Pular para o conteúdo principal

Translate this Page

Amuda: O drama da comunidade curda na Síria

Uma história complicada e difícil de se resolver sem um esforço comum, a comunidade curda já sofreu todo o tipo de barbárie e privação possível. Da limpeza étnica à perseguição internacional. Isolados em pequenas regiões entre Irã, Síria, Turquia, Romênia e Iraque, os curdos lutam pelo direito de cidadania e liberdade cultural.

Cortesia: Yekiti Med
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 09 de Janeiro de 2012 - 12h08min.

Amouda: Síria: O povo curdo tem, sobrevivido de modo triste. A tribo que era numerosa e ocupava parte do Oriente Médio. Estranhamente a origem do povo curdo se mantém historicamente inexplicada. Alguns acreditam que tenham surgido a partir dos medos com referência registrada perto de 1446.

Na Síria, o país da opressão, os sobreviventes vivem um proibição militar de falar em sua própria língua. Como se não fosse suficiente, o regime sírio lhes nega o direito à cidadania e mesmo de serem reconhecidos como uma civilização antiga denominada curda.

Dizimados e rejeitados os curdos espalhados em todo planeta lutam para viver uma vida digna, enquanto são privados de passado, e de viver suas próprias vidas. Frustrados por não encontrar meios de assumir sua própria identidade o povo curdo na Síria luta pelos direitos das demais tribos enquanto que sua própria existência lhes permanece sendo negada pelo regime de Al-Assad.

Isolados e sem direito de expressão linguística e cultural, Amouda é um "lugar qualquer em lugar nenhum" aonde vivem milhares de "ninguém". Para sepultar de vez sua história, seus bairros, ruas, praças e aldeias são batizadas com nomes árabes e suas vidas são marcadas pela injustiça econômica. O povo de Amouda, que não quer permanecer calado, acredita na força da manifestação pacífica e por suas ruas marcham dias e noites, clamando pelo direito ao reconhecimento de sua própria origem, história, e existência.

Cortesia: Yekiti Med
O "Movimento Curdo pela Identidade" iniciou em 2004 e foi recebido com grande repressão nas regiões curdas de Damasco e Aleppo. Este evento ficou conhecido como "A Revolta Qamishli", violentamente reprimido pelo partido Ba'ath, resultando em terrível derramamento de sangue e dispersão de massa.

Os mais de 1.9 milhões de curdos representam a maior comunidade minoritária étnica no país e 15% da população síria concentrada no Norte, Nordeste da Síria, ainda em Damasco e Aleppo. O "syrianswa.org"  conta que no período Hafez Assad a população curda tinha mais liberdades, até que no regime de Bashar a repressão tomou ligar e a constituição ganhou uma série de emendas que suprimiam aos curdos o direito de qualquer tipo de manifestação de sua cultura e idioma. Até mesmo escritores que publicaram livros na língua curda foram condenados a 5 anos de prisão, a exemplo de Habib Hibraim. Cantar ou ensinar uma canção curda até 2005 era um risco de prisão e possivelmente de pesadas torturas... Especialistas atribuem a péssima situação humanitária dos curdos a esta total supressão de seus direitos, elevando a insegurança e a angústia social a níveis extremos.

Referência: http://syrianswa.org/node/164  Agradecimento à comunidade curda Yekiti Med pelo suporte e fornecimento de conteúdo.

Postagens mais visitadas deste blog

A implantação e queda do comunismo socialista e o "Decálogo de Lenin"

O "Decálogo de Lenin" é um resumo do pensamento da implantação do comunismo de modo mais "social". Escrito por um brasileiro de Sorocaba, a obra, por incrível que pareça descreve exatamente a tragédia que o Brasil vive hoje sob a luz do Partido dos Trabalhadores - CONTINUE LENDO:

A "Revolução Bolivariana" era ainda um sonho de Chávez de unificar toda a América Latina sob seu comando. Ele pretendia instalar um regime comunista duro, com maior apelo social mas que culminava no empobrecimento de todas as camadas abaixo dele, e o enriquecimento exclusivo do Estado militarizado e de seus líderes.   Para isto Chávez contava com militantes de esquerda em todo o território latino, e depois do fracasso dos anos 60, finalmente nas últimas duas décadas, conseguiu colocar seus "agentes laranja" no poder em diversos países, entre eles Brasil e Argentina.

Quando o Brasil aderiu ao "Comunismo Socialista", por meio da comemorada ascensão de Luis Ináci…

A nova vida do Advogado Ércio Quaresma ex-defensor do Bruno Goleiro.

Ele subiu ao topo. Tornou-se um dos defensores mais admirados no cenário jurídico. Por um contrato milionário, foi defensor do Bruno, Goleiro do Flamengo, no caso do assassinato de sua namorada Elisa Samúdio, até que foi pego se drogando em uma cracolândia na região metropolitana de Belo Horizonte.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 25 de Novembro de 2011 - 07h26min.
O Dr. Ércio Quaresma foi professor de Direito na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Durante mais de 20 anos de carreira, cometeu deslizes não muito comuns, em se tratando de pessoas do seu nível e de sua formação; Por outro lado foi realizou defesas espantosas, dignas de meste. Se especializou na defesa de acusados de crimes hediondos por assassinato em 1º Grau obtendo bons resultados quase sempre. Isto porque em alguns casos o criminoso era indefensável, digno de toda culpabilidade e nada mais lhe restaria a não ser a pena máxima.

Mesmo assim sua experiência na defesa de criminosos praticamente condenados foi ex…

Nigéria: Menina de 13 anos escrava sexual de 550 homens.

Um alerta para os pais: A menina "A" tinha 13 anos quando sua tia pediu aos seus pais autorização para levá-la de Akuda, no estado de Akwa Ibom para outra cidade, sob a promessa de que receberia melhor tratamento e teria melhores condições de estudo..
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de 2012 - 10h17min.
Segundo a fonte nigeriana "PM News", a menina contou para a polícia que após seus pais terem autorizado a sua ida para o estado nigeriano de Lagos com sua tia, esta mesma a levou para um hotel. Lá  acriança contou que ganhou uma mini-saia, vestidos do tipo "tubo" e um quarto. De acordo com o testemunho da menina ainda, sua tia conhecida apenas como "vitória", teria ensinado como se comportar com os homens.
Até então a menina contou que não entendia o que estava acontecendo "até que começaram a chegar os homens". A fonte citando a menina disse que  ela percebeu que cada uma das outras meninas levavam seus "fregueses&qu…

Ecologia - 45 Milhões gastos e Praia de Sepetiba jamais será recuperada

O projeto de recuperação da Baía de Sepetiba parece ser um grande equívoco. Derramar areia de praia onde era manguezal não se parece com uma recuperação ambiental, onde a água apodrecida jamais será retirada, o banho absolutamente proibido e a "nova areia" produz micoses e outros problemas de saúde e as valas negras continuam fluindo normalmente. Custo da Obra: 45 Milhões de reais.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 28 de Dezembro de 2012 - 14:51 GMT-3
A situação de Sepetiba provoca tristeza e desânimo geral. Uma poluição que parece ser irreversível e deprimente. Milhares de pessoas que antes dependiam da pesca, da área de lazer na orla e do turismo local, agora sentem a triste sensação de que foram iludidas, enganadas, roubadas, desrespeitadas e ignoradas.

Está claro que não há qualquer interesse de qualquer setor do governo pela recuperação ambiental da Baía de Sepetiba e suas praias. Definitivamente não.

Os quase dois quilômetros de areia espalhados sobre a lama apodrecida…

Aliaa Magda ElMahdy nua é desejada, perseguida, processada, linchada e morta. Um símbolo?

Ela nem se considerava bonita, muito menos sexy. Decidiu se expor como forma de denunciar de modo marcante, o abuso sexual que as mulheres egípcias sofrem, espancamentos e indiscriminação, mas no campo da religião, Aliaa Magda é tida como um monstro.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 03 de Dezembro de 2011 - 06h50min.
 De adolescente a mulher. De ativista a símbolo sexual. Sua decisão de mostrar sua foto numa numa página de blog chocou o Egito, a comunidade islâmica e o mundo árabe. Adquiriu admiração de muitas mulheres que nunca tiveram coragem para fazer o mesmo, embora tivessem desejo. Seu blog atualmente registra mais de 4.400.000 visitantes embora a impacto inicial tenha passado, sua nudez lhe rendeu muita popularidade e muitos problemas. Aliaa saiu do "Blogger" para as ruas:


Nas ruas foi odiada. Foi linchada, ficando bastante machucada. Mais tarde os linchadores descobriram que haviam espancado a moça errada. Não era Aliaa. O ódio da comunidade islâmica lhe rendeu ameaç…

Mais de 50 bombeiros lutam para apagar incêndio na Universidade de Nottingham

Inglaterra: Um incêndio gigante tem sido reportado como tendo início no fim do dia desta sexta-feira, num pavilhão que pertence à Universidade de Nottingham. Citando o site "itv" como fonte que disse que quase 60 bombeiros estão lutando para apagar as chamas que queimam sem parar.

Atualização: 13/09/2014


Atualização: 13/09/2014 - As autoridades informaram que o setor que foi destruído pelas chamas era o laboratório da universidade, que na verdade estava vazio porque passava por reformas. Ninguém se feriu.
Tags:
Nottinghan University, INCÊNDIO, chamas, fogo, Corpo de Bombeiros, prejuízos, Saulo Valley, O Observador do Mundo,