sexta-feira, janeiro 13, 2012

China: Suco de Laranja brasileiro pode ter importação proibida.

Foto: "Steve O" by Creative Commons
Depois das denúncias dos Estados Unidos sobre uma possível contaminação do suco de laranja importado do Brasil, a China (4º maior importador do suco de laranja brasileiro) entrou em alerta e iniciou uma investigação para decidir, de acordo com os resultados, se proibe a importação do suco brasileiro ou retira suspensão.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 13 de Janeiro de 2011 - 07h08min.

Após o governo americano ter informado a detecção de uma grande quantidade de fungicida "Carbendazim" nos produtos da Coca-cola Company, o FDA iniciou uma investigação para saber a origem da contaminação, mas apenas 10% de todo o suco de laranja importado pelos EUA são provenientes do Brasil.

A China é o 4º maior importador do suco de laranja nacional, mas tem outros fornecedores como Canadá e México. De acordo com o FDA, uma quantidade acima do permitido de Carbendazim foi encontrada neste produto brasileiro e as autoridades chinesas iniciaram uma investigação desde o dia 4 deste mês com previsão para ser concluída no dia 14. De acordo com o porta-voz da FDA West, o Sr. Siobhan DeLancey, citado pelo site "news.ynet" que disse que mais de 30 amostras foram colhidas dos produtos importados dos 3 países.

Se encontrados níveis nocivos à saúde de fungicidas, o governo chinês deverá descartar toda a produção importada e suspender novas importações, por outro lado, já que a denúncia partiu da Coca-cola americana, a filial chinesa garantiu que os níveis de fungicidas encontrados em seus produtos estão dentro das conformidades legais humanamente suportáveis. 

A fonte informou que; de acordo com testes em laboratório realizado em animais, os fungicidas consumidos em níveis elevados podem levar à lesões hepáticas de alto risco.

Os 4 maiores importadores do suco de laranja brasileiro são: União Européia, Estados Unidos, Japão e China. Os Estados Unidos importam sucos brasileiros há mais de 3 décadas.

Brasil

O Ministro da Agricultura brasileiro, Mendes Ribeiro, disse que não há problemas com o suco de laranja nacional e que os níveis de Carbendazim estão dentro da normalidade. Citando o site  especializado em agricultura "noticiasagricolas" que citou o ministro como dizendo:

“Nossos técnicos já estão conversando para mostrar que a nossa condição é extremamente normal e não temos nenhum problema para ser comercializado nosso suco de laranja.”

Entendendo as regras

Em geral cada país determina o limite de fungicida permitido em seus produtos alimentícios.  De acordo com os dados fornecidos pelo site "noticiasagricolas", O nível de fungicida encontrado no produto da Coca-cola americana, representa 30 "ppb". No Brasil, o Ministério da Saúde permite até 5 Mil ppb. No Japão 3 Mil ppb, No Canadá 1000 ppb e na União Européia 200 ppb. EUA 80 ppb. A fonte chinesa revelou que desde 02 de Janeiro de 2011, o Ministério da Saúde chinês determinou os níveis de fungicidas em até 5 Mil ppb.

A China importou em 2011 cerca de 5.395.200 toneladas de suco de laranja, que segundo o "ynet", citando a Associação de exportadores de suco de laranja brasileiro que afirmou que a demanda chinesa represento4,67% de todo o suco brasileiro exportado. A União Européia importou (68,04%), os Estados Unidos (14,51%) e o Japão (6,10%).

Os fungicidas são utilizados na preparação das sementes ou mesmo do solo, bem como na pulverização da plantação. Os principais fungos adversários da boa qualidade da produção são conhecidos como "pinta preta" e "estrelinha".

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: