terça-feira, novembro 01, 2011

África: Oposição angolana quer a deposição do presidente José Eduardo dos Santos.

O FPA é um grande partido de oposição com mais de 389 mil membros ativos. Sua luta pelo retorno da democracia tem levado milhares de pessoas às ruas pedindo o fim do atual regime, ora "democracia", ora ditadura. Desde o início de 2010 tem sido uma ditadura armada.

Kaddafi, José dos Santos e Mubarak
Mera coincidência? Foto "Revolução do Povo Angolano"
Por Saulo Valley -Rio de Janeiro, 01 de Novembro de 2011 - 08h00min.

Com 32 anos no poder, o presidente José Eduardo dos Santos tem levado o povo angolano a sofrer pesado castigo. Assumiu o cargo em 10 de Setembro de 1979, após a morte do presidente Agostinho Neto, José Eduardo tem se mantido no cargo pelo força das armas. Os conflitos armados se mantiveram durante todo o seu governo. 27 anos foram só de guerra civil impiedosa e sangrenta.

Enquanto a luta armada pelo poder recomeça, no mesmo ano que José Eduardo dos Santos decidiu se manter no cargo à força, o povo tem sofrido com terrível e eterna crise humanitária. A Malária tem sido a maior vilã da infância tendo levado à morte pelo menos 38.000 crianças só em 2010, segundo dados da Unicef. Segundo a ONU 70% da população vive abaixo da linha da pobreza.

Em sua página oficial, o FPA explica:
"O fosso entre os que muito têm e os que nada têm aumenta aos olhos vistos (olhos nus). Basta olhar para ostentação de riqueza de uns e a “ostentação”de miséria da maioria."

De acordo com dados fornecidos pela "indexmundi" A população de pouco mais de 13 Milhões enfrenta uma média de mortandade de 23 pessoas para cada 1000 habitantes anualmente. Com uma dívida externa que chega a 18 bilhões e extrema pobreza e investimentos em saúde representam apenas 4,6% do PIB desde 2009. O PIB tem crescido 1,6% desde que o presidente José Eduardo anunciou que se manteria no poder por meios próprios. De 2008 a 2009 todos os relatórios foram despencando e muitos dos índices acabaram chegando a zero como se pode ver no exemplo abaixo do gráfico fornecido pelo site, cujos dados são atualizados pela CIA, a inteligência americana.


A violência armada é o principal problema do país, à começar pelo governo. Segundo o site angonoticias citando a agência de notícias chinesa "Xinhua" que pelo menos 5 chineses foram mortos por armas de fogo por bandidos angolanos só em 2011, todos por assaltos ou tentativas.

FPA

Em comunicado que anunciava a decisão de combater a corrupção política angolana com protestos pacíficos, o Partido FPA (O Futuro do Povo Angolano) disse em sua página do Facebook:


"O FPA Angola lança Juntos para ações para o término do regime da mafia e o governo dos assassinos do MPLA e para a democratização real de Angola." "direitos.povoangolano"

Comentário:


Em análise, o atual governo se mantém "democracia" quando não há risco de que o atual presidente seja deposto. Torna-se ditadura quando as conversas sobre eleições democráticas voltam à discussão.

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: