Pular para o conteúdo principal

Translate this Page

China: Depois de Wukan, protestos tomam conta de Guangzhou - 2 mortes - 20-12-2011

Sorry, re-uploading temple in #wukan photo. Many went to burn... on Twitpic
Nesta terça muitas pessoas foram ao
templo de Wukan acender incensos.
Cortesia: "7vr0d7"
A tranquila Aldeia de Wukan vive dias agitados. Um pesado bloqueio militar está se formando. Mesmo assim, as pessoas precisam falar e elas precisam ser ouvidas. Protestos na subprefeitura leva grande número de habitantes para pedir o cancelamento da instalação da segunda carvoaria em Wukan.

Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 20 de Dezembro de 2011 - 12h28min. (GMT-3)

A população de Wukan ocupou a sub-prefeitura e os estudantes boicotaram as aulas para mais um dia de protestos. Moradores dizem que há suspeitas de fraude na investigação sobre os funcionários que teriam agido ilegalmente na venda de terras, e estariam sendo denunciados pelas população de Wukan. Segundo o boato que corre na aldeia, pessoas que viram os papéis que listam funcionários acusados, não são oficiais e não tem o tradicional selo vermelho do governo.

As terras

Citando o site chinês "news.oeeee" que citou o secretário do partido no governo local, Zheng Yanxiong que teria dito que o Município vai devolver 404 hectares de terra, em resposta à demanda da população de Wukan. Segundo a fonte, o anúncio foi feito com base no congelamento dos contratos de parceria e terras da Toyota Pecuária Co. O secretário garantiu que as terras serão devolvidas para os que tiveram suas suas propriedades ilegalmente vendidas.

A "Oeee News" disse ainda que no dia 18 último (Domingo) houve um encontro entre as autoridades governamentais e líderes do movimento popular de Wukan. A reunião foi aberta e havia mais de 500 pessoas no local, entre elas moradores e representantes de comunidades vizinhas aos arrozais de Wukan.
A fonte citou o Secretário como dizendo que o partido está interessado em "proteger os direitos e interesses legítimos" da comunidade.

Boas notícias (boas demais para um regime comunista tradicional), há informações bastante contraditórias publicadas por outras fonte. De acordo com o "rfa.org" as famílias dos manifestantes estariam sendo ameaçadas pelo regime "se a agitação continuar".

Nesta segunda, a coordenação do Movimento popular de Wukan disse que nesta semanas novos protestos estarão sendo realizados para exigir a investigação dos funcionários envolvidos na corrupção e a devolução do corpo do manifestante morto Xue Jimbo, que estava sob custódia da polícia local por 3 dias. Mas a fonte afirma que as autoridades locais teriam chamado a família Xue Jimbo para ameaçá-los caso estejam determinados a apresentar queixa. A ameaça teria sido presenciada por uma morador conhecido por Zhang Wukan no dia de ontem (19).

Segundo o site, as autoridades policiais teriam alegado que a morte de Xue Jimbo teria sido causada por uma "parada cardíaca" mas os familiares ao reconhecer o corpo comprovaram marcas e lesões "da cabeça aos pés", disseram.

Novas manifestações

Preparing paper-flower mourning pins for rally tomorrow outsi... on Twitpic
Confecção de flores de papel
para o Rally deste dia 20/12/2011
Cortesia: "7vr0d7"
As manifestações não param. A organização do "Movimento 19 de Novembro" está confeccionando flores de papel, no estilo "origami" para o Rally que acontecerá nesta Terça. Também na Quarta-feira, uma grande mobilização acontecerá e a organização conta ainda com a adesão de pelo menos 6 a 7 Mil populares, disse o "Rfa. Org".

Estado de sítio em andamento
  1. Isolamento militar - A fonte disse ainda que "vários milhares" de policiais estão cercando toda a cidade, e que agora adotaram a estratégia (síria) de instalar postos de conferências de identidade (o primeiro passo para o bloqueio militar de uma cidade é permitir a saída dos não-moradores e permitir só a entrada dos moradores locais. Em seguida, segue-se o isolamento). A fonte citou um ativista conhecido como "Yu" que teria ido para Wukan com outros 10 companheiros para prestar solidariedade à comunidade, que teria sido parado num dos postos de verificação e escoltado de volta para casa. Segundo "Yu" ao "Rfa. Org", os internautas estão sendo mantidos em uma espécie de prisão domiciliar, tendo sido proibidos de sair de suas casas.
  2. Intimidação e terror psicológico - O "Rfa. Org" citou a testemunha ocular "Zhang Wukan", como dizendo por telefone para a redação da agência que as forças policiais estão se preparando para um ataque repressivo armado contra a comunidade rebelde. De acordo com a testemunha, as pessoas estão começando a ficar assustadas. "Zhang" disse ao "Rfa. Org" que há um elevado grau de tensão por causa das advertências das autoridades que estão ameaçando a população que se caso não desistam de suas demandas, as forças policiais estarão prontas para entrar na vila. Esta pressão psicológica acontece várias vezes ao dia, disse Zhang.
  3. Bloqueio de mídia e comunicação - Já no dia de ontem foi constatada a dificuldade de se realizar chamadas telefônicas para alguns lugares, bem como o aceso à internet. Os próprios moradores disseram ao "Rfa. Org" que não estão encontrando a notícias da Vila de Wukan nas buscas de internet.
Estado de Revoltas - Guangzhou

A virose da revolução de Wukan parece estar tomando conta do distrito de Guangzhou. O ativista "Bleutea" contou que na cidade de Haimen as pessoas ocuparam o prédio da prefeitura, bloqueraram estradas e alunos não foram estudar. Parece que a demanda de Guangzhou é a independência. O ativista "Bleu Tea" disse que o protesto na cidade de Haimen é armado e que há 2 manifestantes mortos e há policiais feridos. As vias estão bloqueadas. Ele enviou o link da foto de um policial ferido nesta terça: "t.cn/SV1L8t" e de uma ativista ambiental morto: "1do99hc020tj"

O ativista "Aizhao" disse hoje que há uma série de levantes acontecendo agora em diversas regiões, como em Shanwei. Ele disse que está havendo "um levante rural após o outro"!  Citando o distrito de Chaoyang, na cidade de Haimen, cerca de 30.000 pessoas saíram para protestar contra a "construção de uma usina de energia na região". BleuTea descobriu que:
 "A empresa Huaneng Power International Inc. é que está  investindo na construção da Usina Huaneng e que o presidente anterior da empresa é o atual vice-governador de Shanxi Li Xiaopeng, e que a atual presidente é sua irmã Li Xiaolin, seu pai é o ex-primeiro-ministro Li Peng.goo.gl/tM0dw"
12h28min - "wenyunchao" em seu twitter disse que a população de Haimen teve sucesso com o anúncio do "arquivamento" do projeto de construção da Usina, apesar das mortes...

Voltando ao "Aizhao" que disse ainda que no Distrito de Hou, na Aldeia de Shantou, pelo menos 500 populares foram às ruas protestar contra a desapropriação ilegal de terras, a exemplo das aldeias de Wukan em Gangzhou e Dai Mei no distrito de Chengai. Todos reclamando de esquemas corruptos de venda de propriedade alheia. 

Aizhao disse nesta segunda que "moradores tomaram as ruas das aldeias; Lufeng Dong Dai Village, Vila Long Komura em protestos contra corrupção de venda de terras e assim por diante."

Atualizando...

Postagens mais visitadas deste blog

A nova vida do Advogado Ércio Quaresma ex-defensor do Bruno Goleiro.

Ele subiu ao topo. Tornou-se um dos defensores mais admirados no cenário jurídico. Por um contrato milionário, foi defensor do Bruno, Goleiro do Flamengo, no caso do assassinato de sua namorada Elisa Samúdio, até que foi pego se drogando em uma cracolândia na região metropolitana de Belo Horizonte.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 25 de Novembro de 2011 - 07h26min.
O Dr. Ércio Quaresma foi professor de Direito na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Durante mais de 20 anos de carreira, cometeu deslizes não muito comuns, em se tratando de pessoas do seu nível e de sua formação; Por outro lado foi realizou defesas espantosas, dignas de meste. Se especializou na defesa de acusados de crimes hediondos por assassinato em 1º Grau obtendo bons resultados quase sempre. Isto porque em alguns casos o criminoso era indefensável, digno de toda culpabilidade e nada mais lhe restaria a não ser a pena máxima.

Mesmo assim sua experiência na defesa de criminosos praticamente condenados foi ex…

Tecnologia: Conheça "Psiphon" cryptograma que fura bloqueios de acessos à internet contra ditaduras.

O Psiphon é o programa de código aberto desenvolvido para ser distribuído livremente para permitir que países, cujos governos censuram o uso da internet e monitoram ligações feitas com o Skype não consigam detectar a conexão.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 23 de Novembro de 2011 - 07h54min.

Tudo começou quando o Jornalista Ivan Watson da CNN recebeu uma ligação de um jovem ativista sírio de pseudo Musaab al Hussaini via Skype. Além de denunciar a situação no seu país em tempo real, ele descreveu o grau de libertação que o anti-tracker Psiphon lhe proporcionou:



A empresa
A Psiphon Inc. é uma empresa de software que decidiu investir num sistema que pudesse ser adaptado a diferentes situações no mundo. Ele pode ser adaptado de acordo com cada tecnologia de bloqueio e de vigilância utilizado pelos governos, regimes, ditaduras e reinos  no mundo, bastando que desenvolvedores estejam inclinados a utilizar seu código fonte como base da programação.
"Nós da Psiphon acreditamos que a Inter…

Nigéria: Menina de 13 anos escrava sexual de 550 homens.

Um alerta para os pais: A menina "A" tinha 13 anos quando sua tia pediu aos seus pais autorização para levá-la de Akuda, no estado de Akwa Ibom para outra cidade, sob a promessa de que receberia melhor tratamento e teria melhores condições de estudo..
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de 2012 - 10h17min.
Segundo a fonte nigeriana "PM News", a menina contou para a polícia que após seus pais terem autorizado a sua ida para o estado nigeriano de Lagos com sua tia, esta mesma a levou para um hotel. Lá  acriança contou que ganhou uma mini-saia, vestidos do tipo "tubo" e um quarto. De acordo com o testemunho da menina ainda, sua tia conhecida apenas como "vitória", teria ensinado como se comportar com os homens.
Até então a menina contou que não entendia o que estava acontecendo "até que começaram a chegar os homens". A fonte citando a menina disse que  ela percebeu que cada uma das outras meninas levavam seus "fregueses&qu…

A implantação e queda do comunismo socialista e o "Decálogo de Lenin"

O "Decálogo de Lenin" é um resumo do pensamento da implantação do comunismo de modo mais "social". Escrito por um brasileiro de Sorocaba, a obra, por incrível que pareça descreve exatamente a tragédia que o Brasil vive hoje sob a luz do Partido dos Trabalhadores - CONTINUE LENDO:

A "Revolução Bolivariana" era ainda um sonho de Chávez de unificar toda a América Latina sob seu comando. Ele pretendia instalar um regime comunista duro, com maior apelo social mas que culminava no empobrecimento de todas as camadas abaixo dele, e o enriquecimento exclusivo do Estado militarizado e de seus líderes.   Para isto Chávez contava com militantes de esquerda em todo o território latino, e depois do fracasso dos anos 60, finalmente nas últimas duas décadas, conseguiu colocar seus "agentes laranja" no poder em diversos países, entre eles Brasil e Argentina.

Quando o Brasil aderiu ao "Comunismo Socialista", por meio da comemorada ascensão de Luis Ináci…

Sepetiba está abalada com a morte de Maria Aparecida "Índia Pop Bazar"

Invejada, explorada, roubada muitas vezes por pessoas de sua inteira confiança, também era assaltada e assediada por pessoas que planejavam tirar proveito de seu sucesso profissional. "Cida", como gostava de ser chamada teve uma morte trágica e o bairro está em desespero com a onda de assaltos que vem infernizando a pacífica região.

Por Saulo Valley, O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 02 de Julho de 2013 - 10:10 GMT-3
Atualização: 19:35
   Até o fim de 2012 Maria Aparecida morava num cômodo dentro da loja "Índia Pop Bazar". Tudo porque se sentia insegura na questão das inúmeras tentativas de roubos, assaltos e golpes que tinha que conviver todo santo dia.

   Prosperidade perseguida

   Maria Aparecida era uma mulher de origem muito pobre e não tinha sequer a 4ª série do ensino fundamental. Mas sua dedicação ao trabalho, fez com que abrisse uma pequena loja de artigos de R$ 1,99.  No início poucas pessoas acreditaram, mas ela era divertida. Chamava atenção com seu…

Aliaa Magda ElMahdy nua é desejada, perseguida, processada, linchada e morta. Um símbolo?

Ela nem se considerava bonita, muito menos sexy. Decidiu se expor como forma de denunciar de modo marcante, o abuso sexual que as mulheres egípcias sofrem, espancamentos e indiscriminação, mas no campo da religião, Aliaa Magda é tida como um monstro.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 03 de Dezembro de 2011 - 06h50min.
 De adolescente a mulher. De ativista a símbolo sexual. Sua decisão de mostrar sua foto numa numa página de blog chocou o Egito, a comunidade islâmica e o mundo árabe. Adquiriu admiração de muitas mulheres que nunca tiveram coragem para fazer o mesmo, embora tivessem desejo. Seu blog atualmente registra mais de 4.400.000 visitantes embora a impacto inicial tenha passado, sua nudez lhe rendeu muita popularidade e muitos problemas. Aliaa saiu do "Blogger" para as ruas:


Nas ruas foi odiada. Foi linchada, ficando bastante machucada. Mais tarde os linchadores descobriram que haviam espancado a moça errada. Não era Aliaa. O ódio da comunidade islâmica lhe rendeu ameaç…