   Os especialistas indianos criticam a nova lei e segundo eles, abre espaço para mais abusos sexuais.  O estabelecimento da idade mínima permitida de 18 para a prática do sexo, criou uma feroz zona de desconforto para jovens que praticam sexo à partir dos 15 e isto acontece no mundo inteiro. Significa que o casal de adolescente que concordar com a relação sexual, deverá ser preso, julgado e punido. Como se o sistema judiciário não estivesse abarrotado de processos de abusos cometidos nos últimos 20 anos...    Pra piorar, as delegacias mal conseguem investigar os reais casos de estupros e abusos sexuais, agora terão que se multiplicar em casos de sexo consensual proibid…