Pular para o conteúdo principal

Translate this Page

Brasil: A Revolta Popular, o Clamor das Ruas versus a Luta Sindical.

Neste dia 11 de Julho de greve anunciada, os sindicatos contavam com a adesão plena do povo das ruas à sua liderança, mas a decepção veio com a realidade de que pelo menos no Rio de Janeiro, o povo das ruas quer derrubar as velhas e viciadas lideranças, inclusive aquelas chamadas "sindicais".


O clamor das ruas pede mudanças estruturais na política nacional - By 
Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 12 de Julho de 2013 - 05:37 GMT-3
Atualização 07:03

   O tempo é de mudança. O povo que #vemprarua não está interessado em ingressar em algum tipo de circo armado por políticos ou forças sindicais que lutam para estar no controle de tudo. Toda esta força de rejeição tem ligação com a história do Brasil nos últimos 50 anos. Até mesmo o exemplo de governo gerado por força sindical deixado pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, refletiu nas ruas neste anunciada greve de pouco efeito no Rio de Janeiro.    A verdade é que este tradicional modelo já não funciona mais. Porque no fundo, todos os que se envolvem nos movimentos de greve, militam por interesses próprios ou interesses isolados, e por qualquer porcentagem de aumento salarial abandonam a luta e acabam dando a causa por encerrada. A classe rodoviária é um exemplo desta realidade. Em alguns estados, que os rodoviários anunciaram a greve, estes foram imediatamente demitidos e suas vozes foram silenciadas. Outras categorias não tiveram tempo de aderir a greve porque o governo se antecipou e atendeu suas pobres exigências, ou atendeu o mínimo de suas propostas e encerrou o assunto.

   Enquanto no Brasil inteiro o foco estava na greve, o Rio que parecia não ter ligação com este movimento nacional, foi ver o que acontece quando as forças sindicais assumem uma luta contra as forças do governo. A realidade é que as pessoas só conseguiram enxergar que a polícia tem sido treinada para encerrar os movimentos populares e a mídia tradicional tem sido proibida de cobrir esta repressão, focando apenas nos vandalismos. A revolta contra a velha estrutura política do país não tem nada a ver com as perdas salariais de uma determinada classe de trabalhadores. Tem a ver com as perdas visíveis e grotescas na qualidade de vida do povo, tendo como agravantes a péssima qualidade do serviço de saúde pública, de administração pública entre outros grandes rombos na gestão Dilma. Este último na verdade é reflexo de tudo o que vem acontecendo nos trilhos da política segmentada que o país vem praticando.

   O povo quer retirar o lixo, mas a polícia veio para proteger toda aquela lama que predomina nos mais profundos antros das vias políticas do Brasil. Falar #vemprarua é fácil. Qualquer um pode usar esta "hastag", mas praticar o conceito de ir por uma mudança estrutural nacional, é outra coisa. É pedir o fim do atual sistema e remodelar com suas próprias dores e clamores, a base que deverá ser a essência do novo mundo político. Este deverá ser mais que utópico. Deverá ser mais "clean", mais transparente, mais humano, mais nacional e mais participativo. Se o Brasil não mudar e se o governo Dilma continuar permitindo que Sérgio Cabral e Eduardo Paes se utilizem da força policial (que não consegue reprimir o crime organizado) para reprimir o povo que clama por uma administração mais justa, então mergulharemos numa profunda guerra civil futuramente.

   Esta leitura vem com a experiência de coberturas de movimentos populares em todo o mundo. Uma coisa é atender a pedidos de mudanças radicais, outra coisa é deixar o poder e permitir que o povo eleja sua própria administração. Porque ninguém aguenta mais ouvir o tamanho do rombo de uma determinada conta pública. Porque a classe política não consegue assumir o poder e aceitar sair quando seu mandato é cumprido? Porque está ligeiramente ligado ao fluxo de capital que emana da luta de cada um de nós, que trabalha dia e noite por uma vida melhor e 30, 40, 50 anos depois vê que nada mudou. Simplesmente patinou e não saiu do lugar. Tudo porque os cofres públicos não passam de buracos sem fundo.

    Nas ruas as massas não se confundem. O manifestantes que lutam por melhorias salarias, que se conformam com seus 0,5% de aumento são assistidos de longe pelos que lutam por mudar a forma como o país é gerido e não se conformam com 50% de mudança.

   A polícia quer que o governo Dilma compre armaduras do tipo "Robocop", para que tenha condições de enfrentar os manifestantes. Enquanto isto os caveirões foram enviados para reprimir os sindicalistas exaltados, com armas cujos canos eram pontados para os manifestantes por quem se mantinha dentro dos blindados. Jatos de água e granadas de gás lacrimogêneo fora do prazo de validade, sprays de pimenta também foram amplamente utilizados nas manifestações do Rio nesta quinta.  A polícia utilizou as armas de choque e exerceu muita pressão sobre os manifestantes. O que poucas pessoas sabem é que houve um ato público do PSOL contra o governo do governador Sérgio Cabral. Isto mesmo. Além da grande força policial repressiva, o que ficou claro nas manifestações do dia 11 de Julho é que os partidos foram às forras e tiveram seu dia, para exibir suas bandeiras e suas camisetas, o que disto em absoluto com a realidade do movimento #vemprarua.

Acredita-se que cerca de 10 milhões foram às ruas nesta tarde fria de 11 de Julho. A mídia não vai dizer isto porque está associada à prefeitura e ao estado. A globo é uma estatal?

Pelo twitter:

Rafael Pablo ‏@faeupablo30m
Não precisamos de partidos e muito menos de sindicatos!! #vemprarua.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 DrDalvoMaia ‏@ RT@InfoStuffinder: AO VIVO POLICIA JOGA BOMBA DENTRO DO HOSPITAL RJ ow.ly/mT0Wp #ogiganteacordou #vemprarua".
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Informações RJ ‏@InformeRJO9h
#ManifestaçõesRJ #VemPraRua - Marques de Abrantes pic.twitter.com/k9w7WcvrX0" O Cabral esta armado contra a população.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Jorg B Jorge ‏@realjbj10 Jul
A Dilma e o salário da PM #MudaBrasil #vemprarua twitpic.com/d1wdvb
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Alves ‏@alves4841m
No País das "bolsas", não poderia faltar a "bolsa manifestante". #VemPraRua #ForaPT
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postagens mais visitadas deste blog

A nova vida do Advogado Ércio Quaresma ex-defensor do Bruno Goleiro.

Ele subiu ao topo. Tornou-se um dos defensores mais admirados no cenário jurídico. Por um contrato milionário, foi defensor do Bruno, Goleiro do Flamengo, no caso do assassinato de sua namorada Elisa Samúdio, até que foi pego se drogando em uma cracolândia na região metropolitana de Belo Horizonte.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 25 de Novembro de 2011 - 07h26min.
O Dr. Ércio Quaresma foi professor de Direito na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Durante mais de 20 anos de carreira, cometeu deslizes não muito comuns, em se tratando de pessoas do seu nível e de sua formação; Por outro lado foi realizou defesas espantosas, dignas de meste. Se especializou na defesa de acusados de crimes hediondos por assassinato em 1º Grau obtendo bons resultados quase sempre. Isto porque em alguns casos o criminoso era indefensável, digno de toda culpabilidade e nada mais lhe restaria a não ser a pena máxima.

Mesmo assim sua experiência na defesa de criminosos praticamente condenados foi ex…

Tecnologia: Conheça "Psiphon" cryptograma que fura bloqueios de acessos à internet contra ditaduras.

O Psiphon é o programa de código aberto desenvolvido para ser distribuído livremente para permitir que países, cujos governos censuram o uso da internet e monitoram ligações feitas com o Skype não consigam detectar a conexão.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 23 de Novembro de 2011 - 07h54min.

Tudo começou quando o Jornalista Ivan Watson da CNN recebeu uma ligação de um jovem ativista sírio de pseudo Musaab al Hussaini via Skype. Além de denunciar a situação no seu país em tempo real, ele descreveu o grau de libertação que o anti-tracker Psiphon lhe proporcionou:



A empresa
A Psiphon Inc. é uma empresa de software que decidiu investir num sistema que pudesse ser adaptado a diferentes situações no mundo. Ele pode ser adaptado de acordo com cada tecnologia de bloqueio e de vigilância utilizado pelos governos, regimes, ditaduras e reinos  no mundo, bastando que desenvolvedores estejam inclinados a utilizar seu código fonte como base da programação.
"Nós da Psiphon acreditamos que a Inter…

Nigéria: Menina de 13 anos escrava sexual de 550 homens.

Um alerta para os pais: A menina "A" tinha 13 anos quando sua tia pediu aos seus pais autorização para levá-la de Akuda, no estado de Akwa Ibom para outra cidade, sob a promessa de que receberia melhor tratamento e teria melhores condições de estudo..
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de 2012 - 10h17min.
Segundo a fonte nigeriana "PM News", a menina contou para a polícia que após seus pais terem autorizado a sua ida para o estado nigeriano de Lagos com sua tia, esta mesma a levou para um hotel. Lá  acriança contou que ganhou uma mini-saia, vestidos do tipo "tubo" e um quarto. De acordo com o testemunho da menina ainda, sua tia conhecida apenas como "vitória", teria ensinado como se comportar com os homens.
Até então a menina contou que não entendia o que estava acontecendo "até que começaram a chegar os homens". A fonte citando a menina disse que  ela percebeu que cada uma das outras meninas levavam seus "fregueses&qu…

Aliaa Magda ElMahdy nua é desejada, perseguida, processada, linchada e morta. Um símbolo?

Ela nem se considerava bonita, muito menos sexy. Decidiu se expor como forma de denunciar de modo marcante, o abuso sexual que as mulheres egípcias sofrem, espancamentos e indiscriminação, mas no campo da religião, Aliaa Magda é tida como um monstro.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 03 de Dezembro de 2011 - 06h50min.
 De adolescente a mulher. De ativista a símbolo sexual. Sua decisão de mostrar sua foto numa numa página de blog chocou o Egito, a comunidade islâmica e o mundo árabe. Adquiriu admiração de muitas mulheres que nunca tiveram coragem para fazer o mesmo, embora tivessem desejo. Seu blog atualmente registra mais de 4.400.000 visitantes embora a impacto inicial tenha passado, sua nudez lhe rendeu muita popularidade e muitos problemas. Aliaa saiu do "Blogger" para as ruas:


Nas ruas foi odiada. Foi linchada, ficando bastante machucada. Mais tarde os linchadores descobriram que haviam espancado a moça errada. Não era Aliaa. O ódio da comunidade islâmica lhe rendeu ameaç…

Brasil: país estarrecido com corrupção presidencial faz silêncio doloroso

Nos últimos 15 anos o povo brasileiro já viu de tudo que não queria ou não esperava ver acontecendo na administração pública. Hoje um silêncio profundo e ensurdecedor ecoa pelos ares, acompanhado de lágrimas secas desesperadas, engolidas pelo choque dos graves acontecimentos da crise moral-política que a nação vive hoje - Continue Lendo e compartilhe


Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro,  de Agosto de 2017

O barulho é ensurdecedor. As TVs ligadas em volumes mais elevados que o normal. Todos sintonizam seus aparelhos nos mesmos conteúdos. A reportagem vai derramando, como numa avalanche uma aterrorizante sequência de ondas de notícias trágicas e desesperadoras.

Os debates nas ruas terminaram. As opiniões já não importa. Antigos partidaristas agora não sabem mais o que defender, se direita ou esquerda. Todos estavam errados.. Dolorosa realidade vai formando uma nova onda de reações silenciosas e quase imperceptíveis. São pequenos espasmos pós-trauma. O país virou a…

Blue Whale 1 - O game da morte em nome da Baleia Azul

Blue Whale: O jogo da morte induz adolescentes ao suicídio via Redes Sociais e Skype já fez mais de 130 mortes entre Rússia e Europa, mas já tem adeptos no Brasil - Continue Lendo:


Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 09/04/2017

Poderia ser uma lenda urbana.. Mas o game "Blue Whale" (Baleia Azul) se tornou viral na Europa e na Rússia (desde 2014) deixando pais e as autoridades locais em completo alerta. O game que usa basicamente as redes sociais também promove encontros e eventos fora da web, reunindo suicidas depressivos adolescentes em espantosa e crescente comunidade.

Nos últimos 3 dias as agências internacionais começaram a alertar ao mundo sobre este jogo de auto-flagelação que culmina no suicídio. Os administradores do grupo exercem grandes pressões para garantir que o grupo seja unido, confiável e fiel aos propósitos malignos a que se propõe sem questionamentos.

Uma adolescente disse ao Saulo Valley Notícias que tem a informação de que quando o …