Pular para o conteúdo principal

Translate this Page

Mokhtar Belmokhtar rebelado do Alqaeda para buscar reconhecimento internacional

Quem é Mokhtar Belmokhtar? O oficial terrorista "apagado internacionalmente" até que ganhou a mídia global quando liderou o ataque à companhia de gás no Máli. Ele manteve mais de 800 trabalhadores reféns e matou cerca de 39 deles. Além das tropas locais crise provocada por Mokhtar mobilizou tropas francesas, britânicas, americanas.



Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio, 31 de Maio de 2013 - 07:47 GMT-3
Atualização: 11:01

   Quando as notícias da ocupação da companhia de gás ganhou a mídia, uma sensação de angústia (senão de desespero) passou a fazer parte da vida de milhares de pessoas que buscavam entender o que havia levado aqueles homens a realizar atos tão perversos e cruéis, o dinheiro, ou simplesmente pelo prazer de matar?
   Meses de tensão e violentos combates envolveram forças de diversos países ocidentais que atenderam ao pedido de socorro da desestruturada defesa militar argelina. As deficiências eram tantas... Soldados despreparados, desarmados ou com armas desmuniciadas. Falta de verba para investir na infra-estrutura de segurança, proporcionou o ambiente perfeito para que o então líder da Alqaeda no Magrebe Islâmico, decidisse se desvincular da organização que ficou famosa com os ataques de 11 de Setembro em 2001, nos EUA sob a liderança do Sheik Osama Bin laden.

   Na busca por respostas serviços de inteligências do mundo inteiro começaram a vasculhar o norte africano em busca de informações que esclarecessem a verdade sobre o violento ataque que depois dele espalhou terror e terroristas pelo Máli, Argélia, Níger, Nigéria entre outros países vizinhos. Foi então que Mokhtar Belmokhtar ganhou sua "oportunidade" de ser conhecido pelo mundo.  Mas Mokhtar já é velho conhecido da justiça em diversas regiões.

Foto tirada no início de 2013 de insurgente no Máli empunhando um lança-foguetes de ombro - Autor desconhecido
   Após a tragédia de 11 de Setembro de 2001, forças americanas aliadas a diversos países de maioria muçulmana realizaram uma gigantesca campanha batizada de "Guerra ao Terror". Após ter sido descoberto e listado em 06 de Outubro de 2001, Mokhtar Belmokhtar começou a ser responsabilizado por diversos crimes em diversos tribunais.  Citando a ONU como fonte, que anunciou no relatório"QI.B.136.03." que:

"Mokhtar Belmokhtar é objeto de mandado de captura internacional para estabelecer e pertencer à AQMI ( Al-Qaida no Magrebe Islâmico ) grupo terrorista internacional."

   No relatório a ONU publicou uma lista de processos criminais que o terrorista foi condenado na seguinte ordem:

  1. Junho de 2004 - Condenado à revelia à prisão perpétua por formação de grupos terroristas, roubo, detenção e uso de armas ilegais num criminal tribunal em Illizi, na Argélia.
  2. Março de 2007, Condenado à revelia a 20 anos de prisão por formação de grupos terroristas, sequestro de estrangeiros, importação e tráfico de armas ilegais, por um tribunal penal na Argélia.
  3. Março de 2008, Condenado à revelia a prisão perpétua pelo assassinato de 13 funcionários aduaneiros pelo Tribunal de Ghardaïa, na Argélia.
   Há ainda indicações que Mokhtar já tenha sido condenado à pena de morte em outras duas condenações.    De 2011 pra cá,  vem sendo notado em conexão com diversos grupos terroristas e indivíduos ligados ao terror. A ONU levantou pelo menos 17 destas ligações. 

Por dentro da Alqaeda

   Por mais coincidente que pareça o site militar americano "MarineCorps" citou a agência internacional "Associated Press" como fonte, após informar que a agência teria em sua posse milhares de correspondências entre o Alqaeda matriz e sua filial no Magrebe Islâmico. Uma carta divulgada pela agência foi citada pelo site. Segundo as fontes revelam, Mokhtar vem se mostrando um literal líder rebelde. Isto porque seu elevado grau de rebeldia foi sentido no coração da rede Alqaeda e a carta revela que o líder da rede no Magrebe Islâmico não cumpre suas obrigações com a organização. Não presta relatórios, "não repassa os ganhos (como operações realizadas em nome da Alqaeda) e não realiza ataques espetaculares".
Um verdadeiro fracassado, diria em outras palavras.  Mas a mesma fonte revela que o então líder decidiu romper suas relações com a organização-mãe para fundar sua própria organização terrorista batizada de "Masked" (Aqueles que se inscreveram com sangue) e fazer concorrência direta contra ela.

   Este processo de racha teria acontecido poucos meses antes do terrível ataque à companhia de gás na Argélia. A carta segundo as fontes, está datada em 03 de Outubro de 2012 e reza a difícil e inútil tentativa da rede Alqaeda para disciplinar o líder literalmente rebelde. O conteúdo publicado pela agência que há cerca de duas semanas acusou a CIA de investigar e espionar ilegalmente suas 20 linhas telefônicas, teria sido encontrada num prédio ocupado pela Qaeda na região Norte do Máli e seu conteúdo escrito em 10 páginas tinha assinatura dos 14 membros do conselho shura da organização.

   Por não ser reconhecido pelos seus méritos e seu "fraco desempenho" como líder jihadista, Mokhtar decidiu realizar seus próprios atos terroristas e por meio de um vídeo prometeu superar as ações da Alqaeda e em outras palavras esvaziá-la ou dispersá-la. Foi esta decisão que levou os "Masked" a agir na Argélia e no Máli no início de 2013, realizando operações que exigiram um grande esforço internacional e muitas reuniões estratégicas desde então.

   Notícias de sua morte

   No dia 02 de Março de 2013 o líder rebelde rebelado foi anunciado como morto por tropas chadistas em uma operação de combate aos terroristas em Chade, no Norte do Máli. Porta-voz do Estado Maior do Exército de Chade revelou que a operação realizada em Charmetetai desarticulou a principal base jihadista que se localizava na região.


   ...Mas depois de uma semana de violentos ataques terroristas no Níger (um deles na região de Arlit no dia 23 de Maio contra uma mina de urânio e outro ataque em Agadez, com um caminhão-bomba contra uma base militar) Mokhtar ressurge das cinzas assumindo a responsabilidade por estes ataques:


Mokhtar é chamado de "filho de Bin Laden" no meio jihadista. No ocidente é chamado de "O novo inimigo número 1 da América". Para alguns, a crise no Máli é continuação da guerra da Líbia que depôs e matou o ditador Muammar Gaddafi, cujos filhos sobreviventes estão foragidos e prometeram vingança.

   Mokhtar Belmokhtar ainda pode estar vivo e entre outros crimes, tem sido procurado internacionalmente pelo sequestro de dois diplomatas canadenses funcionários da ONU, em dezembro de 2008 que nunca foram encontrados.

Postagens mais visitadas deste blog

A implantação e queda do comunismo socialista e o "Decálogo de Lenin"

O "Decálogo de Lenin" é um resumo do pensamento da implantação do comunismo de modo mais "social". Escrito por um brasileiro de Sorocaba, a obra, por incrível que pareça descreve exatamente a tragédia que o Brasil vive hoje sob a luz do Partido dos Trabalhadores - CONTINUE LENDO:

A "Revolução Bolivariana" era ainda um sonho de Chávez de unificar toda a América Latina sob seu comando. Ele pretendia instalar um regime comunista duro, com maior apelo social mas que culminava no empobrecimento de todas as camadas abaixo dele, e o enriquecimento exclusivo do Estado militarizado e de seus líderes.   Para isto Chávez contava com militantes de esquerda em todo o território latino, e depois do fracasso dos anos 60, finalmente nas últimas duas décadas, conseguiu colocar seus "agentes laranja" no poder em diversos países, entre eles Brasil e Argentina.

Quando o Brasil aderiu ao "Comunismo Socialista", por meio da comemorada ascensão de Luis Ináci…

A nova vida do Advogado Ércio Quaresma ex-defensor do Bruno Goleiro.

Ele subiu ao topo. Tornou-se um dos defensores mais admirados no cenário jurídico. Por um contrato milionário, foi defensor do Bruno, Goleiro do Flamengo, no caso do assassinato de sua namorada Elisa Samúdio, até que foi pego se drogando em uma cracolândia na região metropolitana de Belo Horizonte.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 25 de Novembro de 2011 - 07h26min.
O Dr. Ércio Quaresma foi professor de Direito na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Durante mais de 20 anos de carreira, cometeu deslizes não muito comuns, em se tratando de pessoas do seu nível e de sua formação; Por outro lado foi realizou defesas espantosas, dignas de meste. Se especializou na defesa de acusados de crimes hediondos por assassinato em 1º Grau obtendo bons resultados quase sempre. Isto porque em alguns casos o criminoso era indefensável, digno de toda culpabilidade e nada mais lhe restaria a não ser a pena máxima.

Mesmo assim sua experiência na defesa de criminosos praticamente condenados foi ex…

Nigéria: Menina de 13 anos escrava sexual de 550 homens.

Um alerta para os pais: A menina "A" tinha 13 anos quando sua tia pediu aos seus pais autorização para levá-la de Akuda, no estado de Akwa Ibom para outra cidade, sob a promessa de que receberia melhor tratamento e teria melhores condições de estudo..
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de 2012 - 10h17min.
Segundo a fonte nigeriana "PM News", a menina contou para a polícia que após seus pais terem autorizado a sua ida para o estado nigeriano de Lagos com sua tia, esta mesma a levou para um hotel. Lá  acriança contou que ganhou uma mini-saia, vestidos do tipo "tubo" e um quarto. De acordo com o testemunho da menina ainda, sua tia conhecida apenas como "vitória", teria ensinado como se comportar com os homens.
Até então a menina contou que não entendia o que estava acontecendo "até que começaram a chegar os homens". A fonte citando a menina disse que  ela percebeu que cada uma das outras meninas levavam seus "fregueses&qu…

Ecologia - 45 Milhões gastos e Praia de Sepetiba jamais será recuperada

O projeto de recuperação da Baía de Sepetiba parece ser um grande equívoco. Derramar areia de praia onde era manguezal não se parece com uma recuperação ambiental, onde a água apodrecida jamais será retirada, o banho absolutamente proibido e a "nova areia" produz micoses e outros problemas de saúde e as valas negras continuam fluindo normalmente. Custo da Obra: 45 Milhões de reais.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 28 de Dezembro de 2012 - 14:51 GMT-3
A situação de Sepetiba provoca tristeza e desânimo geral. Uma poluição que parece ser irreversível e deprimente. Milhares de pessoas que antes dependiam da pesca, da área de lazer na orla e do turismo local, agora sentem a triste sensação de que foram iludidas, enganadas, roubadas, desrespeitadas e ignoradas.

Está claro que não há qualquer interesse de qualquer setor do governo pela recuperação ambiental da Baía de Sepetiba e suas praias. Definitivamente não.

Os quase dois quilômetros de areia espalhados sobre a lama apodrecida…

Aliaa Magda ElMahdy nua é desejada, perseguida, processada, linchada e morta. Um símbolo?

Ela nem se considerava bonita, muito menos sexy. Decidiu se expor como forma de denunciar de modo marcante, o abuso sexual que as mulheres egípcias sofrem, espancamentos e indiscriminação, mas no campo da religião, Aliaa Magda é tida como um monstro.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 03 de Dezembro de 2011 - 06h50min.
 De adolescente a mulher. De ativista a símbolo sexual. Sua decisão de mostrar sua foto numa numa página de blog chocou o Egito, a comunidade islâmica e o mundo árabe. Adquiriu admiração de muitas mulheres que nunca tiveram coragem para fazer o mesmo, embora tivessem desejo. Seu blog atualmente registra mais de 4.400.000 visitantes embora a impacto inicial tenha passado, sua nudez lhe rendeu muita popularidade e muitos problemas. Aliaa saiu do "Blogger" para as ruas:


Nas ruas foi odiada. Foi linchada, ficando bastante machucada. Mais tarde os linchadores descobriram que haviam espancado a moça errada. Não era Aliaa. O ódio da comunidade islâmica lhe rendeu ameaç…

iCloud raqueado, fotos de celebridade americana nua Jennifer Lawrence se espalha na web

O assunto do dia nos EUA é o vazamento das informações pessoais dos usuários do iCloud, um banco de dados para usuários de produtos Apple.  Jennifer Lawrence é a vítima da vez e suas fotos pessoais completamente nuas circulam pela internet como praga, enquanto que a atriz que protagonizou "Jogos Vorazes" tenta apagar as marcas dos ... digamos: "prejuízos".

   Na cauda do escândalo, uma gigante quantidade de mulheres resolveu aderir à campanha (criada por algum espertinho) que deveriam publicar suas selfies expondo seus corpos em "solidariedade para com a Jennifer Lawrence"...
   E você pensa que não fizeram? As fotos foram publicadas no Twitter com selfies nus de usuários de ambos os sexos sob a hastag "#leakforjlaw". A moçada se aproveitou e muitas mulheres tentaram pegar carona na desgraça da atriz para se expor ( e quem sabe faturar um Oscar?)  e no fim do dia, as fotos que surgiram da atriz que protagonizou a "Mística" em X-Man , a…