sábado, novembro 12, 2011

Liga suspende Síria e Povo exige a expulsão de todos os diplomatas sírios no exterior.

Foto cortesia: "delayed gratification"
A Liga Árabe anunciou a suspensão da Síria do Conselho de Ministros e ainda pode retirar todos os embaixadores àrabes do país, após uma resolução lançada no fim de uma reunião de ministerial de emergência neste sábado.


Por Saulo Valley -Rio de Janeiro, 12 de Novembro de 2011 - 17h04min

A Liga Árabe anunciou o congelamento da Síria do Conselho de Ministros e um prazo de 4 dias para que cumpra todas as exigências do acordo assinados entre a Síria e a Liga para a retirada definitiva do exército das ruas, a libertação de todos os presos de consciência e presos políticos e a busca imediata de uma forma de diálogo com a oposição, acordo este que a Liga Árabe descreveu como "Falhado".

Video: Povo sírio sai às ruas para comemorar



Em uma nota, publicada em seu site, a Liga Árabe nunciou a seguinte decisão com base na resolução n º 7438, a Liga Árabe decidiu:

"Suspender a participação das delegações do Governo da República Árabe da Síria nas reuniões do Conselho da Liga dos Estados Árabes e todas as organizações e agências com efeitos a partir de 16/11 / 2011 e até a sua plena implementação dos compromissos que têm acordado no âmbito do Plano de Ação árabe para resolver a crise e os sírios adotadas pelo Conselho na sua reunião de 02/11/2011."

A liga anunciou também que poderá por decisão própria fornecer proteção para o povo sírio através da criação de um canal de conversação entre o Conselho de Ministros e  a oposição popular síria e suas organizações, com o propósito de fazer cessar a violência e assassinatos. Por maeio do Secretário-Geral da Liga ainda anunciou que deverá entrar em contato com as organizações internacionais de Direitos Humanos "inclusive as Nações Unidas" em consulta para a criação de mecanismos que parem o derramamento de sangue que se faz hoje do conhecimento do Conselho Universal Ministerial.


A data para que estas medidas comecem  serem praticadas é o dia 16 de Novembro de 2011, conforme ficou definido na reunião ministerial deste Sábado. Até lá a Síria deverá apresentar os resultados prometidos no acordo que firmou há no dia 02 de Novembro passado.

Especialistas lembram que foi atravéz de uma ação emergêncial da Liga Árabe que o No-Fly-Zone foi impetrado contra a Líbia. Regime sírio acusa a Liga de estar cumprindo a agenda dos países ocidentais.

De acordo com agências o Iran e a Hezbollah alertaram contra qualquer tentativa de invasão militar na Síria.


Enquanto o mundo considera este um dia histórico para o país, o povo sírio comemora e comenta aliviado que: "Só agora tem certeza que o regime está no fim."


Mas esta é apenas a primeira das exigências do povo sírio a ser atendida pela Liga Árabe. Eles exigem ainda a expulsão de todos os diplomatas árabes, e a devolução de todos os diplomatas sírios no exterior. criação de uma zona de exclusão para o exército sírio e muitos mais. Você vai ficar sabendo tudo na íntegra no link abaixo:
http://bloghumans.blogspot.com/2011/11/nova-constituicao-demandas-populares-as.html

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: