segunda-feira, junho 18, 2012

Música: Conheça o som de Michael Kiwanuka, BBC Awards 2012

Michael Kiwanuka é um jovem de 24 anos que transpira sonhos e pesadelos. A profundidade de sua alma estampada em suas músicas como uma bóia lançada ao mar como última alternativa para a salvação. Refugiado em seu tenso mundo inspiracional, esta angustiante ansiedade estampada em suas melodias e letras, provocam excitação e reflexão. Calmaria vem com a sensação de que o ouvinte finalmente chegou ao encontro marcado há séculos consigo mesmo.


Michael Kiwanuka - "Snapshot"
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 18 de Junho de 2012 - 11h04 GMT-3
Atualização: 13h16

Portador de uma voz melódica e firme, ao mesmo tempo estranha e familiar, Michael nasceu em 1988 na Uganda tendo crescido no Norte da Inglaterra. Encontrou em Jimi Hendrix, Bill Withers e Bob Dylan destaque dentre outras influências vindas de pelo menos uma dezena de artistas da velha soul music. Michael  cresceu se sentindo predestinado a ser guitarrista e tocar em algumas bandas em que se sentisse confortável.

Habituado a "cair na estrada", o jovem talento grava vídeos durante suas viagens acompanhado com apenas um(a) agente, que dirige, filma, fotografa e realiza um monte de tarefas paralelamente acumuladas. E esta aparente ou real solidão estampada em suas melodias, vem conquistando platéias cada vez maiores. Músicas cada vez mais focadas em suas próprias experiências de vida, ou em sua pré-disposição para experimentar a vida. Isto fica muito claro quando se assiste o vídeo intitulado "Lasan". Um som antigo que se mostra novo numa voz desconhecida que expressa sentimentos bastante conhecidos do público. "Hummm leave me alone" (deixe me só).


Ele pretendia ser apenas um músico que acompanhava artistas mas o destino lhe reservou outra atividade. Kiwanuka foi não só se inspirando nas antigas e lendárias técnicas de guitarra do soul, mas também  encontrou no canto, a força para se expressar melhor e expor seus sentimentos. Sua voz tem sido comparada com a voz do lendário Bill Withers. Influenciado por ele ou não, "MK" tem buscado aprender com a vida e com a música anterior ao seu tempo, para sobrepor as infinitas propostas musicas do seu próprio tempo. Competitividade que vem sendo esquecida à cada nova apresentação. Michael Kiwanuka tem realmente conquistado a atenção da mídia globalizada e hoje está aqui, figurando no Saulo Valley Notícias como um grande talento internacional que acaba de despontar na Europa. Aliás seu reconhecimento veio em 06 de Janeiro de 2012. O novato Michael Kiwanukadisputava com A$AP RockyAzealia BanksDot RottenDry The RiverFlux PavilionFrank OceanFriends, Jamie N Commons, Lianne La HavasNiki & The DoveRen HarvieuSkrillexSpector and StooShe um dos mais importantes prêmios musicas da Europa, o BBC Awards e venceu.

Aparente limitação nos vídeo gravados sozinho, quase sempre às margens das estradas por onde passa ou com o case do seu violão folk aberto no chão da calçada, como que pedindo umas moedas para um humilde artista de rua... engano. Michael é um músico versátil e já habituado com músicos de primeira linha. 


Ao vencer o BBC Award, o novato talentoso se mostrou maduro em suas técnicas apesar de possuir um rosto tão jovem, para acumular tanta vivência musical!  Esta realidade você pode verificar em "Whole Lotta Love" (Led Zeppelin), gravado numa jazz/rock/alternativo session no "Maida Vale studios" para a própria BBC britânica.


...Ou em uma apresentação ao-vivo logo após ter sido anunciado como vencedor do BBC Awards 2012 para a Rádio BBC, aonde se sentiu mesmo em casa, ou melhor na estrada. Em 2011 MK foi convidado para fazer a abertura de toda a turnê de ninguém mais que Adele, a artista mais destacada da atualidade em toda a Europa.
Um presente que abriu as portas para um novo mundo.


Michael foi recentemente contratado pela Polydor Records depois de ter passado pela Iterscope Records,  e do dia 12-15 de Junho 2012 esteve em apresentações impactantes em Nova York, mencionadas no THE New York Times e no VH1. Michael Miwanuka já tem seu próprio espaço no canal VEVO e é comentado como uma das maiores apostas da atualidade para se eternizar como grande talento da música alternativa/black mundial.

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: