terça-feira, janeiro 10, 2012

Síria: Al-Assad mantém seu jogo com a Liga Árabe enquanto Observadores são agredidos.

Parece que tudo vai caminhando conforme o planejado. A Liga Árabe foi posta numa situação em que só lhe resta ser cada vez mais ridicularizada. De acordo com o Ex-agente da CIA Robert Baer, a Irmandade Muçulmana seria a única organização com poder para estabilizar o Oriente Médio. Nesta terça, Al-Assad fez um discurso de mais de 1 hora, fazendo demonstrações de controle da situação.

Cortesia: "Syria-Cartoons"
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 10 de Janeiro de 2012 - 16h23min.

O presidente sírio em seu discurso disse mais uma vez que não há nenhuma ordem em nenhum nível do governo para atirar em civis. Anunciou um referendo para o mês de Março com a apresentação da "nova constituição" (prometida desde que tomou posse em 2000).


Até esta segunda (09), pelo menos 11 observadores foram atacados. De acordo com a Liga Árabe que se pronunciou em condenação aos atos violentos de partidários de Al-Assad, cujo governo se comprometeu a assegurar a proteção dos Observadores ao assinar o protocolo proposto pelo Conselho de Ministros Árabes.

No meio de um grande tiroteio a Liga Árabe vem sendo ridicularizada pela oposição e pelo regime sírio ao mesmo tempo, sendo exposta de forma cruel para a mídia internacional. Em um comunicado de imprensa o Dr. Nabil Al-Arabi reafirmou a permanência dos Observadores em terras sírias e solicitou ao regime sírio e a oposição para impedir qualquer "campanha de incitamento contra a missão". Ele ainda elogiou a coragem dos profissionais que aceitaram a missão, bem como condenou atos que considerou "irresponsáveis" de violência contra os monitores da Universidade.

Não deixa de estar certa, que aliás, segundo a Reuters, declarou o Ministro das Relações Exteriores russo que "Os observadores estão ajudando a Síria", porque "estão permitindo ao mundo ter a visão real do que acontece no país".

Outra forma de enfraquecer a Liga Árabe: Dos 22 associados, vários Estados-membros, não estão mantendo suas contribuições para a Liga em dia, o que se apresenta como um problema a se agravar a médio-longo prazo. O Dr. Nabil aproveitou sua declaração para pedir aos Estados-membros a atualizar suas parcelas...

Detalhe

O número inicial proposto era de 500 observadores, e a Rússia propôs uma missão democrática com número ainda maior, enviando também seus próprios observadores para que o relatório não tenha só um lado... Mas na realidade apenas 180 observadores estão no país e não são capazes de cobrir nem um perímetro de 100 metros em torno de si, muito menos todo o país sendo varrido ao mesmo tempo por forças armadas do regime.

Resposta da Oposição

Já o presidente do CNS (Conselho Nacional Sírio) disse que "o regime sírio não aprendeu nada com estes 10 meses de revolta, definindo seu discurso como "fofoca e negação da realidade a fim de continuar a violência". Ele exortou ainda a "comunidade árabe e internacional a continuar a pressionar a Síria afim de proteger os sírios".


Enquanto a política apresenta seu prós e contras, a população síria só se depara com o contra. Até a primeira metade desta terça, pelo menos 30 civis haviam sido mortos pelas forças de segurança e o exército sírio.

No lado americano - Este vídeo contém declarações de que a Síria ameaçou atacar Israel no caso de uma intervenção militar Ocidental.


Video: Apesar de mal editado, este é o vídeo contendo o discurso de Alassad na íntegra, em árabe e sem legendas.

Artigo em Destaque

Pra quem reclamar quando autoridades estão ligadas aos criminosos?

Quando você se vê atingido por uma autoridade usurpadora do teu próprio direito, a quem reclamar, quando você sabe que a autoridade máxima ...

Leia também: