domingo, junho 09, 2013

Turquia: 12º dia da "Revolução Verde"; a revolução de contrastes - Saulo Valley

Depois de um sábado tenso, tendo reiniciado o confronto entre policiais e manifestantes ao anoitecer, as atividades de ocupação continuam tendo em vista a manutenção do apelo popular turco pelas mudanças constitucionais e governamentais.

Milhares de manifestantes na Praça Taksim em Istambul na noite deste Sábado 08-06-2013 Foto cortesia: #Occupygazi
Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio, 09 de Junho de 2013 - 07:36 GMT-3


Ballet na Praça Taksim 08-06-2013
Sábado 08-06-2013 Foto cortesia: #Occupygazi
   Não é com violência que se mantém uma revolução que se propõe a ser pacífica, mas com artes, danças, lazer, música e muito amor (ao estilo Woodstock?)... 

  Por ai. A revolução turca é uma revolução de contrastes, onde os opostos se atraem e se tornam amigos de bar e de pique-niques.   Aqui o cenário é diferenciado para uma revolução. A maioria das principais praças nas metrópoles turcas "rebeldes" foram transformadas literalmente em repúblicas, e os jovens se mantém acampados e unidos.

  Muitos além de ativistas e estudantes, muitos professores universitários se fazem presente. Esta influência mixada tem elevado o grau de tendências e convergências no mesmo cenário de protesto.



Ativistas limpam a Praça Gezi no 2º dia de protestos contra a construção de shopping no local -  Foto cortesia: #Occupygezi
   Após uma intensa noite de protestos ninguém se lembra que ao amanhecer os ativistas estão sempre prontos para devolver a cidade arrumada e bonita para a opinião pública. Afinal esta é uma "revolução limpa" ou não?

Anarquiastas mostram a versão turbulenta e caótica da revolução popular turca
Sábado 08-06-2013 Foto cortesia: #Occupygezi
Mundo estranho... As tecnologias do Smartphone, a Internet, o Facebook,
o twitter e as máscaras anti-gás se tornaram um padrão na revolução turca.
Sábado 06-06-2013 Foto cortesia: #Occupygazi
   ... Não de tudo... A maioria das repúblicas neste contexto, são verdadeiros contrastes. A "Revolução Verde" tem recebido muitos adeptos esquisitos à cultura ambiental. Entre eles...

"Gays, lésbicas, muçulmanos anticapitalistas, trotzkyistas, kemalistas e anarquistas todos comendo na mesma mesa. Você tem nacionalistas, ecologistas, estudantes, trabalhadores, feministas, etc Eles dançam juntos em círculos, com o tempo de suas vidas." Disse um ativista curdo em seu blog.
   Ele só se esqueceu de citar os hackers... Um mundo de contrastes unificado num único sonho?

   "...Claro, você tem os adeptos de futebol, não vamos esquecê-los. Os três grandes times de Istambul estão todos aqui, Besiktas, Galatasaray e Fenerbahce. Eles eram inimigos não muito tempo atrás, e agora eles cantam e cantam como irmãos, unidos contra o primeiro-ministro Erdogan e a polícia" completou.
   Um verdadeira crônica urbana cheia de nuances. Cheia de variações e variedades, segue a revolução turca no seu 12º Dia enfrentando momentos de paz, amizade, e cânticos por maiores liberdades, em contrastes com a triste violência policial, insurgência infiltrada, prisões e mortandades aleatórias.

   Na noite anterior pelo menos 20 mil pessoas demonstraram interesse nas mudanças constitucionais e infraestruturais do governo turco. Esta demanda se refere ao fim das leis islâmicas. Entre elas a proibição ao consumo de bebidas alcoólicas e abraços e beijos em locais públicos:

Casal de namorados é detido por demonstrações de afeto em local público - Fonte e autor desconhecidos
    Infelizmente por trás do heroico governo da Turquia que tem sem mostrado humanizado ao oferecer amplo apoio aos rebeldes e desabrigados da Síria, também nutre uma postura completamente oposta dentro de seu próprio domicílio. Talvez os manifestantes sírios sejam mais importantes que os manifestantes turcos... Talvez seja uma realidade do governo turco que "a mulher do vizinho é mais gostosa que a nossa" (desculpem o termo popular). Porque enquanto manifestantes vão às ruas exigir que o governo cumpra suas demandas, na região de Adana, policiais se utilizam de jovens "aprendizes" de insurgentes para apedrejar os populares?

Policiais incentivam um grupo de delinquentes a apedrejar os manifestantes em Adana, na Turquia. Sábado 08-06-2013 Foto cortesia: #Occupygazi
   Mesmo assim, tom tantos contrastes a revolução turca segue com suas propostas na forma de sua muita variedade. Já nesta manhã de domingo milhares de pessoas retornaram à Praça Taksim em Stambul e o dia será cheio.

Leia Mais: Procure pelos artigos anteriores sobre a Turquia na lista de postagens deste Blog. Até breve e obrigado pelos milhares de pageviews diários.

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: