domingo, novembro 17, 2013

Filipinas: Discurso do Presidente Obama sobre o envio de ajuda americana.

O presidente Barack Obama fez um pronunciamento sobre as acoes do governo americano para socorrer as vitimas do tufão Hayan - A tragedia que no dia 08 de Novembro deste ano varreu as ilhas Filipinas deixou um rastro de morte e destruição tao grande quanto desafiador. A dramática situação de quase 10 milhões de pessoas afetadas e 23.200 casas arrasadas pela forca dos ventos que percorreram a região em velocidade estável de 235 Km/h, tendo alcançado a máxima de 275 km/h durante sua passagem por Tacloban, entre outras ilhas.

Imagem gentilmente cedida pela Casa Branca EUA.
Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 17-13-2013 as 12:08 GMT-3

De acordo com a ONU, o numero de pessoas afetadas pela tempestade já subiu para mais de 11.8 milhões. Ate o momento o numero oficial de mortos e de 4.460 pessoas confirmadas pelas autoridades locais que trabalham em conjunto com a ONU.  Ate o momento cerca de 921.200 pessoas estão desabrigadas e mais de 243.600 casas foram arrasadas pelo tornado Hayan.

A critica situação tem exigido mais que o impossível do governo filipino que busca nos países parceiros, uma substancial ajuda. Desde a semana do fatídico evento, o governo americano enviou os Fuzileiros Navais que entregaram água potável em garrafadas, caminhões e geradores. Mesmo assim os filipinos continuam precisando de uma enorme quantidade de alimentos, roupas e remédios.

Vista espacial do Tufao Hayan - Imagens cedidas pela NASA.


Com a gravação deste vídeo, o governo americano espera atrair doações principalmente do povo americano, enquanto que o governo trabalha para solucionar seus próprios problemas financeiros e administrativos. Neste mesmo tempo a ONU busca levantar a soma estimada em 301 milhões de dólares para ajudar a minimizar o sofrimento de quem perdeu tudo diante dos próprios olhos. A primeira contribuição americana foi garantida pelo governo Obama, e a quantia alcança os 20 milhões de dólares americanos.




Videos gravados no momento da passagem da tempestade:



Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: