terça-feira, novembro 29, 2011

Síria - Relatório dos avanços do Exército Livre - 29-11-11

O Exército Livre Sírio está renovado, com a deserção de um major-general do lado sírio e já está na Turquia, enquanto as tropas rebeldes têm progredido por toda a Síria expulsando e matando opressores das cidades, aldeias e vilas do país. A cidade do Anjo agora vivencia uma furiosa batalha entre os dois lados do exército com relatos de poderosas explosões.

Por Saulo Valley -Rio de Janeiro, 29 de Novembro de 2011 - 17h56min.

Com a deserção do Major-general, que o Exército Livre ainda não citou o nome, até porque a informação veio por mensagem de celular há 7 minutos, os rebeldes acreditam que virão muitos novos desertores após este líder que o admiravam ou estavam sob seu comendo. Há também aqueles que se sentirão inseguros e procurarão escapar do barco antes que afunde.

O Exército Livre disse há pouco que ontem houve um número de prisões de dissidentes e ativistas e hoje a situação se repetiu. Segundo a inteligência rebelde eles acabaram de saber que todos os telefones estão sendo hackeados e principalmente ligações feitas por meio da "Airlines Árabe Síria" estão grampeadas e são rastreadas ao ponto de em minutos já estão no local da recepção do sinal (Provavelmente com o auxílio do equipamento que a Russia disponibilizou por meio do navio que está perto da orla síria, ou o sistema de vigilância europeu já está em funcionamento).

Novas incursões

Relatório do Batalhão Umar ibn al-Khattab do Exército Livre em perseguição às gangues civis que ocupam veículos blindados e que são contratados pelo regime sírio, conhecidos como "Cbihh" foi relatado como um grande sucesso resultando na morte de 30 agentes de segurança e a deserção de 20 deles nesta terça, 29.

Sobre a confirmação da morte de Maher Al-Assad: Uma conversa entre soldados no front, um deles disse: "Ele está morto ou não, rapazes? Manda alguém verificar lá no hospital com algumas bombas e balas!"

Segundo uma fonte o corpo que supõem-se pertencer a Maher, está na geladeira. Informante do Exército Livre disse que "a sua mãe havia pedido para que não comentassem a sua morte até que fosse enterrado", mas está sendo difícil a confirmação no momento, mas a maioria dos dissidentes sírios comemoram.

19:00 - Citando o Batalhão Ala-mail que disse que em Hama: Uma explosão seguida de um incêndio em uma complexo hospitalar, não pode ser verificada no momento. Todos esperam que seja uma situação favorável para a população... Deus é grande.  


A Fuga das Famílias

O Exército Livre disse ontem que o ataque ao fornecimento de energia elétrica tem constituído um grande problema na Síria. Segundo informações de locais, as temperaturas tem chegado a zero grau à noite e sem óleo diesel e eletricidade a população está vivendo horrores, somado a tudo o que acontece durante o dia, casas invadidas, saqueadas e a mobília destruída, toque de recolher e mercados saqueados pelo exército.

Video: Inverno sírio gravado em 2010.

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: