quinta-feira, junho 06, 2013

México chora incêndio que matou 49 crianças em creche em 05-06-2009 - Impunidade.

No dia 05 de Junho de 2009 uma creche que abrigava cerca de 149 pessoas, entre funcionários e crianças começou a pegar fogo sem que soubessem a origem e sem que houvesse extintores de incêndio. 49 pessoas morreram e até hoje ninguém foi punido.

Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio, 06 de Junho de 2013 - 12:29 GMT-3

   Na cidade de Hermosilo, do estado mexicano de Sonora, funcionava a creche "ABC". O prédio era um antigo armazém, que havia sido transformado em creche para receber um número de crianças. Citando o "wikipédia" como uma das fontes que revela que no momento do incêndio muitas crianças estavam dormindo. No total, 142 "niños" estavam dentro da creche, sob os cuidados de 6 funcionários.

   Investigações posteriores detectaram o foco do incêndio com sendo o ar-condicionado do armazém ao lado, que depois de excessivo uso sem manutenção, entrou em colapso e se incendiou. As chamas que atingiram rapidamente o telhado que passou para o telhado da creche. ... E antes que os funcionários conseguissem descobrir a origem do fogo, relatos angustiantes revelam que o teto terminou por desabar ainda em chamas sobre as crianças. Especialistas constataram também que em virtude do teto ter sido rebaixado em lona, os detectores de fumaça não dispararam.

   Testemunhas oculares disseram que no momento que foi possível chegar ao local onde as crianças estavam, não se havia qualquer sinal de choro. "Estavam inconscientes." Nos primeiros momentos do resgate, foi certificado pelas autoridades mexicanas que "29 crianças foram retiradas sem vida do meio das chamas". Outras morreram no mesmo dia, em decorrência dos graves ferimentos e asfixia. No total 44 crianças morreram por queimaduras ou asfixia no local da tragédia ou durante o socorro médico. Outras 5 crianças morreram nos dias conseguintes elevando o número de vítimas a 49. Outras 40 crianças e os 6 funcionários da creche foram hospitalizados mas sobreviveram até que se sabe.


   História de tragédia semelhante aconteceu em Santa Maria, no Brasil com o incêndio da "Boate Kiss" qye matou 230 jovens. A maioria era de estudantes; e o que há de semelhante entre as duas tragédias é que em nenhuma das situações havia saída de emergência.    Outra cruel coincidência é que até o momento ninguém foi responsabilizado por nenhuma das graves tragédias.

   Sabe-se que a creche ABC funcionava sob administração do Governo do Estado de Sonora, mas estava sob uma administrado civil. No dia da tragédia o presidente mexicano esteve no local. Calderón expressou tristeza ao visualizar a tragédia e foi citado como dizendo:

"Ordenei ao Ministério Público Federal para o mais breve possível proceder a investigações para nos ajudar a saber exatamente o que e como aconteceu, e para trabalhar correspondente responsabilidade ", disse Calderón."


   Em 08 de Junho de 2009 as 7 pessoas que eram responsáveis pela Creche ABC foram detidas para esclarecimentos. 1 ano mais tarde o site "elimparcial" publicou detalhes do laudo técnico que apurou as causas reais do incêndio e o resultado foi ainda mais desesperador:  O relatório levantado pelos especialistas revelou que as chamas não haviam começado no prédio ao lado mas na própria creche originadas por gasolina, e não havia qualquer sinal de fogo provocado por eletricidade. O que teria então deflagrado as chamas? Os especialistas registraram no laudo que o incêndio foi provocado por "uma fonte de fogo livre" do tipo "Fósforo ou isqueiro".


 ....Infelizmente ainda hoje nas ruas do país e nas redes sociais, 4 anos depois o México continua a clamar por "JUSTIÇA!".



ref.: "wikipedia"

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: