Pular para o conteúdo principal

Translate this Page

Turquia: Protesto ou revolução? - Violência fora de controle

Mais de 40 mil pessoas foram relatadas como protestando contra a destruição do último parque verde na capital Istambul, na Turquia. Chegando ao 6º dia de violentos confrontos entre manifestantes e a polícia de Ankara foi acusada de matar um manifestante neste domingo com um tiro na cabeça.


Policiais uniformizados e paisanas se preparam para enfrentar os manifestantes - Foto cortesia: #occupygezi
Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio, 02 de Junho de 2013 - 07:48 GMT-3
Atualização: 03-06-2013 as 05:48

   Na calçada onde o rapaz foi morto, há flores e cartazes. De acordo com testemunhas locais, após ser assassinado, os policiais retiraram o corpo rapidamente.

Morto com um tiro na cabeça, corpo de manifestante foi rapidamente retirado por policiais
 - Foto cortesia de: #occupygezi
A manifestação pacífica que pedia o cancelamento do projeto, que prevê a destruição do parque central em Istambul para a construção de um Shopping, foi recebida com muita firmeza pelas autoridades. Estes isolaram o local no quinto dia, forçando os manifestantes a se dispersarem. Isto levou o centro comercial de Istambul a se tornar uma praça de guerra. Mas a liberação do parque Gezi mais tarde, pelas autoridades, atraiu de volta milhares de manifestantes que na verdade, estavam sendo atraídos para uma emboscada. A polícia planejava trancar o parque com os manifestantes dentro dele, para iniciar um processo de correção e detenção coletiva.

Polícia acusada de usar gás lacrimogêneo e gás de pimenta
excessivamente - Foto cortesia de: #occupygezi
Enquanto isto ainda na tarde deste sábado, em outras ruas manifestantes desafiavam os jatos de água e o excessivo uso de bombas de gás lacrimogêneo e gás de pimenta por parte da polícia, que na ânsia de controlar a multidão exaltada, acabou partindo para a guerra. Ainda outras 7 cidades foram infectadas com tensas manifestações populares, inclusive em Ankara.

   Desde o o dia 31 de Maio helicópteros estão lançando bombas de gás de efeito moral entre outros.



Video: Repórter da BBC procura entender os acontecimentos nas ruas de Istambul.


Análise inicial da crise

   A Turquia está geograficamente localizada entre países árabes, a maioria deles muçulmanos. Em seu esforço para tornar outros países mais seculares, como ele mesmo tem apoiado diversas revoluções da primavera árabe, como a revolta tunisiana, egípcia, líbia e síria, que visa tornar estes países mais democráticos, despertou o ódio islâmico que acredita que o governo turco quer abrir espaço para o cristianismo e o secularismo em terras islâmicas.

   A Turquia ainda é proprietária (por posse) de território que antes pertencia aos curdos. Durante décadas (porque não dizer milênios) houve guerra armada entre o governo turco e a milícia rebelde curda hoje conhecida como PKK, no "curdistão turco". Mas no início de 2013 a milícia assinou tratado de cessar-fogo com o governo de Erdogan e a paz foi estabelecida. Mas não significa que os curdos desistiram de recuperar suas terras.

   A Turquia está diretamente envolvida com os rebeldes que buscam derrubar o presidente sírio Bashar Al-assad. Em seu território estão estabelecidos diversos acampamentos para refugiados sírios e campos de treinamentos de rebeldes do FSA, bem como seu quartel-general. Alassad jurou vingança, desde que em meados de 2011 o governo turco rompeu as relações de amizade com a Síria.

   As razões para a onda de protestos que tem se espalhado no país, ainda não estão muito claras. Mas já está claro que o que levou a maior parte das pessoas a saírem de suas casas demonstrar é a vontade de mudar o governo. Além disso a revolta tem sido apoiada por diversos grupos e tem o apoio moral de pró-assads, shabihas, salafistas, políticos de oposição. Isto pode representar que os países que tiveram seus líderes derrubados podem estar enviando seus agentes para se unir aos manifestantes e elevar a manifestação pacífica ao nível de combate esperado pelos inimigos, que podem estar se aproveitando da volumosa manifestação para mudar os rumos dos protestos.

   Pra completar, Irã, China e Rússia têm profundo interesse em derrubar o sistema de governo turco, para quebrar a influência americana na região, assim como os EUA se esforçam para ver o fim do regime de Assad, o maior aliado da Rússia, China e Irã no Oriente Médio. Com a queda de Al-assad, a Rússia perderia sua única referência na região e Israel ( que tem grande população secular, apesar de ser referência para muitas religiões) se enfraqueceria com a perda do apoio da Turquia, caso ela se tornasse um regime islâmico, por exemplo.

   O Ministério da Defesa russo anunciou as "revoluções populares" ou a "primavera árabe" como a "Terceira Guerra Mundial", destacando que os levantes constituem na forma mais barata de arrasar um país sem pôr um soldado nas ruas, sem gastos com transporte de armas suprimentos logísticos. E que esta seria sua estratégia para os próximos 10 anos...

Internacional

   Uma forma de pagar com a mesma moeda, o governo sírio enviou uma mensagem nada sarcástica para o governo turco, pedindo para que "pare de reprimir manifestantes pacíficos". Com a mesma moeda, o ministro sírio disse que Erdogan deveria "renunciar" ao seu cargo, assim como aconselhou ao presidente sírio diversas vezes desde o início do levante em 15 de Março de 2011. A mensagem divulgada pela agência "SANA" foi proferida pelo Ministro da Informação, senhor "Omran al-Zoubi" neste sábado. Em seu pronunciamento, o ministro inteirou:

"Erdogan leva o seu país de uma forma terrorista e está destruindo o caráter público do povo turco, reiterando que as demandas do povo turco não merece toda essa violência."

Ativistas e Greepeace

   Em apoio ao verdadeiro movimento pela manutenção do Gezi Park, manifestantes, comerciantes locais estão distribuindo comida, máscaras anti-gás, além de remédios, disseram ativistas neste sábado e no domingo. Desde o início da manhã, ambientalistas iniciaram uma operação de limpeza do Gezi Park, coletando uma grande quantidade de lixo. Até crianças estão ajudando no serviço voluntário.

   Por outro lado nos meses anteriores já vinham acontecendo manifestações isoladas que agora ganharam proporções enormes, influenciadas pela explosão dos últimos dias. Ambientalistas estão realmente dedicados a proteger o parque, enquanto que longe dali, os confrontos continuam entre manifestantes de diversas outras demandas e as forças de segurança.

Postagens mais visitadas deste blog

A implantação e queda do comunismo socialista e o "Decálogo de Lenin"

O "Decálogo de Lenin" é um resumo do pensamento da implantação do comunismo de modo mais "social". Escrito por um brasileiro de Sorocaba, a obra, por incrível que pareça descreve exatamente a tragédia que o Brasil vive hoje sob a luz do Partido dos Trabalhadores - CONTINUE LENDO:

A "Revolução Bolivariana" era ainda um sonho de Chávez de unificar toda a América Latina sob seu comando. Ele pretendia instalar um regime comunista duro, com maior apelo social mas que culminava no empobrecimento de todas as camadas abaixo dele, e o enriquecimento exclusivo do Estado militarizado e de seus líderes.   Para isto Chávez contava com militantes de esquerda em todo o território latino, e depois do fracasso dos anos 60, finalmente nas últimas duas décadas, conseguiu colocar seus "agentes laranja" no poder em diversos países, entre eles Brasil e Argentina.

Quando o Brasil aderiu ao "Comunismo Socialista", por meio da comemorada ascensão de Luis Ináci…

A nova vida do Advogado Ércio Quaresma ex-defensor do Bruno Goleiro.

Ele subiu ao topo. Tornou-se um dos defensores mais admirados no cenário jurídico. Por um contrato milionário, foi defensor do Bruno, Goleiro do Flamengo, no caso do assassinato de sua namorada Elisa Samúdio, até que foi pego se drogando em uma cracolândia na região metropolitana de Belo Horizonte.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 25 de Novembro de 2011 - 07h26min.
O Dr. Ércio Quaresma foi professor de Direito na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Durante mais de 20 anos de carreira, cometeu deslizes não muito comuns, em se tratando de pessoas do seu nível e de sua formação; Por outro lado foi realizou defesas espantosas, dignas de meste. Se especializou na defesa de acusados de crimes hediondos por assassinato em 1º Grau obtendo bons resultados quase sempre. Isto porque em alguns casos o criminoso era indefensável, digno de toda culpabilidade e nada mais lhe restaria a não ser a pena máxima.

Mesmo assim sua experiência na defesa de criminosos praticamente condenados foi ex…

Ecologia - 45 Milhões gastos e Praia de Sepetiba jamais será recuperada

O projeto de recuperação da Baía de Sepetiba parece ser um grande equívoco. Derramar areia de praia onde era manguezal não se parece com uma recuperação ambiental, onde a água apodrecida jamais será retirada, o banho absolutamente proibido e a "nova areia" produz micoses e outros problemas de saúde e as valas negras continuam fluindo normalmente. Custo da Obra: 45 Milhões de reais.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 28 de Dezembro de 2012 - 14:51 GMT-3
A situação de Sepetiba provoca tristeza e desânimo geral. Uma poluição que parece ser irreversível e deprimente. Milhares de pessoas que antes dependiam da pesca, da área de lazer na orla e do turismo local, agora sentem a triste sensação de que foram iludidas, enganadas, roubadas, desrespeitadas e ignoradas.

Está claro que não há qualquer interesse de qualquer setor do governo pela recuperação ambiental da Baía de Sepetiba e suas praias. Definitivamente não.

Os quase dois quilômetros de areia espalhados sobre a lama apodrecida…

iCloud raqueado, fotos de celebridade americana nua Jennifer Lawrence se espalha na web

O assunto do dia nos EUA é o vazamento das informações pessoais dos usuários do iCloud, um banco de dados para usuários de produtos Apple.  Jennifer Lawrence é a vítima da vez e suas fotos pessoais completamente nuas circulam pela internet como praga, enquanto que a atriz que protagonizou "Jogos Vorazes" tenta apagar as marcas dos ... digamos: "prejuízos".

   Na cauda do escândalo, uma gigante quantidade de mulheres resolveu aderir à campanha (criada por algum espertinho) que deveriam publicar suas selfies expondo seus corpos em "solidariedade para com a Jennifer Lawrence"...
   E você pensa que não fizeram? As fotos foram publicadas no Twitter com selfies nus de usuários de ambos os sexos sob a hastag "#leakforjlaw". A moçada se aproveitou e muitas mulheres tentaram pegar carona na desgraça da atriz para se expor ( e quem sabe faturar um Oscar?)  e no fim do dia, as fotos que surgiram da atriz que protagonizou a "Mística" em X-Man , a…

Aliaa Magda ElMahdy nua é desejada, perseguida, processada, linchada e morta. Um símbolo?

Ela nem se considerava bonita, muito menos sexy. Decidiu se expor como forma de denunciar de modo marcante, o abuso sexual que as mulheres egípcias sofrem, espancamentos e indiscriminação, mas no campo da religião, Aliaa Magda é tida como um monstro.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 03 de Dezembro de 2011 - 06h50min.
 De adolescente a mulher. De ativista a símbolo sexual. Sua decisão de mostrar sua foto numa numa página de blog chocou o Egito, a comunidade islâmica e o mundo árabe. Adquiriu admiração de muitas mulheres que nunca tiveram coragem para fazer o mesmo, embora tivessem desejo. Seu blog atualmente registra mais de 4.400.000 visitantes embora a impacto inicial tenha passado, sua nudez lhe rendeu muita popularidade e muitos problemas. Aliaa saiu do "Blogger" para as ruas:


Nas ruas foi odiada. Foi linchada, ficando bastante machucada. Mais tarde os linchadores descobriram que haviam espancado a moça errada. Não era Aliaa. O ódio da comunidade islâmica lhe rendeu ameaç…

Mais de 50 bombeiros lutam para apagar incêndio na Universidade de Nottingham

Inglaterra: Um incêndio gigante tem sido reportado como tendo início no fim do dia desta sexta-feira, num pavilhão que pertence à Universidade de Nottingham. Citando o site "itv" como fonte que disse que quase 60 bombeiros estão lutando para apagar as chamas que queimam sem parar.

Atualização: 13/09/2014


Atualização: 13/09/2014 - As autoridades informaram que o setor que foi destruído pelas chamas era o laboratório da universidade, que na verdade estava vazio porque passava por reformas. Ninguém se feriu.
Tags:
Nottinghan University, INCÊNDIO, chamas, fogo, Corpo de Bombeiros, prejuízos, Saulo Valley, O Observador do Mundo,