Pular para o conteúdo principal

Translate this Page

Incêndio matou mais de 230 jovens em boate - Atualizações constantes

Evento na boate abrigava cerca de 800 jovens, quando show pirotécnico de uma banda que se apresentava no momento, apontou sinalizador para o teto que ocasionou no incêndio da espuma acústica de que era resvestido.

Programação oficial da noite da tragédia
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 27 de Janeiro de 2013 - 13:39 GMT-3
Atualizações - 28 de Janeiro de 2013 - 08:31

A boate "SKY" que é localizada na cidade de Santa Maria, tinha o alvará vencido desde Agosto de 2012. Mesmo assim continuava funcionando, sendo que a casa só tinha uma única saída. A entrada principal.
Por volta das 02:30 os bombeiros chegaram ao local e começaram a lutar contra as chamas e pelo resgate dos feridos e dos corpos.

Com a correria dois fatores causaram as mortes dos jovens:


  1. Pensando em se tratar de uma briga, os seguranças fecharam a porta de saída da casa "Sky". Como o volume era muito grande de pessoas querendo sair, os seguranças, chegaram a pensar que os jovens estavam tentando sair sem pagar a conta.  Novos depoimentos  ao programa de TV "Domingo Legal" revelaram que os seguranças, mesmo estando ouvindo gritos de "incêndio", exigiram que as pessoas só saíssem se pagassem as despesas. Com a persistência das pessoas para sair do local, os próprios clientes derrubaram metade da porta, que os seguranças mantinham fechadas. Com o volume de pessoas tentando escapar, os seguranças acabaram cedendo.
  2. Desesperados para escapar do incêndio, as pessoas não sabiam onde encontrar a saída (que na verdade só havia uma). Desesperados acabaram correndo para a porta mais próxima que na verdade, eram os banheiros. As pessoas foram sendo empurradas para dentro do banheiro e muitas morreram asfixiados. Novos relatos revelam que a maioria das pessoas morreu nos banheiros pelo excesso de pessoas que tentavam entrar achando ser a saída.


Publicidade oficial do trágico evento.

Os corpos estão sendo mantidos no Estadio Esportivo de Santa Maria. Novos testemunhos revelam que com a falta de energia e o excesso de fumaça, as pessoas não sabiam mais pra onde correr, e começaram a seguir os que estavam indo para o banheiro, pensando ser a porta de saída. Autoridades mostraram fotos de pilhas de quase 2 metros de corpos encontrados no banheiro da "SKY". Para a retirada dos corpos, foram utilizados 3 caminhões. Autoridades locais confirmaram por meio de coletiva de imprensa que o número de mortes oficial é de 231 pessoas.

14:31 Autoridades já elevaram para 232 o número das mortes. A presidente Dilma Roussef já chegou a Santa Maria está visitando os hospitais locais que tratam dos 131 feridos e o local onde se encontram os corpos das vítimas.

15:34 O Saulo Valley Notícias lamenta tamanha tragédia e torna público nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos das vítimas, desejando também a rápida recuperação dos feridos, e a responsabilização dos verdadeiros culpados por este horrendo acontecimento.

15:38 Proprietário da Boate não se apresentou até o momento. A namorada avisou que não cederá entrevistas e que está em estado de choque.

17:43 A polícia informou que na parte da manhã ouviu o proprietário da casa, mas que após os Bombeiros terem informado que as saídas de emergência não estavam disponíveis, o empresário não foi encontrado para novos esclarecimentos. A Polícia aguarda pelo seu comparecimento à delegacia.

17:48 Internautas criticam a Rede Globo pelo aplicativo "Pé Na Cova" que convida o internauta a "criar sua lápide divertida"  A promoção que acontecia via twitter acabou acumulando críticas, pelo fato da brincadeira não ter sido cancelada da programação em virtude da tragédia em Santa Maria.

Há 5 dias Miguel Falabela compartilhava sobre as gravações do seriado "Pé Na Cova"
com exibição programada para este Domingo.

No twitter oficial da companhia, a Rede Globo se desculpou, dizendo que a brincadeira não passava de uma "infeliz casualidade".

Rede Globo se desculpou pela gafe da produção que não suspendeu a brincadeira.

17:55 O Governador decretou luto de 7 dias em homenagem às vítimas da tragédia em Santa Maria.
E Corpos de Bombeiros acrescentaram mais uma pessoa na lista triste de mortos, subindo para 233.
Entre as vítimas 120 do sexo masculino e 113 do sexo feminino.

20:57 Neste momento acontecem os velórios. Mas fontes noticiosas confirmam a escassez de caixões e coroas de flores. Muitos familiares estão procurando flores para homenagear os seus mortos e estão tendo muita dificuldade. Segundo foi dito durante todo o dia pelas autoridades locais, a cidade não tem estrutura
para uma tragédia desta natureza. O próprio comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Guido Melo  disse nesta tarde em entrevista ao vivo para a TV Record, que os chamados de emergência geralmente envolvem de 1 a 2 mortes por ocorrência, que eles jamais haviam lidado com uma situação similar.  Os corpos estão sendo mantidos em um comboio de caminhões baús frigoríficos. Uma visão angustiante. Uma fator que dificultou a identificação dos corpos é que os rapazes geralmente carregam os documentos nas carteiras que são mantidas em seus bolsos. Por outro lado as meninas transportam os documentos nas bolsas, que num caso como este, acabam perdendo durante a confusão. Novos depoimentos revelam que o número de pessoas no evento pode ter chegado perto de 1500.

Os Músicos da banda "Gurizada Fandangueira" prestaram depoimentos à polícia, mas os dois homens e as 2 mulheres responsáveis pela boate, ainda não foram encontrados pelas autoridades que buscam maiores explicações.

21:22 Todos os hospitais de Santa Maria estão necessitando muito de doadores de sangue. Pelo menos 30 sobreviventes estão ainda respirando por aparelhos. 16 das vítimas sobreviventes estão com queimaduras pelo corpo. A maioria das vítimas morreu por asfixia ou pisoteadas.

Lembrando ainda que em se tratando de tragédia em danceterias, este é o segundo maior caso da história do Brasil. A Presidente Dilma decretou 3 dias de Luto no país.

23:30 Sobe para 236 o número oficial de mortos. Confirmado pela Rede Globo, ao citar o Ministério da Saúde como fonte.

Atualizações - 28 de Janeiro de 2013 - 08:31

Durante toda a noite os trabalhos de identificação e funerais foram sendo mantidos. Agora pela manhã os enterros recomeçaram. Agências de notícias afirmam que restam apenas 12 corpos a serem enterrados, sendo que 1 deles pertence a um jovem do Mato Grosso do Sul cuja família está neste momento se dirigindo para Santa Maria para buscar o corpo do rapaz. Mas há outras agências que estão afirmando que ainda hoje poderão haver pelo menos 80 enterros. (É complicado como alguém decide tornar públicas informações sem qualquer sentido de responsabilidade).

08:54 Justiça estuda pedir a prisão preventiva de todos os envolvidos direta e indiretamente na tragédia.

79 pessoas continuam sendo atendidas e 39 respiram por aparelhos. Algumas das vítimas saíram andando do incidente e foram pra suas casas. Mas no decorrer do tempo começaram a passar mal, foram hospitalizadas por intoxicação. Equipes médicas induziram estas vítimas ao coma e muitas delas foram informadas como estando em estado de saúde "crítico".

11:14 - O relatórios sobre o número exato dos mortos continua variando. Agora pela Rede Record, no programa "Hoje em Dia" teria sido informado que a prefeitura de Santa Maria teria desmentido o saldo de 236 mortes anunciado pelo Ministério da Saúde, definindo a "Defesa Civil" como órgão que à partir de agora ficará responsáveis por informar a sociedade, bem como as agências noticiosas sobre os resultados da tragédia. Com isto o saldo de mortes volta para 231.

Antes as informações eram fornecidas pelo Corpo de Bombeiros, pela Prefeitura, Pela Defesa Civil e ainda Pelo Ministério da Saúde. Várias fontes ao mesmo tempo informando o mesmo relatórios com base de dados diferentes. O que tem provocado esta confusão, que espera-se que tenha sido temporária. Apesar de tudo, as autoridades estão desempenhando um papel importante e preciso na ajuda aos parentes e vítimas da tragédia, pelo menos neste primeiro momento. Mas relembrando a tragédia da Região Serrana que deixou entre 400 e 600 mortes por deslizamentos de terra, até hoje, as pessoas sobreviventes e familiares das vítimas reclamam de abandono das autoridades, logo que as equipes de mídia deixaram os locais da tragédia.

12:52 Ministério da Saúde solicita que todas as pessoas que estiveram no local, não se feriram e voltaram pra suas casas sem qualquer problema, devem procurar urgente os postos de saúde, porque estão correndo o risco de "Pneumonia Química" que pode levar ao coma e à morte. As reações nem sempre são sentidas de imediato.

"Em situações como essa, é comum que pessoas que inalaram a fumaça não sintam quadro muito grave e não procurem atendimento. Mas podem evoluir nos próximos dias para uma pneumonia química. É muito comum isso, alguns dias depois da tragédia, de pessoas que aparecem com quadro de tosse." (Ministro Alexandre Padilha ao Site O Globo)
Atualizando...

Postagens mais visitadas deste blog

A nova vida do Advogado Ércio Quaresma ex-defensor do Bruno Goleiro.

Ele subiu ao topo. Tornou-se um dos defensores mais admirados no cenário jurídico. Por um contrato milionário, foi defensor do Bruno, Goleiro do Flamengo, no caso do assassinato de sua namorada Elisa Samúdio, até que foi pego se drogando em uma cracolândia na região metropolitana de Belo Horizonte.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 25 de Novembro de 2011 - 07h26min.
O Dr. Ércio Quaresma foi professor de Direito na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Durante mais de 20 anos de carreira, cometeu deslizes não muito comuns, em se tratando de pessoas do seu nível e de sua formação; Por outro lado foi realizou defesas espantosas, dignas de meste. Se especializou na defesa de acusados de crimes hediondos por assassinato em 1º Grau obtendo bons resultados quase sempre. Isto porque em alguns casos o criminoso era indefensável, digno de toda culpabilidade e nada mais lhe restaria a não ser a pena máxima.

Mesmo assim sua experiência na defesa de criminosos praticamente condenados foi ex…

Tecnologia: Conheça "Psiphon" cryptograma que fura bloqueios de acessos à internet contra ditaduras.

O Psiphon é o programa de código aberto desenvolvido para ser distribuído livremente para permitir que países, cujos governos censuram o uso da internet e monitoram ligações feitas com o Skype não consigam detectar a conexão.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 23 de Novembro de 2011 - 07h54min.

Tudo começou quando o Jornalista Ivan Watson da CNN recebeu uma ligação de um jovem ativista sírio de pseudo Musaab al Hussaini via Skype. Além de denunciar a situação no seu país em tempo real, ele descreveu o grau de libertação que o anti-tracker Psiphon lhe proporcionou:



A empresa
A Psiphon Inc. é uma empresa de software que decidiu investir num sistema que pudesse ser adaptado a diferentes situações no mundo. Ele pode ser adaptado de acordo com cada tecnologia de bloqueio e de vigilância utilizado pelos governos, regimes, ditaduras e reinos  no mundo, bastando que desenvolvedores estejam inclinados a utilizar seu código fonte como base da programação.
"Nós da Psiphon acreditamos que a Inter…

Nigéria: Menina de 13 anos escrava sexual de 550 homens.

Um alerta para os pais: A menina "A" tinha 13 anos quando sua tia pediu aos seus pais autorização para levá-la de Akuda, no estado de Akwa Ibom para outra cidade, sob a promessa de que receberia melhor tratamento e teria melhores condições de estudo..
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de 2012 - 10h17min.
Segundo a fonte nigeriana "PM News", a menina contou para a polícia que após seus pais terem autorizado a sua ida para o estado nigeriano de Lagos com sua tia, esta mesma a levou para um hotel. Lá  acriança contou que ganhou uma mini-saia, vestidos do tipo "tubo" e um quarto. De acordo com o testemunho da menina ainda, sua tia conhecida apenas como "vitória", teria ensinado como se comportar com os homens.
Até então a menina contou que não entendia o que estava acontecendo "até que começaram a chegar os homens". A fonte citando a menina disse que  ela percebeu que cada uma das outras meninas levavam seus "fregueses&qu…

Aliaa Magda ElMahdy nua é desejada, perseguida, processada, linchada e morta. Um símbolo?

Ela nem se considerava bonita, muito menos sexy. Decidiu se expor como forma de denunciar de modo marcante, o abuso sexual que as mulheres egípcias sofrem, espancamentos e indiscriminação, mas no campo da religião, Aliaa Magda é tida como um monstro.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 03 de Dezembro de 2011 - 06h50min.
 De adolescente a mulher. De ativista a símbolo sexual. Sua decisão de mostrar sua foto numa numa página de blog chocou o Egito, a comunidade islâmica e o mundo árabe. Adquiriu admiração de muitas mulheres que nunca tiveram coragem para fazer o mesmo, embora tivessem desejo. Seu blog atualmente registra mais de 4.400.000 visitantes embora a impacto inicial tenha passado, sua nudez lhe rendeu muita popularidade e muitos problemas. Aliaa saiu do "Blogger" para as ruas:


Nas ruas foi odiada. Foi linchada, ficando bastante machucada. Mais tarde os linchadores descobriram que haviam espancado a moça errada. Não era Aliaa. O ódio da comunidade islâmica lhe rendeu ameaç…

Blue Whale 1 - O game da morte em nome da Baleia Azul

Blue Whale: O jogo da morte induz adolescentes ao suicídio via Redes Sociais e Skype já fez mais de 130 mortes entre Rússia e Europa, mas já tem adeptos no Brasil - Continue Lendo:


Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 09/04/2017

Poderia ser uma lenda urbana.. Mas o game "Blue Whale" (Baleia Azul) se tornou viral na Europa e na Rússia (desde 2014) deixando pais e as autoridades locais em completo alerta. O game que usa basicamente as redes sociais também promove encontros e eventos fora da web, reunindo suicidas depressivos adolescentes em espantosa e crescente comunidade.

Nos últimos 3 dias as agências internacionais começaram a alertar ao mundo sobre este jogo de auto-flagelação que culmina no suicídio. Os administradores do grupo exercem grandes pressões para garantir que o grupo seja unido, confiável e fiel aos propósitos malignos a que se propõe sem questionamentos.

Uma adolescente disse ao Saulo Valley Notícias que tem a informação de que quando o …

Brasileiros e sírios levam arte às crianças refugiadas colorindo cenários de guerra

Uma iniciativa que merece muitos aplausos levou um grupo de jovens artistas de rua brasileiros, a se encontrar com artistas e ativistas de diversos países em conflito armado. Eles tentam transformar campos de refugiados em escola viva de pura arte em cenário de muitas cores! - Continue lendo:


Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de aneiro 24 de Abril de 2017

"Magic Caravan" é um projeto social criado em 2013 e a ONG Al Caravan atua na Síria , Líbano, Turquia e Alemanha, ajudando a dar um futuro melhor para crianças e adolescentes sentenciadas a viver em campos de refugiados e campos de concentração ainda remanescentes na Alemanha.

Na Síria, o grupo ajuda crianças das regiões mais intensas do país, cujas áreas residenciais e rurais são constantemente bombardeadas pelo regime sírio, milícias islâmicas, Rússia e países ocidentais. Possui pequenos centros de educação em lugares considerados "redutos rebeldes" como Aleppo, Daara, Homs, Latakya, Damasco e Idlib…