sexta-feira, julho 20, 2012

Síria: Chefe militar rebelde anuncia o início da "Hora Zero"


O Coronel dissidente Riad Alassaad anunciou nesta manhã de Sexta o início da "Hora Zero". A contagem regressiva composta por uma orquestração de orperações militares de guerrilha e inteligência que fatalmente levarão à quedo o atual regime Assad, no controle do país há 48 anos.

Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 20 de Julho de 2012 11h26 GMT-3



Denúncia: A Revolução Síria e um número de ativistas alertam para o uso de mísseis Scud com ogivas químicas por parte do Regime Sírio.


Atualizando...

quarta-feira, julho 18, 2012

Síria: 2500 deserções e várias autoridades mortas.

Pelo menos 2500 militares em Idlib foram informados há pouco por terem desertado e se unido ao FSA levando todo o seu equipamento e armamento de acordo com cada especialidade. Ativistas informaram ainda que o número pode ser ainda maior e que as deserções continuam. Além do Ministro de Defesa, outras autoridades estão sendo mortas pela inteligência rebelde, nesta quarta.

Por Saulo Valley -  Rio de Janeiro, 18 de Julho de 2012 as 15h05 GMT-3

O regime sírio vem se desmantelando, depois que o FSA reuniu todas as suas forças e apioadores para marchar rumo a Damasco para derrubar definitivamente o regime de Bashar Assad, que na contabilidade da oposição já matou 19.867 em 486 dias de revolução pelo fim do massacre de civis e por um regime democrático de governo. Video abaixo mostra um ataque rebelde por bomba no prédio da Segurança Nacional da Síria, elevando o número de autoridades militares mortas.


Nesta terça o presidente americano Barack Obama enviou uma mensagem afirmando que o governo americano suspenderia qualquer ajuda aos rebeldes sírios em função das eleições presidenciais, um vez que Barack Obama é candidato à reeleição.

Com a medida, os rebeldes deveriam reavaliar sua progressão para Damasco, mas ocorre exatamente o contrário. Ativistas garantem que o dia 30 de Julho de 2012 é a data-meta estabelecida pelo comando do Exército Livre para a ocupação final de Damasco e a derrubada de Al-Assad para entregá-lo à justiça iunternacional para responder por todos os seus crimes.


domingo, julho 15, 2012

Síria nega massacre: UNSMIS confirma ataque direcionado a ativistas, dissidentes e parentes.

O massacre que deixou centenas de mortos na pequena aldeia de AlTrenseh em Hama causou grande alvoroço internacional, mas a reação do regime sírio não supreendeu. Bashar Al-Assad foi descrito por seu irmão Maher Assad "como um dos homens mais frios do mundo árabe". Bashar desmentiu o massacre, descrevendo a ação militar na região como combate que matou 37 guerrilheiros da oposição.

General Mood em coletiva de imprensa - Atualizações sobre a Síria - 13-07-2012
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro 15 de Julho de 2012 - 12h01 GMT-3
Atualização:  13h54

Mas há relatórios que revelam um número muito maior. 350 corpos encontrados até agora em toda a região.
Os primeiros 40 corpos foram enterrados um uma mesma vala comum mostrada neste vídeo a seguir.  Entre as vítimas lutadores, ativistas, mulheres e crianças.  A região que é formada por população de maioria muçulmanos sunitas foi cercada por volta das 05 horas da manhã de quinta-feira 12, por pelo menos 150 tanques e veículos militares, que segundo testemunhas oculares e sobreviventes, começou a atirar e bombardear as residências aleatóriamente. 


Após cessar o bombardeio, tropas militares, forças de segurança e milícias de Shabihas iniciaram uma varredura em busca de sobreviventes com ordens claras de eliminar qualquer vestígio de vida na aldeia circundada pelo exército sírio regular. As patrulhas duraram cerca de 5 horas, como disseram as testemunhas. durante a incursão do regime sírio na aldeia, os sobreviventes buscavam escapar com vida mas foram perseguidos e alcançados pelas  milícias que abusaram do poder das facas para torturar, humilhar e degolar suas vítimas. De acordo com ativistas, o FSA (Free Syrian Army) uniu-se a ativistas de direitos humanos para procurar os corpos de muitos citados como desaparecidos, uma vez que ao menos 100 pessoas foram encontradas mortas nos rios Orontes e A'asi, que banham a região.


As imagens que não poderemos mostar são ainda mais cruéis. Dentro da mesquita de AlTreimseh foram encontrados 150 corpos de homens, mulheres e crianças. Todos citados como vítimas das forças pró-assad. Dia de maior tristeza para a cidade de Hama e a população solicitava a presença de uma equipe da UNSMIS (Missão de Observadores das Nações Unidas na Síria) para que fosse até  AlTreimseh verificar as denúncias.


A presença marcante da emissora de TV estatal síria
 (marcada de vermelho)  tem um tom de intimidação.
UNSMIS


Neste sábado o General Mood, chefe da UNSMIS revelou que uma equipe da Missão esteve na aldeia e realizou uma série de vistorias que confirmaram a ação premeditada e direcionada do regime sírio para matar dissidentes, familiares de rebeldes e ativistas "usando artilharia, tanques e armas leves". Afirmando o uso de "uma variedade de armas", "resíduos de sangue nas paredes no interior de diversas casas e furos provocados por tiros" mas o chefe da Missão afirmou que a perícia ainda não tinha sido concluída. Neste domingo a equipe da UNSMIS está na aldeia levantando novas provas que levem aos verdadeiros responsáveis pela violência.



SANA Notícias


O site oficial da SANA agência estatal síria de notícias está fora do ar há pelo menos 9 horas. O fato coincide com o anúncio do grupo hacker Anonymous, que na sexta-feira afirmou estar retomando as operações contra o regime sírio em protesto aos massacres de civis correntes no país.



Mesmo assim, nas buscas do "Google Search" foram possíveis de se ver que o a Sana quando estava ainda no ar publicava que 4 terroristas capturados por forças de seguranças haviam confessado suas participações nos ataques "terroristas" que mataram "50" guerrilheiros entre eles 7 civis apenas - Disse a agência.

Com a aldeia sitiada torna-se impossível a aproximação até mesmo de locais, que buscam justamente escapar para não morrer nas mãos do regime. Isto dificulta a confirmação dos números exatos de vítimas.


(Pergunto: Ataques terroristas para matar terroristas?)


A tentativa para entender o número real de mortes  ainda se faz um drama. Um relatório tido como imparcial publicado no "wikipedia" ajuda a perceber que pode haver exageros para mais ou para menos de ambos os lados. A verdade é que apenas 40 pessoas assassinadas foram vistas num velório e seus nomes estavam contidos numa lista de mártires, quase todos com idade de combate. Outra realidade é que o lado rebelde está começando a utilizar morteiros.

terça-feira, julho 10, 2012

Cinema: Ronaldo "Fenômeno" apoiará A Causa Palestina

Fonte árabe de notícias afirmou nesta segunda que o ex-jogador de futebol Ronaldo "Fenômeno" assinou ontem um contrato em que apoiará a produção de um filme que conta a história de um menino palestino que sonhava ser jogador de futebol e teve suas pernas amputadas durante um bombardeio israelense.

Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 10 de Julho de 2012 - 09h21 GMT-3

Ronaldo no Corinthians em 2009.
 Cortesia Wikipedia
 (CC)
O site árabe "gooal24" citou a União palestina de Futebol como dizendo que oficialmente que Ronaldo assinou contrato para a produção do filme que contará a história de Hamad Neirab. O jovem sonhava tanto em ser um grande jogador de futebol que se auto-apelidou de "Ronaldo da Palestina".

O menino que jogava futebol no Clube Rafah, situado na Faixa de Gaza, teve suas pernas amputadas após ter sido vítima de um bombardeio por aviões israelenses, passando a depender de uma cadeira de rodas permanentemente.

De acordo com o "gooal24", o contrato prevê o início das produções do filme em emados de Setembro deste ano no Líbano. A fonte disse ainda que Ronaldo estava acompanhado de seu empresário Fabiano Farah.

A notícia está percorrendo todas as formas de mídia árabe no momento.

segunda-feira, julho 09, 2012

Líbano declara Alerta Máximo na fronteira com a Síria.

Uma fonte libanesa revelou neste sábado que o exército libanês decretou Alerta Máximo na fronteira com a Síria depois que ataques da artilharia síria matou 3 libaneses e feriu outros 7. O Comando do Exército ordenou que a fronteira sírio-libanesa seja endurecida, alertando a suas tropas para "tomarem as medidas necessárias se alguém tentar violar seus limites fronteiriços".




Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 09 de Julho de 2012 - 07h30 GMT-3

Ainda a mesma fonte ligada à "Revolução Libanesa" revelou que mais de 30 mil lutadores alistados no Exército Livre se reuniram na Turquia com o Alto Comando do FSA (Free Syrian Army) para a preparação do ataque direto à Damasco previsto para o próximo dia 30. Ainda na reunião foram citadas várias agências de inteligências e militares representantes de vários países árabes, ocidentais.

A fonte disse ainda que na ocasião os lutadores receberam novos armamentos, coletes anti-foguetes e mais foguetes de ombro visando derrubar as aeronaves sírias. Os recursos foram patrocinados pelos aliados do FSA que prevêm uma aceleração no processo de derrubada do ditador Bashar Al-Assad, segundo a fonte.

De acordo com a "Revolução Libanesa", os ataques centralizados na capital acelerarão as dissidências e a retirada de Bashar Al-Assad do poder. A meta é encerrrar de modo rápido a crise que se arrasta pelo país há 16 meses deixando mais de mil civis mortos mensalmente.

A fonte acredita que (provavelmente) a batalha na capital Damasco se estenderá até o Porto de Latakiya.

"Isto é simbolicamente vital porque enviará uma mensagem para o interior da Síria e do mundo que o leão não é mais presidente da Síria, o que aumenta as oportunidades para prendê-lo ou matá-lo ou a sua fuga para fora do país. Disse a "Revolução Libanesa".

Em contra-partida, o regime sírio já havia dado ordens para limpeza da capital de qualquer foco de dissidência. Para isto utiliza as aeronaves em patrulhas que ajudam a manter o controle sobre a região. Por esta razão o FSA deverá atuar com maior empenho em derrubar as aeronaves e facilitar a progressão em terra dos tropas rebeldes. É esperado maior derramamento de sangue nestes dias e maior sacrifício de moradores nas áreas afetadas pelos confrontos cada vez mais profissionais.

Neste fim de semana os maiores líderes da exércto rebelde estavam reunidos, inclusive em posse de um número de tanques confiscados do Exército Sírio. "Nós estamos perto de virar a esquina" declarou a Revolução Síria ao exibir esta foto:


A Agência independete síria Ugarit, disse que o comando do Exército Livre minimizou os esforços militares do Regime Sírio. Ao falar sobre "a importância das manobras militares da Síria" foram descritas como "fantasmas", disse a Ugarit citando o oficial rebelde Al-Hamoud. Exercícios militares aéreos, navais, e terrestres foram ridicularizados pela oposição dizendo que  a "Síria não tem mais qualquer piloto em rodadas de treinamento, com 100% de certeza." porque tem medo de enviar pilotos de combate e eles não voltarem mais, a exemplo do que vem acontecendo nas duas últimas semanas, quando pelo menos 2 dezenas de pilotos fugiram para a Jordânia. Outro fato revelado pelas fontes é que; em relação aos avançados treinamentos terrestres:  "De norte a sul do país não há mais espaço para este tipo de exercícios".

brigadeiro-general Abdul-Halim
Ali ibn Suleiman
Outra revelção importante nos bastidores da guerra síria, é que foi descoberto que as tropas da Guarda Republicana Iraniana estavam matando aos soldados regulares que se negavam a matar civis, utilizando até aeronaves para este fim. Nesta segunda foi informado que a inteligência rebelde matou o "brigadeiro-general Abdul-Halim Ali ibn Suleiman no comando dos assassinos iranianos na Síria."

Bashar Al-Assad

O site curdo de notícias "ciwanekurd" disse nesta segunda que em uma entrevista para um canal de TV alemão, ao ser perguntado se ele não temia ter o mesmo fim de Muammar Kaddafi; ele teria respondido que "Não. A situação em meu país é bem diferente." Na entrevista que aconteceu neste domingo, Bashar Al-Assad teria rejeitado qualquer comparação entre a Síria e a Líbia, descrevendo o acontecido com o ditador líbio como "um crime brutal". informou "ciwanekurd".

CCLSy

Relatório de civis mortos nesta segunda já chega a 26, segundo a mais importante fonte de estatísticas da revolução, a "CCLSy". De acordo com os recentes relatórios em constante atualização, o número de mortos para o início de uma manhã já é muito alto se comparando com os dias anteriores dos 16 meses da Revolução Síria. 

"Pelo menos 15 mortos em Idlib e Homs, acrescentando mais 5 palestinos. 3 pessoas morreram nos subúrbios de Damasco e outras 3 em Hama."




sábado, julho 07, 2012

Inaugurado o Centro Tecnológico do Parque de Madureira

A "Nave do Conhecimento" no Parque de Madureira foi inaugurada nesta sexta com a presença do Prefeito Eduardo Paes. Cheio de tecnologias digitais, a nave oferece a oportunidade para que jovens estudantes, adolescentes e o público em geral tenha acesso a uma grande gama de cursos. Uma das grandes modernizações no bairro considerado "esquecido" de Madureira.


Na inauguração da "Nave do Conhecimento" após o discurso do Prefeito
Eduardo Paes, foi exibido o filme animado Rio. As crianças adoraram.
Foto "Saulo Valley"
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 07 de Julho de 2012 - 10h52 GMT-3

A praça do Conhecimento de Madureira é repleta de ambientes e espaços suficientes para recepcionar desportistas, crianças, idosos, curiosos e pensadores. Todos ao mesmo tempo e com tranquilidade e requinte. Os quiosques são bem adequados e de um bom gosto, destacado pela lisura de suas geometrias. A grande extensão do parque pode ser medida assim: Atualmente ele começa atrás do Madureira Shopping e "termina" no viaduto de Marechal Hermes! Quando estiver totalmente concluído terá quase a extensão do Aterro do Flamengo! Um bom exercício.

Os quiosques são bem equipados e trazem marcas famosas.
Foto "Saulo Valley"
Outra informação interessante: O Parque de Madureira ficará aberto até às 00:00 de segunda à quinta e nos fins de semana o funcionamento será de 24 horas.

Linda vista da Concha Acústica ao cair na tarde pouco antes das luzes se
acenderem na Quadra do Samba. "Saulo Valley"
O policiamento até o momento parece adequado. O contorno do parque é cercado por grades e há cancelas nas entradas com vigilância da Guarda Municipal motorizada e à pé. A novíssima área de lazer de Madureira é muito bem iluminada reservado ainda espaços mais reservados para quem gosta de um pouco de silêncio em ambientes mais apropriados para reflexão.

Xafarizes não faltaram, ainda uma cascatinha que no verão funcionará como uma
piscina rasa para as crianças calorentas! Fotos "Saulo Valley"
A praça possui 2 espaços apropriados para espetáculos; uma concha acústica batizada de "Praça do Samba" e ainda na área da pista de skate (que está está maravilhosa) um palco digno de superproduções musicais e outros grandes eventos para públicos numerosos. Esta última terá sua inauguração oficial no domingo 08 de Julho, com a presença de Marcelo D2 e um eletrizante campeonato de skate.

O prefeito Eduardo Paes deu atenção aos populares e posou para fotos.
 Fotos "Saulo Valley"
A praça ainda é composta de uma área de brinquedos para crianças, outra para alongamentos, uma área para musculação (de verdade) com máquinas profissionais com anilhas e tudo mais! Possui um mirante e uma área com duas mesas de ping-pong com tampos em vidro temperado montados numa bonita estrutura metálica. A casa da administração é revestida de plantas decorativas de modo moderno e pouco usual.


Lembrando que neste Domingo a pista de skate será inaugurada com show do Marcelo D2. 
Breve o vídeo estará completando esta postagem.

Assista ao slide de imagens feitas por Saulo Valley.

Síria: Intracom: Empresa grega fornece serviço de rádio para agentes de seguranças - Wikileaks

O Wikileaks está de volta com profundas revelações que provocam embaraço e revelam o lado obscuro por debaixo das relações exteriores da Síria em contato com o mundo. A Intracom é uma empresa de telecomunicações sediada na Grécia, que supostamente não deveria favorecer a repressão síria contra a oposição ao regime.


Finmeccanica - SelexElsag - "Snapshot"
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 07 de Julho de 2012 - 07h57 GMT-3

Uma coisa são os empolgantes discursos teatrais de políticos que condenam a Síria por sua dura repressão contra a demanda popular. Outra coisa bem diferente é a relação das empresas destes mesmos países com a repressão da manifestação popular na Síria. Após ter anunciado que publicaria uma grande quantidade de documentos internos da Síria bem como da Revolução Síria, quanto organização, o Wikileaks não esperou  "meses" para cumprir o prometido na semana passada. Cercados de expectativa, os arquivos da Síria estavam sendo esperados por toda a comunidade internacional, a mídia mundial e a opinião pública global.


Parte da lista de e-mails trocados entre o governo da
Síria e a Intracom em 2011 - Wikileaks
No primeiro lote, a empresa de telecomunicações Intratel foi a primeira a se destacar. A empresa grega enviou um comunicado para a agência de notícias grega ekathimerini 

que publicou neste sábado uma nota enviada pela assessoria de imprensa da Intratel, afirmando que suas atividades na Síria foram encerradas desde 2008. Mas documentos revelados pelo Wikileaks mostram ainda atualizações, fornecimentos de equipamentos desde modens até componentes para helicópteros durante todo o ano passado e ainda neste ano.

Os equipamentos são variados. À começar pelos rádios sem fio utilizados pelas seguranças na comunicação interpessoal. A empresa também fornece tecnologia para segurança digital. Assim que os documentos de e-mail foram divulgados pelo Wikileaks o site oficial da Intracom saiu do ar, mas o "Saulo Valley Notícias" encontrou um acesso: "intracom.gr/".

Selexelsag

Outra empresa muito citada nas negociações correntes com a Síria, apesar das Sanções anunciadas pela União Européia, as Nações Unidas e a Liga Árabe; é a empresa dos Estados Unidos "selexelsag.com/".

Esta empresa inclusive fornece logística militar em comunicação, "automação, defesa comunicações, comunicações profissionais, tecnologia da informação e comunicação, logística e mobilidade, segurança, sistemas de aviónica. A empresa tem mais de 7400 funcionários e sedes em Genebra."

A empresa recentemente anunciou ter fechado uma grande contrato avaliado em mais de 5 Milhões de Euros com o Exército Brasileiro na área de comunicações táticas.


O Brasil só foi citado para servir de exemplo no tipo de serviço prestado pela empresa. Todo este recurso nas mãos da Síria só a tornam cada vez mais poderosas em realizar massacres e oprimir seu próprio povo.

sexta-feira, julho 06, 2012

Marinha do Brasil: 32 anos do ingresso da mulher na força armada.

Chamadas para o alistamento militar
feminino americano em 1861
A primeira mulher do mundo a ingressar na marinha foi há mais de cem anos, quando a Marinha americana abriu as portas para as mulheres atuarem na área de enfermagem, ainda na guerra civil americana entre 1861 e 1865. No Brasil este avanço se deu cerca de 120 anos mais tarde. Com a criação da lei 6807 em 07 de julho de 1980. Logo as mulheres começaram a ingressar na força armada, mas com limitadas áreas de atuação. Inicialmente na área da saúde.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 06 de Julho de 2012 - 10h39 GMT-3

A primeira turma de mulheres a ingressar na Marinha do Brasil pertenceu ao CAFRM "Corpo Auxiliar Feminino da Reserva". Uma divisão recém criada para experimentar a atuação da mulher numa organização militar, particularmente absorvida pelo sexo masculino. Em 09 de Outubro de 1987 o CAFRM teve ampliação em suas áreas de atuação por meio de um novo decreto. Mas em 1997 o "Corpo Auxiliar Feminino" foi extinto ao se verificar que as mulheres tinham capacidade para incorporar em qualquer setor da Marinha Naval. Quem aboliu o CAFRM foi o Ministro da Marinha Alm. Mauro César Rodrigues Pereira.

Parte do decreto que ampliava a atuação
da mulher e do CAFRM. Assinado por
 José  Sarney.
O acesso abrangente à Marinha do Brasil para as mulheres permitiu que ocupassem cargos nas áreas de:

"Medicina, de apoio à saúde, engenharia, arquitetura, construção civil, pedagogia, contabilidade, administração, direito, história, comunicação social, museologia, biblioteconomia, informática, economia, serviço social, psicologia, entre outras áreas citadas pela Marinha do Brasil."

Em 28 de Setembro de 2009 Hildelene Lobato Bahia entrou para a história como a primeira mulher a comandar um navio. "Carangola" foi o navio petroleiro (Transpetro) sob seu comando.



A UMEMRJ (União de Militares Evangélicos da Marinha do Rio de Janeiro) estará comemorando neste sábado às 18:00 este evento precioso para a organização não-governamental. A associação conta com mulheres que atuam em todos os setores da Marinha do Brasil e espera reunir um grande grupo de evangélicos de ambos os sexos para celebrar em forma de culto de gratidão pela oportunidade concedia ao sexo feminino, que ingressasse numa das 3 mais poderosas das forças armadas da América Latina!


UMEM - União de Militares Evangélicos da Marinha comemorarão ingresso
da mulher na Marinha do Brasil neste Sábado.
A UMEM funciona da Rua Conde de Agrolongo, 748 no bairro da Penha, no Rio de Janeiro.

quinta-feira, julho 05, 2012

Síria: Divergências na forma de cessar a violência impedem a ação da ONU diz Gen Mood.

Com as atividades suspensas desde 15 de Junho, a UNSMIS (Missão dos Observadores das Nações Unidas na Síria) aguarda uma substancial diminuição no grau de violência no país para que a equipe volte a cumprir suas metas. Nesta quarta-feira o General Mood, chefe da UNISMIS declarou que "as divergências na forma de cessar a violência na síria estão produzindo muita discussão, muitos encontros e muito pouca ação."

"as divergências na forma de cessar a violência na síria estão produzindo
 muita discussão, muitos encontros e muito pouca ação."
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 05 de Julho de 2012 - 08h40 GMT-3
Atualização: 10h31

Na Síria o terror vai ganhando magnitude. A cidade de Palmyra, que amarga um dos mais assustadores massacres em sua história impetrado pelo ex-presidente Hafez Assad, agora está sob sufocante cerco militar, com toque de recolher às 22 horas anunciado por alto-falantes, fechamento do comércio e a proibição de trânsito de motocicletas registradas ou não. Aviões militares estão sobrevoando a cidade periodicamente, o que assusta ainda mais a população como prenúncio de pesadelos já vividos por outras cidades sírias desde o massacre de Houla.

Moradores e ativistas atribuem esta ação ao esforço do regime sírio de esmagar os grupos rebeldes armados que o al-Assad chama de terroristas, mas o grau de violência implementado contra a população síria tem atraído grupos de todo o Oriente Médio, inclusive o PKK (grupo saladino curdo que atua na Turquia). A entrada dos grupos armados curdos: PKK (Turquia) e do PYD (Curdistão Iraquiano) aconteceu em consequência do regime considerar terrorista a qualquer estrangeiro em suas terras, inclusive os curdos têm sido atacados pelo regime.


Baba Amr - 09h06 Aviões militares estão bombardeando a cidadela de Baba Amr em Homs neste exato momento. Grupos rebeldes estão em agigantado combate contra as forças de ASADI (Al-Assad) na região. Neste momento as tropas do FSA estão posicionadas nos arredores da cidade. Rebeldes comemoram a derrubada de um dos aviões do regime há 19 minutos..


Damasco Sub -Temendo as deserções volumosas que andam ocorrendo nas fileiras do exército sírio regular, mísseis, foguetes e morteiros têm sido a alternativa do regime para continuar combatendo a insurgência. Por outro lado, citando o subúrbio de Damasco como exemplo, onde centenas de pessoas estão sendo feridas dentro de suas casas, ou nas ruas enquanto fogem da violência. Mísseis provocando estragos arrasadores. Em Qudsaya a deserção anuncia do do General de Brigada Mustafá Talas Munaf, um dos comandantes da 105 Guarda Republicana Síria. No bairro de Harasta um farmacêutico foi ferido com um tiro no pescoço durante tiroteio aleatório provocado pelo regime sírio. Lubna Silveira que é jordaniano, mesmo ferido foi sequestrado pelas forças do regime logo que iniciaram a retirada das tropas da região.


Video: Helicópteros e tanques sírios estão se tornando sucatas




Canto Monte -  lugar da sede da 4ª Brigada que era comandada pelo terrível Maher Al-assad continua enfrentando massivos ataques de forças rebeldes, além de deserções volumétricas e o número de mortes de soldados regulares já passa de dezenas nesta manhã. Helicópteros têm sido utilizados em operações anti-revolução.


Hama - Helicópteros fazem vôos rasantes sobre os telhados. Populares temendo os bombardeios fugiram, mas alguns voltaram para protestar - Video:




Idlib - Forças de segurança incendeiam as plantações como castigo à população que apóia os grupos rebeldes que lutam para retirar o ditador Bashar Al-Assad do poder. O número de mortos já chega a 5 nas primeiras horas do dia. Shabihas foram citados como responsáveis pelo sequestro de pelo menos 76 pessoas numa área industrial.


Aleppo - Tropas rebeldes conseguiram recuperar o prédio do Hospital Nacional em Aleppo, expulsando e matando militares pró-assad.


CCLSy - O Comité de Coordenação de Locais da Síria relatou que já há 24 mortos confirmados nesta manhã de quinta-feira.


Video: Entrevista coletiva do General Mood sobre a crise síria:




terça-feira, julho 03, 2012

Síria: Exército livre mata 200 shabihas e outros 68 se rendem - Quase 300 armas apreendidas.

Uma das grandes vitórias atribuídas ao Exército Livre que luta para derrubar o ditador Bashar Al-Assad foi a libertação do bairro da região de "Sgayan" na cidade de Idlib. O bairro estava sob controle dos Shabihas que agem em nome do regime sírio realizando aquelas mais horríveis mutilações e estupros dos últimos meses que tem causado grande embaraço à comunidade internacional.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 03 de Julho de 2012 - 18h49 GMT-3
Atualização 21h10

Uma informação publicada pela "MCSY", órgão noticioso da Síria que afirmou que neste momento pelo menos 60% da Síria está fora do controle do regime sírio. A fonte disse ainda nesta segunda que em apenas 2 semanas pelo menos 1300 pessoas foram assassinadas em todo país. A maioria das vítimas foram martirizadas por bombardeios e massacres proporcionados por milícias de Shabihas e forças de segurança. "MCSY" citando a "CCLSy" disse que Douma foi declarada "uma cidade devastada pela guerra" tendo esta última solicitado a intervenção internacional para a proteção dos civis que ainda permanecem na região. Enquanto a mídia não se refere à respeito, a "MCSY" tem confirmado que helicópteros sírios têm sido utilizados para bombardear cidades sírias de Talkalakh, Al-Quşayr, Al-Rastan e Talbisah, tendo muitos mortos e feridos como resultado.


Video: A prisão dos 68 Shabihas que assolavam as famílias dos bairros de Idlib. Na verdade esta é a primeira grande prisão de Shabihas efetuada pelo FSA desde o início da revolução síria em Março de 2011.


CCLSy (Coordenação de Locais da Síria) revelou que nesta segunda 71 civis morreram em consequência dos ataques esmagadores das forças militares e ofensivas do regime sírio. De acordo com o relatório:


  • 14 pessoas  morreram em Deir Al-Azour
  • 12 pessoas morreram na região suburbana de Damasco
  • 10 pessoas morreram em Aleppo e Hama.
  • 5 pessoas morreram em 3 locais ainda não detalhados.
No último domingo na região rural de Houla as forças do regime incendiaram as plantações para impedir que a população deslocada tenha com que se alimentar.


Este ataque também é para prevenir que as forças rebeldes utilizem as plantações como camuflagem. Desde o massacre de Houla, grupos armados têm sido formados à partir da população aliada a dissidentes com objetivo de proteger a região de massacres como aqueles que deixaram 108 civis mortos entre eles 51 crianças em 25 de Maio deste ano.


Nesta segunda Al-Houla ficou debaixo de bombardeio pesado. Sendo atacada por tanques e mísseis.


Atualizando...


Momento da chegada das tropas sírias na ocupação de aldeias em Idlib há 2 dias.

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: