sexta-feira, novembro 22, 2013

Jose Genuíno, Dez Homens e Dois Segredos - Uma perfeita adaptação do cinema para a vida real

   O Mensalão e sem duvida um dos escândalos nacionais mais comentados no exterior. A noticia da prisão histórica dos 12 discípulos do Mensalão, ganhou o mundo.  O parlamentar Jose Genuíno ao ser preso faz gesto vitorioso, comparando a si mesmo ao personagem fictício "Super-Homem". Um verdadeiro desafio a autonomia do poder judiciário.

Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2013 - 07:29 GMT-3

Foto: Veja/Abril
   No ato da prisão do mensaleiro ex-presidente do PT Jose Genuíno, sai vestido com camisa rosa e uma lençol preso ao pescoço fazendo alusão ao "Superman", personagem da ficção americana que visa por a América na posição superior a todo o resto da raca humana. Por esta razão suas roupas representam a bandeira dos Estados Unidos da America. Com Genuíno, a ideia não parece ser diferente. Ele já goza do privilegio de ser o único parlamentar a fazer parte do esquema do mensalão, demonstra auto-confiança  e forca politica para, mesmo preso vencer em um outra instancia, a determinação da justiça. Ainda goza do privilegio de ter a presidenta Dilma Roussef tecendo apelos e comentários estratégicos em seu favor. Uma verdadeira vergonha nacional!

  O "Super-homem" do mensalão, agora revela que pra ele a cadeia e feita de cryptonita e que corre risco serio. Para isto seu advogado fiel escudeiro precisou alegar que "Genuíno esta fraco e prostrado" e a CUT disse que a prisão teria contribuído para "piorar seu estado de saúde".

   Na imagem acima, Genuíno não parece demonstrar qualquer tipo de debilidade. Muita estrategia para nada. Mesmo depois de jogar todas as suas cartas e o senhor excelentíssimo juiz Joaquim Barbosa ter concedido ao condenado, o direito de cumprir a pena em regime domiciliar, o STJ anunciou que poderá deferir a determinação nesta sexta, citando como fonte o site noticioso "Zero Hora".

Versão real da ficção

  A quadrilha formada por 11 homens e 1 mulher, parece uma versão comemorativa do grande sucesso do filme "11 Homens e 1 Segredo". Mas o criativo escritor do verdadeiro roteiro jamais poderia imaginar que a gangue do "Mensalão" teria outro segredo incorporado ao esquema de assalto aos cofres. Dilma Roussef surge como uma luva, se encaixando na vaga de "o outro segredo", na manga de Genuíno para tentar lhe garantir a fuga do sistema prisional, e quem sabe nos próximos dias da condenação.

   Na Câmara dos Deputados Jose Genuíno já esta na berlinda e lembrando que ao perceber que poderia ser condenado, pediu sua aposentadoria. Quanto dinheiro este genuíno picareta não tem pra receber só neste movimento estratégico e somado a todo o dinheiro que ganhou entre politica, mensalão, entre outras falcatruas e etc?


   Fazendo uma nova reflexão penso: Se um traficante de alta periculosidade e condenado ao encarceramento em prisão de segurança máxima, mesmo assim consegue liderar o crime organizado no lado de fora, qual seria o tamanho do poder de atuação de Jose Genuíno e que influencia poderia continuar exercendo sobre a politica nacional, se fosse condenado a prisão domiciliar perpetua?

   Longe de combater a corrupção, o governo Dilma prefere a cultura de distribuir dinheiro dos cofres publico para os pobres a combater a pobreza na raiz. Quantos "cheque cidadão" ela já não distribuiu aos seus camaradas políticos e partidos em troca de sua amabilidade cooperação?

   Para Jose Genuíno, minhas palavras de incentivo: Que ele não pense em desistir agora. Que prossiga no sentido que já esta caminhando: Cadeia e um lugar para bandido mesmo. Então não deve fazer corpo mole agora, meu querido! Se decidiu entrar nesta desde o começo, então levante sua cabeça, ergue teu forte braco esquerdo e determine" "Para o alto e avante!"

(Apesar que eu não acredito que toda esta movimentação dure muito, ate que tudo isto não seja reduzido a 40% de pena e muitas honras ao mérito por bom comportamento)

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: