Pular para o conteúdo principal

Translate this Page

O Papa deverá ser uma pessoa popular e o Vaticano mais acessível.

Estamos entrando na "Era da Informalidade" e a igreja está quebrando protocolos para se adaptar aos novos tempos. Francisco é um nome que fez pensar... popular.


Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio, 16 de Março de 2013 - 08:39 GMT-3

   Refletindo sobre a passagem do Papa Dom Bento XVI, é fácil perceber que ele mal se deslocou para a sacada do Vaticano para recitar seus tão esperados discursos durante todo o seu mandato. Mais reservado e menos popular que o Papa Dom João Sexto, Dom Bento se demitiu ao tentar resistir aos novos ventos de transformação que a igreja sofre hoje. A escolha de Dom Francisco ao papado revela que o vaticano está se sentindo isolado e acercado de pessoas poderosas enquanto a "plebe" se sente órfã e busca atenção de outros líderes religiosos espalhados no mundo. Entre as religiões mais populares, o protestantismo tem absorvido a maioria dos católicos indecisos ou insatisfeitos em todo o mundo. E em publicação no "Estadão", a conceituada agência de notícias diz que

"Vaticano espera que escolha por papa latino-americano reduza crescimento evangélico"
   A cartada da virada seria a escolha de Dom Francisco para trazer o povo para mais perto do Vaticano, afinal de que vale um pastor sem rebanho? Em entrevista para o site noticioso G1, o padre Mário Geremia, da Igreja Santa Cecília em Botafogo, no Rio de Janeiro, disse que sua percepção é que o novo papa deverá quebrar protocolos, para estar mais próximo das pessoas comuns.

   Talvez o mais popular filme do cinema brasileiro, "Os Dois Filhos de Francisco" seja um ponto de cruzamento deste pensamento. Popularidade e pobreza, seria a verdadeira face de "Francisco"?


   Em tempos de explosão da "Igreja Universal do Reino de Deus" em todo o mundo e a Primavera Árabe de maioria mussulmana, a característica do Papa sempre foi de maior interação com os principais acontecimentos no planeta mas ao invés disto, o Vaticano tem deixado uma espaçosa lacuna ao evitar se pronunciar diante de crises políticas e massivos atentados contra a vida principalmente nos países regidos por ditaduras militares árabes.

   Em contrapartida o mais estranho anúncio aconteceu nesta sexta, na página oficial da "Canção Nova em Roma" no Facebook, que disse:

CN Roma"Sala de Imprensa do Vaticano informa que Papa Francisco pediu aos argentinos que não gastem dinheiro vindo para Roma para a missa de abertura do seu ministério Petrino, que acontecerá no próximo dia 19, mas que doem esse dinheiro aos pobres. Não se trata de uma proibição, mas de um pedido feito pelo Papa."

Então ficam as perguntas:

  1. Se o Papa Francisco foi escolhido para aproximar a igreja católica do povo, como seu primeiro pedido é que o povo não esteja presente em sua cerimônia de posse?
  2. Significa que a cerimônia de posse do novo papa será assistida apenas pelos poderosos?
  3. Como assim doar aos pobres, a igreja quer arrecadar doações para ajuda humanitária, ou cada um tem que sair distribuindo dinheiro por conta própria?

A Era da Corrupção

   Mas a "Era da Corrupção" também tem afetado grandes e pequenas corporações como igrejas católicas, evangélicas, ONG, ONU, UNICEF e UNHCR e outras organizações que supostamente estariam acima do bem e do mal. Até a disseminação de escândalos praticados por pessoas que assumiram "cargos de santidade", tem sido uma dura realidade, o que levou o Papa Dom Bento a se aprofundar no silêncio.

   Este "silêncio papal" vem em decorrência da explosão dos escândalos sexuais no seio da igreja romana na América, entre 2010 e 2012.  Escândalos após escândalos e documentos liberados pelo "Wikilleaks" que revelaram que o Vaticano encobria diversos casos de estupro de freiras, noviças, abusos sexuais e exploração de menores por padres e outras autoridades ligadas à igreja.


Ligação com a pobreza

   Considerada "a maior imobiliária do mundo", a poderosa Igreja católica, por exemplo é proprietária de todos os locais (que hoje são turísticos) apontados arqueologicamente como locais onde Jesus Cristo esteve presente durante sua jornada pelo Oriente. Mesmo assim, debaixo de tanta ostentação e poderio, o Vaticano, cujas paredes são revestidas em ouro puro, afirma estar na busca dos pobres.

Simplicidade na fala, firmeza nas ações políticas, a igreja que pouco se pronunciou durante o mandato de Dom Bento XVI, foi exposta recentemente em escândalos que terminaram por reforçar a demissão do papa. Seria coincidência que após o escândalo de que o Vaticano estaria tentando manipular políticamente a América Latina, o sucessor de Dom Benedito seria um argentino?


Postagens mais visitadas deste blog

A nova vida do Advogado Ércio Quaresma ex-defensor do Bruno Goleiro.

Ele subiu ao topo. Tornou-se um dos defensores mais admirados no cenário jurídico. Por um contrato milionário, foi defensor do Bruno, Goleiro do Flamengo, no caso do assassinato de sua namorada Elisa Samúdio, até que foi pego se drogando em uma cracolândia na região metropolitana de Belo Horizonte.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 25 de Novembro de 2011 - 07h26min.
O Dr. Ércio Quaresma foi professor de Direito na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Durante mais de 20 anos de carreira, cometeu deslizes não muito comuns, em se tratando de pessoas do seu nível e de sua formação; Por outro lado foi realizou defesas espantosas, dignas de meste. Se especializou na defesa de acusados de crimes hediondos por assassinato em 1º Grau obtendo bons resultados quase sempre. Isto porque em alguns casos o criminoso era indefensável, digno de toda culpabilidade e nada mais lhe restaria a não ser a pena máxima.

Mesmo assim sua experiência na defesa de criminosos praticamente condenados foi ex…

Tecnologia: Conheça "Psiphon" cryptograma que fura bloqueios de acessos à internet contra ditaduras.

O Psiphon é o programa de código aberto desenvolvido para ser distribuído livremente para permitir que países, cujos governos censuram o uso da internet e monitoram ligações feitas com o Skype não consigam detectar a conexão.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 23 de Novembro de 2011 - 07h54min.

Tudo começou quando o Jornalista Ivan Watson da CNN recebeu uma ligação de um jovem ativista sírio de pseudo Musaab al Hussaini via Skype. Além de denunciar a situação no seu país em tempo real, ele descreveu o grau de libertação que o anti-tracker Psiphon lhe proporcionou:



A empresa
A Psiphon Inc. é uma empresa de software que decidiu investir num sistema que pudesse ser adaptado a diferentes situações no mundo. Ele pode ser adaptado de acordo com cada tecnologia de bloqueio e de vigilância utilizado pelos governos, regimes, ditaduras e reinos  no mundo, bastando que desenvolvedores estejam inclinados a utilizar seu código fonte como base da programação.
"Nós da Psiphon acreditamos que a Inter…

Aliaa Magda ElMahdy nua é desejada, perseguida, processada, linchada e morta. Um símbolo?

Ela nem se considerava bonita, muito menos sexy. Decidiu se expor como forma de denunciar de modo marcante, o abuso sexual que as mulheres egípcias sofrem, espancamentos e indiscriminação, mas no campo da religião, Aliaa Magda é tida como um monstro.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 03 de Dezembro de 2011 - 06h50min.
 De adolescente a mulher. De ativista a símbolo sexual. Sua decisão de mostrar sua foto numa numa página de blog chocou o Egito, a comunidade islâmica e o mundo árabe. Adquiriu admiração de muitas mulheres que nunca tiveram coragem para fazer o mesmo, embora tivessem desejo. Seu blog atualmente registra mais de 4.400.000 visitantes embora a impacto inicial tenha passado, sua nudez lhe rendeu muita popularidade e muitos problemas. Aliaa saiu do "Blogger" para as ruas:


Nas ruas foi odiada. Foi linchada, ficando bastante machucada. Mais tarde os linchadores descobriram que haviam espancado a moça errada. Não era Aliaa. O ódio da comunidade islâmica lhe rendeu ameaç…

Nigéria: Menina de 13 anos escrava sexual de 550 homens.

Um alerta para os pais: A menina "A" tinha 13 anos quando sua tia pediu aos seus pais autorização para levá-la de Akuda, no estado de Akwa Ibom para outra cidade, sob a promessa de que receberia melhor tratamento e teria melhores condições de estudo..
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de 2012 - 10h17min.
Segundo a fonte nigeriana "PM News", a menina contou para a polícia que após seus pais terem autorizado a sua ida para o estado nigeriano de Lagos com sua tia, esta mesma a levou para um hotel. Lá  acriança contou que ganhou uma mini-saia, vestidos do tipo "tubo" e um quarto. De acordo com o testemunho da menina ainda, sua tia conhecida apenas como "vitória", teria ensinado como se comportar com os homens.
Até então a menina contou que não entendia o que estava acontecendo "até que começaram a chegar os homens". A fonte citando a menina disse que  ela percebeu que cada uma das outras meninas levavam seus "fregueses&qu…

Blue Whale 1 - O game da morte em nome da Baleia Azul

Blue Whale: O jogo da morte induz adolescentes ao suicídio via Redes Sociais e Skype já fez mais de 130 mortes entre Rússia e Europa, mas já tem adeptos no Brasil - Continue Lendo:


Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 09/04/2017

Poderia ser uma lenda urbana.. Mas o game "Blue Whale" (Baleia Azul) se tornou viral na Europa e na Rússia (desde 2014) deixando pais e as autoridades locais em completo alerta. O game que usa basicamente as redes sociais também promove encontros e eventos fora da web, reunindo suicidas depressivos adolescentes em espantosa e crescente comunidade.

Nos últimos 3 dias as agências internacionais começaram a alertar ao mundo sobre este jogo de auto-flagelação que culmina no suicídio. Os administradores do grupo exercem grandes pressões para garantir que o grupo seja unido, confiável e fiel aos propósitos malignos a que se propõe sem questionamentos.

Uma adolescente disse ao Saulo Valley Notícias que tem a informação de que quando o …

Brasil: país estarrecido com corrupção presidencial faz silêncio doloroso

Nos últimos 15 anos o povo brasileiro já viu de tudo que não queria ou não esperava ver acontecendo na administração pública. Hoje um silêncio profundo e ensurdecedor ecoa pelos ares, acompanhado de lágrimas secas desesperadas, engolidas pelo choque dos graves acontecimentos da crise moral-política que a nação vive hoje - Continue Lendo e compartilhe


Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro,  de Agosto de 2017

O barulho é ensurdecedor. As TVs ligadas em volumes mais elevados que o normal. Todos sintonizam seus aparelhos nos mesmos conteúdos. A reportagem vai derramando, como numa avalanche uma aterrorizante sequência de ondas de notícias trágicas e desesperadoras.

Os debates nas ruas terminaram. As opiniões já não importa. Antigos partidaristas agora não sabem mais o que defender, se direita ou esquerda. Todos estavam errados.. Dolorosa realidade vai formando uma nova onda de reações silenciosas e quase imperceptíveis. São pequenos espasmos pós-trauma. O país virou a…