quinta-feira, dezembro 08, 2011

Tailândia: Americano pode pegar 15 anos de prisão por "insultar realeza".

Joe Gordon é um tailandês-americano que copiou partes de textos sem autorização da biografia do Rei Bhumibol Adulyadej. De acordo com "huffingtonpost" Gordon teria enviado para a internet e distribuído links.


"Phra Nakhon Si Ayutthaya, Phra Nakhon Si Ayutthaya" - Cortesa: "Laura
Por Saulo Valley -Rio de Janeiro, 08 de Dezembro de 2011 - 16h35min.

Rei Bhumibol Adulyadej
Cortesia: "cop4cbt"
Preso desde maio Gordon, de 54 anos, pode pegar até 15 anos de prisão, e segundo informou "huffingtonpost" o advogado do infrator orientou seu cliente a assumir a culpa, para concorrer a uma pena mais suave. O site disse ainda que a defesa tentou garantir a liberdade de Gordon por meio do pagamento de uma fiança, mas a fonte disse que esta solução já foi negada 8 vezes.

Foto: Países asiáticos canonizam seus reis. Nesta imagem, um altar erguido em plena rua, para que o povo faça oferendas e reverências ao Rei Bhumibol Adulyadej.

A fonte citou Gordon como dizendo que não há como continuar lutando contra a justiça Thailandeza. Ele tem negado o crime desde que foi preso, mas a agência, citando uma agência local que por uma entrevista na prisão ficou sabendo que Gordon decidiu se declarar culpado por não encontrar outra solução.

Segundo a fonte a Embaixada Americana tem fracassado até agora na tentativa de libertar o acusado, que tem pedido ajuda americana por que considera que sua "liberdade de expressão" esteja sendo suprimida.

"huffingtonpost"disse que Gordon morou nos Estados Unidos por 30 anos e que recentemente teria voltado para a Thailândia. Mas a agência disse que se ele for libertado, prometeu voltara para os braços da América.

As leis da Thailândia são consideradas umas das mais rígidas do planeta.

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: