domingo, novembro 24, 2013

Indonésia: Vulcao Sinabung reinicia atividade e 23 aldeias são evacuadas neste domingo

O vulcão Gunung Sinabung reiniciou suas atividades desde agosto de 2010, depois de ter ficado inativo desde 1912. O maior evento na verdade aconteceu no ano de 1600, mas no ultimo fim de semana o monte chegou a atingir o nível máximo tolerado, considerado normal pelas autoridades da Indonésia.

planície coberta de aldeias nos arredores do vulcão Sinabung - Creative Commons Wikipedia.
Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 24 de Novembro de 2013 - 20:56 GMT-3
Atualização: 22:08

Assustados, internautas compartilham atividade do
vulcao Sinabung no dia 23-11-2013
As atividades do vulcão aconteceram de modo repetitivo e potencialmente perigoso nas ultimas 24 horas, disseram as autoridades locais que lembraram que o monte que fica ao norte de Sumatra, abriga 23 aldeias a seus pês, e por ter mantido atividades cada vez mais intensas nas ultimas horas, se fez necessário iniciar o processo de evacuação da área habitada por pelo menos 6.000 pessoas. Fumaça piroclástica tem sido vista a longas distancias, enquanto que civis vão registrando em fotos que as cinzas já estão atingindo a as plantas em seus domicílios.

Citando o site "JakartaGlobe" como fonte que disse que as autoridades locais elevaram o nível de periculosidade da fumaça emitida por Sinabung ao nível 4, o nível máximo. As autoridades notaram pelo menos 9 erupções do vulcão nas ultimas 24 horas, tendo registrado que a fumaça emitida por Sinabung alcançou os 8.000 metros de altitude neste domingo. As autoridades estabeleceram uma zona de risco no limite de 5 km, disseram locais.


Neste sábado, um cinegrafista amador registrou a atividade do vulcão. O vídeo revela uma imagem chocante de fumaca vulcanica formando uma coluna absurdamente densa e gigantesca:





O solo vulcânico da região possibilita intensas atividades vulcânicas, como o caso do monte Merapi, que mostra-se ativo pelo menos 300 dias por ano, segundo as autoridades locais. No dia 25 de Outubro de 2010, o Merapi entrou em erupção expelindo gigante quantidade de fumaça vulcânica e poeira de matou 353 pessoas e deixou outros 500 sobreviventes em estado psicológico gravemente abalado.  Apesar do alto grau de perigo constante, o vulcão Merapi e um dos mais apreciados pontos turísticos da região.



Atualizacao 22:11

As autoridades já registraram 17 erupções do Sinabung nas ultimas 24 horas. 11 delas aconteceram neste domingo.

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: