terça-feira, fevereiro 26, 2013

Índia: Mídia mundial faz devassa e corrupção é o prato principal.

   Quando se fala na Índia, é possível que alguém chegue a pensar no hinduísmo, no Kama-Sutra, nas lindas danças folclóricas e suas adornadas dançarinas, ou no famoso Rio Ganges... Mas quando se lê publicações jornalísticas sobre a Índia, o tema "corrupção" se destaca em todas as esferas da vida no país.

Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 26 de Fevereiro de 2013 - 07:09 GMT-3

   O "The New York Times" publicou nesta terça, um artigo sobre o trabalho infantil, e como esta forma de exploração de mão-de-obra prejudica seus estudos. Não é preciso pesquisar muito para ver que crianças trabalham na retirada de carvão em grandes minas em troca de um pouco de comida, enquanto o abismo que separa os ricos dos pobres só se aprofunda e alarga.

   O respeitado site "The Economist" destaca nesta terça que o PIB indiano terá um crescimento de 5% neste ano, apesar de ser metade do esperado, é algo pra se comemorar. Mas porque este crescimento, que se refere a bilhões não reflete na vida da sociedade indiana, ou pelo menos na forma como o sistema rege suas engrenagens? Este artigo publicado pelo "The Economist", tem a charge do líder indiano montado num elefante carregando pilhas de dinheiro e enquanto caminha o vento vai espalhando as cédulas.
   Nesta última segunda, o governo indiano lançou 7 satélites ao mesmo tempo para o espaço. Um projeto inédito e visto mundialmente como uma grande demonstração de "poder e audácia". Mas a pergunta que não pode e não quer calar, é?

   "Como a evolução indiana poderá melhorar as condições de vida do povo indiano?"
 

   A corrupção no âmbito militar tem sido outra grande discussão na mídia, e esta explosão de investigações por parte da mídia global vem na esteira das grandes manifestações públicas contra a morosidade da polícia e da justiça no combate aos estupros no país, que segundo nosso artigo revelou, cresceu 875% nos últimos 10 anos e atualmente pesquisa revelada pela mídia indiana, afirma que à cada 20 minutos uma mulher é violentada no país. A corrupção indiana permite policiais liderarem o ranking da classe que mais pratica crimes de abuso sexual no país. Um nova determinação da justiça indiana na publicação de um novo decreto, que eleva a penalidade (em vida) ao máximo, para militares de qualquer força ou organização militar que pratique este tipo de atentado. De acordo com a nova regra, todo militar que for pego cometendo crime de abuso sexual terá a "prisão perpétua" como condenação.   O detalhe é que o maior problema da Índia não é a criação das leis e penalidades, e sim a conclusão dos inquéritos, dos julgamentos e a aplicação destas regras.



Nesta terça, um usuário do Twitter comentou:

"Políciais da Índia estão sendo pagos para deixar crescer os bigodes porque lhes ordena mais respeito."

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: