Pular para o conteúdo principal

Translate this Page

Brasil: A Revolta Popular, o Clamor das Ruas versus a Luta Sindical.

Neste dia 11 de Julho de greve anunciada, os sindicatos contavam com a adesão plena do povo das ruas à sua liderança, mas a decepção veio com a realidade de que pelo menos no Rio de Janeiro, o povo das ruas quer derrubar as velhas e viciadas lideranças, inclusive aquelas chamadas "sindicais".


O clamor das ruas pede mudanças estruturais na política nacional - By 
Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 12 de Julho de 2013 - 05:37 GMT-3
Atualização 07:03

   O tempo é de mudança. O povo que #vemprarua não está interessado em ingressar em algum tipo de circo armado por políticos ou forças sindicais que lutam para estar no controle de tudo. Toda esta força de rejeição tem ligação com a história do Brasil nos últimos 50 anos. Até mesmo o exemplo de governo gerado por força sindical deixado pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, refletiu nas ruas neste anunciada greve de pouco efeito no Rio de Janeiro.    A verdade é que este tradicional modelo já não funciona mais. Porque no fundo, todos os que se envolvem nos movimentos de greve, militam por interesses próprios ou interesses isolados, e por qualquer porcentagem de aumento salarial abandonam a luta e acabam dando a causa por encerrada. A classe rodoviária é um exemplo desta realidade. Em alguns estados, que os rodoviários anunciaram a greve, estes foram imediatamente demitidos e suas vozes foram silenciadas. Outras categorias não tiveram tempo de aderir a greve porque o governo se antecipou e atendeu suas pobres exigências, ou atendeu o mínimo de suas propostas e encerrou o assunto.

   Enquanto no Brasil inteiro o foco estava na greve, o Rio que parecia não ter ligação com este movimento nacional, foi ver o que acontece quando as forças sindicais assumem uma luta contra as forças do governo. A realidade é que as pessoas só conseguiram enxergar que a polícia tem sido treinada para encerrar os movimentos populares e a mídia tradicional tem sido proibida de cobrir esta repressão, focando apenas nos vandalismos. A revolta contra a velha estrutura política do país não tem nada a ver com as perdas salariais de uma determinada classe de trabalhadores. Tem a ver com as perdas visíveis e grotescas na qualidade de vida do povo, tendo como agravantes a péssima qualidade do serviço de saúde pública, de administração pública entre outros grandes rombos na gestão Dilma. Este último na verdade é reflexo de tudo o que vem acontecendo nos trilhos da política segmentada que o país vem praticando.

   O povo quer retirar o lixo, mas a polícia veio para proteger toda aquela lama que predomina nos mais profundos antros das vias políticas do Brasil. Falar #vemprarua é fácil. Qualquer um pode usar esta "hastag", mas praticar o conceito de ir por uma mudança estrutural nacional, é outra coisa. É pedir o fim do atual sistema e remodelar com suas próprias dores e clamores, a base que deverá ser a essência do novo mundo político. Este deverá ser mais que utópico. Deverá ser mais "clean", mais transparente, mais humano, mais nacional e mais participativo. Se o Brasil não mudar e se o governo Dilma continuar permitindo que Sérgio Cabral e Eduardo Paes se utilizem da força policial (que não consegue reprimir o crime organizado) para reprimir o povo que clama por uma administração mais justa, então mergulharemos numa profunda guerra civil futuramente.

   Esta leitura vem com a experiência de coberturas de movimentos populares em todo o mundo. Uma coisa é atender a pedidos de mudanças radicais, outra coisa é deixar o poder e permitir que o povo eleja sua própria administração. Porque ninguém aguenta mais ouvir o tamanho do rombo de uma determinada conta pública. Porque a classe política não consegue assumir o poder e aceitar sair quando seu mandato é cumprido? Porque está ligeiramente ligado ao fluxo de capital que emana da luta de cada um de nós, que trabalha dia e noite por uma vida melhor e 30, 40, 50 anos depois vê que nada mudou. Simplesmente patinou e não saiu do lugar. Tudo porque os cofres públicos não passam de buracos sem fundo.

    Nas ruas as massas não se confundem. O manifestantes que lutam por melhorias salarias, que se conformam com seus 0,5% de aumento são assistidos de longe pelos que lutam por mudar a forma como o país é gerido e não se conformam com 50% de mudança.

   A polícia quer que o governo Dilma compre armaduras do tipo "Robocop", para que tenha condições de enfrentar os manifestantes. Enquanto isto os caveirões foram enviados para reprimir os sindicalistas exaltados, com armas cujos canos eram pontados para os manifestantes por quem se mantinha dentro dos blindados. Jatos de água e granadas de gás lacrimogêneo fora do prazo de validade, sprays de pimenta também foram amplamente utilizados nas manifestações do Rio nesta quinta.  A polícia utilizou as armas de choque e exerceu muita pressão sobre os manifestantes. O que poucas pessoas sabem é que houve um ato público do PSOL contra o governo do governador Sérgio Cabral. Isto mesmo. Além da grande força policial repressiva, o que ficou claro nas manifestações do dia 11 de Julho é que os partidos foram às forras e tiveram seu dia, para exibir suas bandeiras e suas camisetas, o que disto em absoluto com a realidade do movimento #vemprarua.

Acredita-se que cerca de 10 milhões foram às ruas nesta tarde fria de 11 de Julho. A mídia não vai dizer isto porque está associada à prefeitura e ao estado. A globo é uma estatal?

Pelo twitter:

Rafael Pablo ‏@faeupablo30m
Não precisamos de partidos e muito menos de sindicatos!! #vemprarua.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 DrDalvoMaia ‏@ RT@InfoStuffinder: AO VIVO POLICIA JOGA BOMBA DENTRO DO HOSPITAL RJ ow.ly/mT0Wp #ogiganteacordou #vemprarua".
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Informações RJ ‏@InformeRJO9h
#ManifestaçõesRJ #VemPraRua - Marques de Abrantes pic.twitter.com/k9w7WcvrX0" O Cabral esta armado contra a população.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Jorg B Jorge ‏@realjbj10 Jul
A Dilma e o salário da PM #MudaBrasil #vemprarua twitpic.com/d1wdvb
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Alves ‏@alves4841m
No País das "bolsas", não poderia faltar a "bolsa manifestante". #VemPraRua #ForaPT
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postagens mais visitadas deste blog

A nova vida do Advogado Ércio Quaresma ex-defensor do Bruno Goleiro.

Ele subiu ao topo. Tornou-se um dos defensores mais admirados no cenário jurídico. Por um contrato milionário, foi defensor do Bruno, Goleiro do Flamengo, no caso do assassinato de sua namorada Elisa Samúdio, até que foi pego se drogando em uma cracolândia na região metropolitana de Belo Horizonte.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 25 de Novembro de 2011 - 07h26min.
O Dr. Ércio Quaresma foi professor de Direito na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Durante mais de 20 anos de carreira, cometeu deslizes não muito comuns, em se tratando de pessoas do seu nível e de sua formação; Por outro lado foi realizou defesas espantosas, dignas de meste. Se especializou na defesa de acusados de crimes hediondos por assassinato em 1º Grau obtendo bons resultados quase sempre. Isto porque em alguns casos o criminoso era indefensável, digno de toda culpabilidade e nada mais lhe restaria a não ser a pena máxima.

Mesmo assim sua experiência na defesa de criminosos praticamente condenados foi ex…

Indonésia: Notícias de tremor de terra, inundações e deslizamentos leva mais temor a desabrigados - Alerta 3

Pelo menos 5 tremores com escala acima de 4.0 chegando a máxima de 6.1 na região de Kepulauan Barat Daya nas últimas horas. O tremores cujos epicentros estão no mar, notados a  318 Km  de distância da cidade de Dili, no Timor Leste. O último tremor foi de magnitude 6.1 registrado a 18,1 Km de profundidade na mesma região que também fica a 383 Km da cidade de Ambon na Indonésia. O alerta foi enviado pela agência americana de prevenção a desastres geológicos USGS na última meia-hora.

Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 03 de Fevereiro de 2014 - 23:04 GMT-3
Atualização: 04-02-2014 as 08:20

Atualização: 04-02-2014 as 08:20

O governo indonesiano anunciou a manutenção do estado de alerta no nível 3. Neste momento o Sinabung lança uma quantidade de fuligem em quantidade considerada "pequena" mas está caindo sobre diversas regiões ao redor. Numa tentativa de avaliar os estragos, equipes técnicas percorrem a zona proibida e relatam milhares de hectares de planta…

PERIGO: Chamadas com DDD 06565 continuam desde 2012 até hoje

CUIDADO: Estou recebendo chamadas desde ontem de dois números desconhecidos. Quando fui digitar no Google antes que eu terminasse apareceu a sugestão: "065 65 de onde é?", então segui o link e vi uma eternidade de usuários reclamando destas ligações:

Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - 30 de Agosto de 2014 - 18:12 GMT-3



Link da pesquisa: https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&es_th=1&ie=UTF-8#q=06565%20é%20de%20onde

Foi aí que me lembrei daquelas "promoções e sorteios de casas, carros etc... Este assunto em 2012 havia se tornado uma discussão nacional e as autoridades haviam prometido utilizar bloqueadores para impedir que as quadrilhas continuassem a aterrorizar usuários da telefonia móvel e fixa.  As chamadas costumam ser no meio da noite e alguns milhares de brasileiros afirmaram que as vezes ouve-se uma voz que é gravada e sugere um pacto satânico, além de pedir todos os dados pessoais da vítima. Vários rumores surgi…

Liga Árabe avisa a Assad que pare a "Máquina de Matar" e cumpra as reformas prometidas.

A Liga Árabe se reuniu nesta Terça no Cairo. O encontro contou com a presença do Primeiro-Ministro da Turquia Tayip Edorgan. A liga se mostrou espantada com a continuidade dos massacres mesmo após o encontro do Presidente Sírio Bashar Al-Assad com Nabil Arabi Secretário-geral da Liga Árabe no último Sábado dia 10-09-11.

Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 14 de Setembro de 2011 - 07h08min.
Atualização: 19h41min.
Cairo -  De acordo com o site de notícias da Turquia "haaretz.com" o Primeiro-ministro turco Tayyip Erdogan, em sua visita ao Cairo fez um pronunciamento quando buscava "definir a visão da Turquia sobre o atual Oriente Médio":
"Com o aumentar das mortes de civis na Síria, vemos que as reformas não se concretizaram e ele não fala honestamente. Não é possível acreditar nisso. E o povo sírio não acredita em Assad, eu também não acredito nele." Enquanto a Liga Árabe se esforça para chamar a atenção de Bashar Al-Assad para o fim da violência no país, ele i…

Nigéria: Menina de 13 anos escrava sexual de 550 homens.

Um alerta para os pais: A menina "A" tinha 13 anos quando sua tia pediu aos seus pais autorização para levá-la de Akuda, no estado de Akwa Ibom para outra cidade, sob a promessa de que receberia melhor tratamento e teria melhores condições de estudo..
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de 2012 - 10h17min.
Segundo a fonte nigeriana "PM News", a menina contou para a polícia que após seus pais terem autorizado a sua ida para o estado nigeriano de Lagos com sua tia, esta mesma a levou para um hotel. Lá  acriança contou que ganhou uma mini-saia, vestidos do tipo "tubo" e um quarto. De acordo com o testemunho da menina ainda, sua tia conhecida apenas como "vitória", teria ensinado como se comportar com os homens.
Até então a menina contou que não entendia o que estava acontecendo "até que começaram a chegar os homens". A fonte citando a menina disse que  ela percebeu que cada uma das outras meninas levavam seus "fregueses&qu…

Turquia: Angelina Jolie quer ver os refugiados da Síria.

O ministério de negócios estrangeiros da Turquia anunciou hoje ter recebido um pedido para que Angelina Jolie, na condição de embaixadora da boa vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, tivesse acesso aos campos de refugiados sírios no país.

Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 15 de Junho de 2011 - 07h34min.
De acordo com o site ucraniano "independent", o pedido está sendo analisado. Até o momento pelo menos 8.500 sírios atravessaram a fronteira para a Turquia na tentativa de escapar ao embate entre as forças oficiais e as forças rebeldes do exército.
Desde a sexta-feira retrasada que uma rebelião entre os soldados foi criada para distrair as forças de segurança e permitir que a população de Vaga, nos arredores da Ponte Vaga pudessem cruzar a fronteira com a Turquia.
Em resposta, o governo da Síria intensificou os ataques nas proximidades das fronteiras do país com a Turquia e com o Iraque, na região de Deir Azour para onde enorme quantidade de reforç…