quarta-feira, março 13, 2013

Sustentando o mundo em tempos de corrupção generalizada

O mundo hoje vive momentos de glória com as evoluções tecnológicas, enquanto tudo o que não é material vai perdendo o valor de modo acelerado. Valores que deveriam ser protegidos à qualquer custo, para o equilíbrio de todos os povos.

Movimento Contra Corrupção - Cinelândia por Saulo Valley

Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 13 de Março de 2013 - 06:50 GMT-3

   Houve um tempo, especialmente no fim dos anos 70, que se criticava muito as pessoas que com um sorriso largo no rosto, estavam sempre tentando criar meios de lucrar em qualquer área da vida, que fosse possível. Este comportamento no Brasil, ganhou força quando Gérson, um memorável jogador da Seleção Brasileira de Futebol gravou um comercial para uma marca de cigarros extinta de nome "Vila Rica". O ponto alto deste vídeo de 30 segundos desenvolvido para a TV, era a frase que encerrava a propaganda em que o jogador, com a câmera focada em seu rosto dizia:

"Leve vantagem você também. Fume Vila Rica"
   Nem Gérson, nem a fábrica de cigarros, nem a agência publicitária que criou a campanha poderiam imginar que esta frase de efeito poderia influenciar todo o comportamento de uma nação pelas próximas décadas! Sim. Com a evolução dos anos, as pessoas eram apontadas e criticadas quando detectadas em reincidentes tentativas de levar vantagem sobre tudo e todos. Esta propaganda publicitária vendeu "a lei da vantagem" muito mais do que a própria marca de cigarros a que se propunha.

  Mas com o passar do tempo, as pessoas foram percebendo uma realidade muito oposta ao esperado:
"No Brasil só os espertos, só os sínicos, os falsos e mentirosos levam vantagem." Chegou-se à conclusão que os ladrões inseridos no meio político eram, além de impunes, os mais felizes e bem sucedidos!

   Estava comprovado que "a lei da vantagem não poderia ser uma desvantagem". Daí uma numerosa parcela da população decidiu levar vantagem o tempo que fosse possível: Sempre!    Iniciou-se uma caçada por oportunidades e meios para sair na frente, e se destacar dos concorrentes. Sobressair do meio comum da sociedade e emergir da pobreza. Mesmo assim, as pessoas ainda procuravam manter a aparência pacata e ingênua.

 por movimentobrasilcontracorrupcao

  Com a globalização a "lei de Gerson" ganhou proporções jamais imaginadas e o que deveria ser mantido encoberto, passou a ter necessidade de ser apresentado como "cartão de visitas".  Daí uma nova frase de efeito ganhou materialização na vida da sociedade quando dizia: "O mundo é dos espertos".
  Enquanto as pessoas citavam estas frases em afirmação ao sucesso das pessoas a quem observavam, iam permitindo que seus filhos aderissem a novas estratégias de crescimento.. ilícito.

    Hoje, após a virada do milênio, Driblar as pessoas tem sido a verdadeira "arte da guerra". As pessoas pagam altos valores para comprar uma vaga nas universidades federais, deputados que recebem ajuda para montar seus gabinetes políticos investem em suas empresas, policiais que recebem dinheiro do tráfico matam e prendem seus próprios clientes e parceiros comerciais, e funcionários de empresas que falsificam notas fiscais, desviam elevadas somas de mercadorias dos estoques das empresas, funcionários públicos que cobram para prestar o serviço público, e assim vai de mal à pior.

   Não há como escapar desta tão grande núvem de espertos no mundo? Não. Aparentemente cresce à cada novo dia o número de adeptos desta tese de vida. Nota-se que pessoas que são opostas à corrupção vivem vidas difíceis, lutam para pagar suas contas básicas e mal conseguem possuir um veículo próprio e uma casinha humilde.  É aquela coisa: Policial e político honesto quando não é morto, é isolado. E pessoas comuns? São odiadas, quando não perseguidas.   Ao passo que corruptos e corruptores desfilam com seus carros novos à cada 3 ou 6 meses, quando não possuem 10, 20, 30 automóveis na garagem, ainda dezenas de imóveis, carregam pacotes de dólares no bolso e gastam compulsivamente.

   Esta mudança é tão grande que hoje, quando alguém se diz honesto em um pequeno grupo de pessoas, acaba recebendo olhares de pena e reprovação, ou até mesmo de desdém e dúvida. Como quem diz: "Você se arriscaria a viver uma vida dura para ser honesto, pra se mostrar pra quem?"

   Agora estamos subindo para níveis de corrupção individual e coletiva tão elevados que é difícil imaginar se existem novos patamares acima destes, que a sociedade global já alcançou! Em outras palavras, pode estar chegando o tempo de dizer que "quem ganhou, ganhou". A bagunça que já é generalizada alcançou todas as camadas sociais e todas as organizações; até mesmo aquelas que antes eram tidas como idôneas e isentas de condenação. Empresas e organizações não-governamentais que estavam "acima do mal e do bem" agora estão equiparadas a trapos de pano velho e sujo, como diz a Bíblia Sagrada: "A justiça humana é trapo de imundície" diz em Isaías 64:6.

   Mas a verdade que ninguém vai querer enxergar, é que se a sociedade valoriza a corrupção, fatalmente poderá ser atingida por ela e a vida não será tão justa com os injustos. Praticar a injustiça é ignorar a "lei do retorno". Por isto há muitas pessoas que ganham muito dinheiro, e quando seus cofres já não possuem mais espaços, caem doentes e vegetam pelo resto de suas vidas. Há pessoas que lutam contra a própria natureza, a exemplo daqueles que se utilizam de anabolizantes para "quebrar" seus biotipos e se tornarem poderosos físicamente, estes acumulam doenças celulares que vão se proliferando silenciosamente na velocidade da luz.

   Quer outro exemplo? Lá vai: Quem ainda acredita que comer frutas é saudável? Quem gosta de comida com agrotóxicos? Mas não existem mais comidas sem eles!  Pois é... antes que alguém se ache muito esperto, há acima de cada um de nós uma pirâmide de efeitos colaterais que fatalmente nos atingirão!  Este tempo pode ser decisivo. Os próximos 25 anos poderão ser de puro caos, intensos conflitos internacionais, aumento da violência urbana e mortandade jamais assistida, agora em tempo real em "Full HD em 48 polegadas!" Tudo patrocinado pela corrupção passiva e ativa das sociedades.

   Sei que serei chamado de louco e mesmo assim eu gostaria de te fazer uma pergunta:   "Vamos mudar?"

   Se você arregalou os olhos quando leu esta proposta, já pode estar infectado... MUDE!

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: