segunda-feira, dezembro 24, 2012

Estação das chuvas alaga partes da Inglaterra, Escócia e Gales

Neste domingo as chuvas torrenciais de fim de ano já chegaram na Europa e já há mais de 150 alertas de inundações na Europa, mais especialmente na Inglaterra, Escócia e Gales. 

Foto cortesia de "soil-net.com" This work is licensed under a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.0 License.
 
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 24 de Dezembro de 2012 - 08:54 GMT-3

Deslisamentos de terra, carros sendo arrastados, casas e linhas férreas sendo inundadas. Citando a "BBC News" que disse que na cidade de Stonehaven houve o transbordo do Rio Carron, que levou as equipes de emergência a retirar cerca de 100 famílias que estavam em condições de risco. Na região alagada há muitas pessoas sendo regatadas e há as regiões em que o nível da água que era de cerca de 1,5 metros baixou e deixou cenários de destruição superficial, sujeira, e lama.

Fazenda inundada - Foto cortesia de "soil-net.com" This work is licensed under a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.0 License.
 
A fonte disse ainda que há 4 estações de trem sem funcionamento devido às enchentes e outras 2 que tiveram suas linhas interrompidas por deslisamentos de terra. Em Shetland a meteorologia espera ventos de até 70 km/h, disse a agência.

Outro dado preocupante citado pela "BBC" é que especialistas europeus afirmam que a chuva forte que cai sobre a Escócia agora voltam para Inglaterra e Gales devendo à noite causar mais inundações. Agências européias destacam o fato de que as enchentes estão destruindo as comemorações do Natal para muitas famílias, o que tem sido uma grande lástima.

A Agência SkyNews destaca ainda o país da Ucrânia, como sendo um dos grandes alvos das chuvas deste fim de semana. No momento não há relatos de mortes, além de relativas pequenas perdas materiais.

Apesar do grande transtorno habitual nesta época do ano, a Europa possui um eficiente sistema de prevenção a inundações e as equipes atuam com rapidez e excelentes resultados marcam este esforço com o mínimo de prejuízos materiais, e na maioria dos anos o número de mortos em inundações é menor que 3. Inundações no Brasil já representam um número exagerado de mortos e prejuízos incalculáveis que ultrapassam a casa dos bilhões.

Fim de ano chegando e as inundações, bem como os tremores de terra fazem parte do calendário e já é hora de estarmos todos atentos. Quanto maior o calor, maiores serão as inundações. Se não forem no Brasil serão em outros países, mas o elevadíssimo calor tem deixado muitos especialistas em estado de alerta.

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: