Pular para o conteúdo principal

Translate this Page

Síria: Atiradores pró-assad matam jornalista da Aljazeera - 18-01-2013

Em uma missão jornalística à serviço da Aljazeera, o Repórter Mohamed Massalmet "Al-Horani" de 33 anos foi alvejado atravessando uma rua em Daara. O segundo profissional morto na Síria em 24 horas.

O Repórter sírio Mohamed Al-Horani de 33 anos havia sido ativista
antes de ingressar na Aljazeera.
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de 2013 - 19:06 GMT-3
Atualização - 20 de Janeiro às 06:54

O fato aconteceu nesta Sexta na cidade de Al-Busra Harir, na provícia de Daara - Esta é uma prática comum na Síria. Este blog já publicou vídeos de pessoas que acabaram tornando isso um "jogo perigoso"; a travessia das ruas controladas por franco-atiradores. O objetivo é cruzar a rua sem ser alvejado pelo sniper. Quando os jovens e até adolescentes chegam do outro lado, eles voltam para desafiar o atirador novamente.

Com uma pontaria cada vez mais aguçada, não há com desafiar um sniper sem ter o mínimo de experiência e força muscular para a arrancada. Mas no caso da morte do jornalista, não se tratava de um jogo. Eles estavam se dirigindo para um determinado local, onde estariam realizando a reportagem, mas precisariam passar por áreas controladas por tropas do regime sírio.


Para continuar a matéria, o jornalista free-lancer Mohamed Al-Horani de 33 anos, precisaria cruzar a rua a partir de uma esquina. Ele estava acompanhado de militantes rebeldes, que entrevistava durante a caminhada. O primeiro da fila se prepara e corre. Atravessa a rua com sucesso e aguarda pelo jornalista.


Mas sua passagem desperta os atiradores que se movem e se posicionam na expectativa de alcançar o rebelde que acabara de cruzar a rua, e possivelmente aguardar a passagem de mais algum que estivesse com ele. Ao cruzar a rua, Al-Horani acaba ficando inseguro e o vídeo mostra que ele perde impulso no meio do caminho. Apenas dois passos depois da imagem acima.


E infelizmente ao alcançar o outro lado, o atirador já estava posicionado e conseguiu alcançá-lo assim que reduziu a velocidade, por considerar ter concluído o objetivo. Foi neste momento que recebeu uma saraivada de tiros por uma AK47 facilmente identificável pelo som. E após ter caído, o atirador continuou a disparar.


Um rebelde do lado de cá da rua atirou na direção do sniper e este se protegeu. Com isso o rebelde que já havia cruzado a rua antes dele, foi ao seu socorro. Ele estava ferido com 3 tiros. O vídeo foi considerado ofensivo pela comunidade do Google. Por esta razão se faz desnecessário exibi-lo.

No chão, perto de sua cabeça ainda pode se ver o microfone que portava. Sua única arma. Infelizmente, o jornalista vestia um tom de roupa muito próximo dos uniformes usados pelos rebeldes.
Uma fatalidade. A Aljazeera publicou uma pequena nota, mantendo sua postura com relação a revolta contra o regime sírio:

"A perseguição de seus jornalistas colaboradores e equipes não vai mudar o método editorial e diretrizes adotadas pela rede, desde que foi lançado há 16 anos por publicar a verdade" - Disse um porta-voz da Al Jazeera Media Network.

Em suas lembranças, a ativista e fotógrafa @EmaSuleiman comentou:

"Muhamad Massalmet me contou a história do mártir "Ali Massalmet" e ele o segue hoje para o céu!

Após tentar socorrer o Jornalista Muhammad, o lutador rebelde
 Muhammad foi morto em combate também no dia seguinte.
 

"História dos mártires da liberdade começou com a história do mártir Ali Massalmet, e é um dos primeiros a lançar os gritos de liberdade em Daraa - "قصة من قصص شهداء الحرية ابتدأ بقصة الشهيد علي مسالمه، و هو من أول من اطلق صرخات الحرية في درعا في " 

Postagens mais visitadas deste blog

A nova vida do Advogado Ércio Quaresma ex-defensor do Bruno Goleiro.

Ele subiu ao topo. Tornou-se um dos defensores mais admirados no cenário jurídico. Por um contrato milionário, foi defensor do Bruno, Goleiro do Flamengo, no caso do assassinato de sua namorada Elisa Samúdio, até que foi pego se drogando em uma cracolândia na região metropolitana de Belo Horizonte.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 25 de Novembro de 2011 - 07h26min.
O Dr. Ércio Quaresma foi professor de Direito na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Durante mais de 20 anos de carreira, cometeu deslizes não muito comuns, em se tratando de pessoas do seu nível e de sua formação; Por outro lado foi realizou defesas espantosas, dignas de meste. Se especializou na defesa de acusados de crimes hediondos por assassinato em 1º Grau obtendo bons resultados quase sempre. Isto porque em alguns casos o criminoso era indefensável, digno de toda culpabilidade e nada mais lhe restaria a não ser a pena máxima.

Mesmo assim sua experiência na defesa de criminosos praticamente condenados foi ex…

Sahar Tabar jamais fez 50 cirurgias acabem com a Fake News - O Observador do Mundo

A jovem iraniana Sahar Tabar vem sendo ridicularizada por internautas do mundo inteiro desde que um site publicou que a "mulher iraniana teria feito 50 cirurgias pra se parecer com Angelina Jolie" mas seu rosto teria ficado deformado. Seria isto mesmo? Saiba a verdade a seguir:

Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - 03 Dezembro de 2017

Sahar Tabar é uma jovem iraniana comum, que aos 19 anos vive numa ditadura islâmica radical, em que as mulheres são vistas pela maioria dos homens como apenas objeto sexual, maldição, lixo ou objeto de muitas punições e castigos em todas as áreas. Mulheres jovens bonitas nestes lugares não são apenas assediadas ou violentadas, são escravizadas e forçadas a ficar em silêncio já que não há lei que permita que ousem abrir suas bocas diante das autoridades. Muitas destas jovens são abusadas sexualmente pelos pais, pelos irmãos, vizinhos, colegas de escola, professores, colegas de trabalho e patrões, policiais e políticos. São vítimas de um siste…

A implantação e queda do comunismo socialista e o "Decálogo de Lenin"

O "Decálogo de Lenin" é um resumo do pensamento da implantação do comunismo de modo mais "social". Escrito por um brasileiro de Sorocaba, a obra, por incrível que pareça descreve exatamente a tragédia que o Brasil vive hoje sob a luz do Partido dos Trabalhadores - CONTINUE LENDO:

A "Revolução Bolivariana" era ainda um sonho de Chávez de unificar toda a América Latina sob seu comando. Ele pretendia instalar um regime comunista duro, com maior apelo social mas que culminava no empobrecimento de todas as camadas abaixo dele, e o enriquecimento exclusivo do Estado militarizado e de seus líderes.   Para isto Chávez contava com militantes de esquerda em todo o território latino, e depois do fracasso dos anos 60, finalmente nas últimas duas décadas, conseguiu colocar seus "agentes laranja" no poder em diversos países, entre eles Brasil e Argentina.

Quando o Brasil aderiu ao "Comunismo Socialista", por meio da comemorada ascensão de Luis Ináci…

Aliaa Magda ElMahdy nua é desejada, perseguida, processada, linchada e morta. Um símbolo?

Ela nem se considerava bonita, muito menos sexy. Decidiu se expor como forma de denunciar de modo marcante, o abuso sexual que as mulheres egípcias sofrem, espancamentos e indiscriminação, mas no campo da religião, Aliaa Magda é tida como um monstro.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 03 de Dezembro de 2011 - 06h50min.
 De adolescente a mulher. De ativista a símbolo sexual. Sua decisão de mostrar sua foto numa numa página de blog chocou o Egito, a comunidade islâmica e o mundo árabe. Adquiriu admiração de muitas mulheres que nunca tiveram coragem para fazer o mesmo, embora tivessem desejo. Seu blog atualmente registra mais de 4.400.000 visitantes embora a impacto inicial tenha passado, sua nudez lhe rendeu muita popularidade e muitos problemas. Aliaa saiu do "Blogger" para as ruas:


Nas ruas foi odiada. Foi linchada, ficando bastante machucada. Mais tarde os linchadores descobriram que haviam espancado a moça errada. Não era Aliaa. O ódio da comunidade islâmica lhe rendeu ameaç…

Last Day On Earth - Top dicas pra você sobreviver neste mundo caótico

Nigéria: Menina de 13 anos escrava sexual de 550 homens.

Um alerta para os pais: A menina "A" tinha 13 anos quando sua tia pediu aos seus pais autorização para levá-la de Akuda, no estado de Akwa Ibom para outra cidade, sob a promessa de que receberia melhor tratamento e teria melhores condições de estudo..
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de 2012 - 10h17min.
Segundo a fonte nigeriana "PM News", a menina contou para a polícia que após seus pais terem autorizado a sua ida para o estado nigeriano de Lagos com sua tia, esta mesma a levou para um hotel. Lá  acriança contou que ganhou uma mini-saia, vestidos do tipo "tubo" e um quarto. De acordo com o testemunho da menina ainda, sua tia conhecida apenas como "vitória", teria ensinado como se comportar com os homens.
Até então a menina contou que não entendia o que estava acontecendo "até que começaram a chegar os homens". A fonte citando a menina disse que  ela percebeu que cada uma das outras meninas levavam seus "fregueses&qu…