Pular para o conteúdo principal

Translate this Page

Índia: Délhi: Justiça nega transferência de caso Nirbhaya para outra comarca.

O caso de estupro considerado mais hediondo da Índia está sendo julgado desde o dia 07 de Janeiro, e os acusados: Ram Singh, Mukesh, Pawan Gupta, Vinay Sharma e Akshay Thakur não terão mais o direito de ser, julgados fora da capital federal indiana, depois de gigantescos e violentos protestos populares.

Indian Girl cortesy by "madelinetosh blog" Creative Commom
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 29 de Janeiro de 2013 - 07:50 GMT-3

A manobra dos advogados de defesa da gangue que estuprou "Nirbhaya", tentou de tudo para reduzir o impacto da ira popular sobre seus clientes. A transferência do caso para outra comarca, seria uma dessas estratégias. Sabendo que com a transferência, os defensores dos acusados teriam maiores possibilidades de comprar testemunhas, e vantagens nos bastidores da justiça, populares de Nova Délhi saíram ao encalço dos ardilosos advogados, para evitar que o caso caísse no esquecimento e fosse parar na "geladeira".

A revolta mobilizou milhares de manifestantes durante as duas últimas semanas que gritavam por justiça e pelo fim da corrupção judiciária. Os advogados alegaram que em Nova Délhi a pressão está sendo muito grande, e que pra acalmar a multidão, a ministra-chefe Sheila Dikshit entre outros, estariam tentando condenar rapidamente os réus em função de resolver a questão. Mesmo com a justificativa para o pedido de transferência do caso, a Suprema Corte que é chefiada pelo juiz Altamas Kabir, negou o recurso e os acusados deverão enfrentar seus destinos diante dos olhares do povo de Nova Délhi, que não descançará até que cada um deles tenham uma merecida condenação.

Pena de Morte

Quando o caso de Nirbhaya veio à tona, e os protestos eclodiram no país, a causa de tanta revolta era que não havia uma legislação prevista para estes casos, e as condenações não eram intimidatórias. De acordo com depoimentos anteriores, apenas 10% dos casos de estupro no país eram julgados e raramente alguém era condenado. Com a revolta popular a multidão se levantou pedindo uma lei mais clara e condenações mais realistas, e a "pena de morte" para aniquilar de vez com a "cultura nacional do estupro".

Mas por meio de um pronunciamento, o governo da Índia comemorou a reforma da lei do estupro bem como sua condenação, que terá pena mínima de 20 anos e pena máxima será a prisão perpétua (mesmo em casos de estupros seguido de mortes, mutilações e outras maldades hediondas). A justiça excluiu a possibilidade de pena de morte para estes casos.

Cultura do estupro

Um novo caso de estupro pode ser usado como referência para que pessoas de todos os países entendam a gravidade e a profundidade da cultura de estupro na Índia:

O pedreiro Jaswant Karia, 72 e seu ajudante Nilesh Mule de 19 foram contratados para um serviço num apartamento residencial na cidade de Kalyan. No dia 01 de Dezembro de 2012, enquanto a família dormia, os construtores estupraram uma menina de 13 anos no andar térreo. A menina ficou envergonhada e não sabia como contar para seus familiares. Sem saber o que fazer, ela decidiu contar para duas mulheres da família, uma de 35 e outra de 25 (irmã). As adultas se espantaram e pediram para que a menina não falasse mais com ninguém à respeito, e segundo a Polícia de Kalyan, elas ameaçaram a menina de "terríveis consequências" se contasse pra mais alguém.

Mas no dia seguinte outra vez foi violentada pelos mesmos, e com isto ela reuniu coragem suficiente para dar um telefonema para sua mãe, que estava em outra região. Ela a transferiu para a casa de um parente em outro bairro. Mesmo assim, o pedreiro ligou para o novo endereço diversas vezes se passando por policial, dizendo que ela não deveria apresentar queixa na delegacia, sob diversas ameaças. Citando o "indiatimes" como fonte, que disse que a mãe da menina só chegou na cidade de Kalyan no dia 24 de Janeiro, quando deu queixa dos acusados numa delegacia de polícia local e os acusados foram presos. A família está sob proteção de um programa (Castas e Tribos) para casos de prevenção de atrocidades. e os exames de corpo-de-delito da menina estão sendo aguardados para dar prosseguimento ao inquérito policial.

Já no caso que foi publicado aqui da menina de 07 anos que foi violentada no banheiro da escola, novos relatos revelam que os professores da escola foram acusados pelos pais da criança de terem dado banho na menina e lavado suas roupas, bem como limpado a cena do crime, 72 horas depois da abertura da ocorrência policial. Sem poder encontrar o suspeito, a fonte "indiatimes" revelou que pelo menos 200 pessoas já foram detidas para a comparação com os poucos dados do retrado falado, que na verdade foi fornecido pela menina, a diretora e uma professora... (nem se sabe se a diretora e a professora foram honestas).

A diretora continua responsabilizada por não oferecer proteção para a menina, principalmente porque o banheiro feminino fica ao lado da secretaria do colégio. Será acusada por não garantir a segurança dos alunos, pondo em risco a vida dos estudantes. Disse a fonte.

Postagens mais visitadas deste blog

A nova vida do Advogado Ércio Quaresma ex-defensor do Bruno Goleiro.

Ele subiu ao topo. Tornou-se um dos defensores mais admirados no cenário jurídico. Por um contrato milionário, foi defensor do Bruno, Goleiro do Flamengo, no caso do assassinato de sua namorada Elisa Samúdio, até que foi pego se drogando em uma cracolândia na região metropolitana de Belo Horizonte.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 25 de Novembro de 2011 - 07h26min.
O Dr. Ércio Quaresma foi professor de Direito na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Durante mais de 20 anos de carreira, cometeu deslizes não muito comuns, em se tratando de pessoas do seu nível e de sua formação; Por outro lado foi realizou defesas espantosas, dignas de meste. Se especializou na defesa de acusados de crimes hediondos por assassinato em 1º Grau obtendo bons resultados quase sempre. Isto porque em alguns casos o criminoso era indefensável, digno de toda culpabilidade e nada mais lhe restaria a não ser a pena máxima.

Mesmo assim sua experiência na defesa de criminosos praticamente condenados foi ex…

Aliaa Magda ElMahdy nua é desejada, perseguida, processada, linchada e morta. Um símbolo?

Ela nem se considerava bonita, muito menos sexy. Decidiu se expor como forma de denunciar de modo marcante, o abuso sexual que as mulheres egípcias sofrem, espancamentos e indiscriminação, mas no campo da religião, Aliaa Magda é tida como um monstro.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 03 de Dezembro de 2011 - 06h50min.
 De adolescente a mulher. De ativista a símbolo sexual. Sua decisão de mostrar sua foto numa numa página de blog chocou o Egito, a comunidade islâmica e o mundo árabe. Adquiriu admiração de muitas mulheres que nunca tiveram coragem para fazer o mesmo, embora tivessem desejo. Seu blog atualmente registra mais de 4.400.000 visitantes embora a impacto inicial tenha passado, sua nudez lhe rendeu muita popularidade e muitos problemas. Aliaa saiu do "Blogger" para as ruas:


Nas ruas foi odiada. Foi linchada, ficando bastante machucada. Mais tarde os linchadores descobriram que haviam espancado a moça errada. Não era Aliaa. O ódio da comunidade islâmica lhe rendeu ameaç…

Sahar Tabar jamais fez 50 cirurgias acabem com a Fake News - O Observador do Mundo

A jovem iraniana Sahar Tabar vem sendo ridicularizada por internautas do mundo inteiro desde que um site publicou que a "mulher iraniana teria feito 50 cirurgias pra se parecer com Angelina Jolie" mas seu rosto teria ficado deformado. Seria isto mesmo? Saiba a verdade a seguir:

Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - 03 Dezembro de 2017

Sahar Tabar é uma jovem iraniana comum, que aos 19 anos vive numa ditadura islâmica radical, em que as mulheres são vistas pela maioria dos homens como apenas objeto sexual, maldição, lixo ou objeto de muitas punições e castigos em todas as áreas. Mulheres jovens bonitas nestes lugares não são apenas assediadas ou violentadas, são escravizadas e forçadas a ficar em silêncio já que não há lei que permita que ousem abrir suas bocas diante das autoridades. Muitas destas jovens são abusadas sexualmente pelos pais, pelos irmãos, vizinhos, colegas de escola, professores, colegas de trabalho e patrões, policiais e políticos. São vítimas de um siste…

A implantação e queda do comunismo socialista e o "Decálogo de Lenin"

O "Decálogo de Lenin" é um resumo do pensamento da implantação do comunismo de modo mais "social". Escrito por um brasileiro de Sorocaba, a obra, por incrível que pareça descreve exatamente a tragédia que o Brasil vive hoje sob a luz do Partido dos Trabalhadores - CONTINUE LENDO:

A "Revolução Bolivariana" era ainda um sonho de Chávez de unificar toda a América Latina sob seu comando. Ele pretendia instalar um regime comunista duro, com maior apelo social mas que culminava no empobrecimento de todas as camadas abaixo dele, e o enriquecimento exclusivo do Estado militarizado e de seus líderes.   Para isto Chávez contava com militantes de esquerda em todo o território latino, e depois do fracasso dos anos 60, finalmente nas últimas duas décadas, conseguiu colocar seus "agentes laranja" no poder em diversos países, entre eles Brasil e Argentina.

Quando o Brasil aderiu ao "Comunismo Socialista", por meio da comemorada ascensão de Luis Ináci…

Nigéria: Menina de 13 anos escrava sexual de 550 homens.

Um alerta para os pais: A menina "A" tinha 13 anos quando sua tia pediu aos seus pais autorização para levá-la de Akuda, no estado de Akwa Ibom para outra cidade, sob a promessa de que receberia melhor tratamento e teria melhores condições de estudo..
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de 2012 - 10h17min.
Segundo a fonte nigeriana "PM News", a menina contou para a polícia que após seus pais terem autorizado a sua ida para o estado nigeriano de Lagos com sua tia, esta mesma a levou para um hotel. Lá  acriança contou que ganhou uma mini-saia, vestidos do tipo "tubo" e um quarto. De acordo com o testemunho da menina ainda, sua tia conhecida apenas como "vitória", teria ensinado como se comportar com os homens.
Até então a menina contou que não entendia o que estava acontecendo "até que começaram a chegar os homens". A fonte citando a menina disse que  ela percebeu que cada uma das outras meninas levavam seus "fregueses&qu…

Ecologia - 45 Milhões gastos e Praia de Sepetiba jamais será recuperada

O projeto de recuperação da Baía de Sepetiba parece ser um grande equívoco. Derramar areia de praia onde era manguezal não se parece com uma recuperação ambiental, onde a água apodrecida jamais será retirada, o banho absolutamente proibido e a "nova areia" produz micoses e outros problemas de saúde e as valas negras continuam fluindo normalmente. Custo da Obra: 45 Milhões de reais.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 28 de Dezembro de 2012 - 14:51 GMT-3
A situação de Sepetiba provoca tristeza e desânimo geral. Uma poluição que parece ser irreversível e deprimente. Milhares de pessoas que antes dependiam da pesca, da área de lazer na orla e do turismo local, agora sentem a triste sensação de que foram iludidas, enganadas, roubadas, desrespeitadas e ignoradas.

Está claro que não há qualquer interesse de qualquer setor do governo pela recuperação ambiental da Baía de Sepetiba e suas praias. Definitivamente não.

Os quase dois quilômetros de areia espalhados sobre a lama apodrecida…