quarta-feira, dezembro 21, 2011

Wukan: Autópsia comprova morte por tortura do Ativista Xue Jimbo.

"Chinese-Demand"
As atualizações sobre as crises na província chinesa de Guangdong. Os últimos vídeos e as mais recentes histórias.

Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2011 - 15h47min.
Atualizações: 17h32min.

Em Haimen as pessoas estão iradas. Elas estão decididas a continuar os protestos contra a construção da usina de Haimen. Nesta quinta-feira uma grande multidão esteve no local para demonstrar oposição ao projeto que agride todo ecossistema da região. pelo menos 30.000 populares.

Video: Haimen quer o cancelamento da contrução da Usina Elétrica, e até ontem (20) a notícia era que todos os projetos haviam sido arquivados. Mas hoje já se pode ver que não passava de blefe. As tropas não foram retiradas e agora querem a desocupação da área da futura usina:


Haimen fica localizada a 75 milhas de Wukan. e juntas formam as atuais cidades gêmeas capitais das revoluções e dos protestos em nome das demandas populares pelos direitos humanos e preservação do meio-ambiente.


Wukangong

Em Wukan, o clima é de suspense. A formação de novo conselho está sendo preparada por meio de eleições populares. Há vários indicados mas ainda não houve a votação.


O líder ativista Xue Jimbo, foi morto na cadeia, quando estava sob custódia das autoridades policiais, acusado de incitar a multidão contra o governo e atrair a mídia mundial para a região. Há 2 dias, pela primeira vez, a autópsia por meio das fotos do corpo do ativista, comprovou que Xue Jimbo havia sido vítima de pesada tortura na delegacia local, o que provocou a revolta de toda a população, dada a sua popularidade.

Solidariedade

O site "voanews" disse que no dia 18 deste mês, pelo menos 20 jovens foram às ruas de GuangZhou prestar solidariedade para a Aldeia de Wukan, quando depararam com forças policiais que os detiveram. De acordo com o site, pelo menos 11 deles haviam sido presos e até as 21:00 ainda havia jovens detidos.
Este assunto foi comentado pelo canal sino-americano NTDTV:


Artigo em Destaque

Pra quem reclamar quando autoridades estão ligadas aos criminosos?

Quando você se vê atingido por uma autoridade usurpadora do teu próprio direito, a quem reclamar, quando você sabe que a autoridade máxima ...

Leia também: