Pular para o conteúdo principal

Translate this Page

Síria: Cristãos e Muçulmanos dividem a mesma tragédia, como será esta relação?

Entrevistando o muçulmanos e cristãos da Síria, conversei individualmente sobre seus pontos de vista e fiz perguntas cujas respostas ajudariam ao mundo a saber sobre a profundidade desta aliança contra o regime.


Jason disse: "Esta foto foi tirada na casa do Grande Mufti em Damasco.
Passamos uma boa hora a discutir idéias e concordando em trabalhar em conjunto

em um filme-documentário sobre cristãos e muçulmanos na moderna Síria." 
Cortesia: "jason hamacher"


Por Saulo Valley -Rio de Janeiro, 18 de Outubro de 2011 - 07h43min.
Atualização: 19h12min.

Você está num trem sozinho. Cercado de passageiros que nunca viu. A viagem parece normal. Você não pode olhar muito para o rosto das pessoas por que eles podem se aborrecer, então você viaja olhando para o chão, para o teto, e quando pode ver alguma coisa comum lá fora, observa como se fosse a coisa mais importante do mundo, naquele momento.

  De repente o trem descarrilha e começa a capotar. As pessoas estão em desespero. Gritos por todos os lados, vidros quebrando e ferragens se retorcendo. Você perde os sentidos por algum tempo e quando dá conta, percebe que tem alguém te puxando. Está tudo escuro. Você ainda está confuso e vê que aquele lindo vagão agora é um ferro-velho. Muitas pessoas pedindo socorro e um estranho tenta te ajudar amigavelmente. Você descobre que pode sentir todo o seu corpo e que está tudo bem afinal, pra você foi só um susto. Mas ainda há muitos feridos e você não pode simplesmente sair correndo, até porque as portas estão emperradas. Logo descobre que está dentro de um túnel. Precisa esperar os bombeiros para poder sair. Você olha para um lado e vê uma criança presa nas ferragens. Você sabe que ela precisa ficar bem até que o socorro chegue, então começa a conversar com ela e a distraí-la, uma vez que não há como removê-la. Um jovem estranho aos seus olhos, mas em perfeitas condições físicas pede ajuda, por estar tonto. Você se arrasta até onde ele está e procura saber a sua situação. O homem de meia-idade que te ajudou te pede para ajudar a socorrer uma senhora das ferragens... Você vai até onde eles estão e estuda formas de socorrê-la.

Com o passar do tempo você vai percebendo que não poderá marcar o cartão de ponto neste dia. Não poderá ter aquela reunião de negócios tão importante, e que não almoçará naquele restaurante luxuoso da zona-sul com seu melhor amigo. Você não pode ver nada lá fora e ninguém sabe que você está alí. Tudo o que você precisa fazer agora é ficar vivo e ajudar a todos ao seu redor. Para isto você terá tempo de sobra.

Cortesia: "Felix O "
Então horas mais tarde o socorro chega e você percebe que ainda pode ajudar muito. Em colaboração com as pessoas que não se feriram gravemente e as pessoas feridas que você teve contato dentro do vagão, uma grande aliança de amizade começa a nascer. Este acontecimento jamais será esquecido. Você se emocionará ao ver os corpos destroçados de muitos passageiros que evitou olhar olhou no olho, antes do acidente. Vai se emocionar quando encontrar idosos, mulheres e crianças mutiladas. Vai chorar quando encontrar os corpos de pessoas que viajam todos os dias com você, no mesmo horário mas nunca soube os seus nomes, nem nunca lhes dirigiu mais do que um olhar rápido e disfarçado...

...E quando for a sua vez de ser medicado ao lado daqueles que te ajudaram a socorrer as vítimas, perceberá que aquela pessoa poderá ser um amigo íntimo. Alguém que viveu para contar em detalhes do quão perto a morte esteve de você.

A Síria é o sistema metroviário. O regime sírio é o trem do metrô, você é o cristão e o seu amigo o muçulmano. As vítimas do acidente são o povo sírio. Entre eles cristãos e muçulmanos, católicos, budistas, negros, brancos, estrangeiros, ricos, pobres, intelectuais e leigos. No fim da provação todos compartilham a mesma dor. A dor e a perseguição sempre une as pessoas, mesmo com muitas diferenças. Diferenças estas que não importam mais. Importa que você saia vivo, que estas pessoas fiquem bem e que de alguma forma, o máximo de pessoas consigam ser felizes e saudáveis em breve.

Cortesia: "SYRIAN FREEDOM"
Mas a história do povo sírio é ainda mais grave. Eles sobreviveram a muitos acidentes metroviários consecutivos. Estão inseguros e não acreditam mais neste sistema. Não querem mais ser conduzidos por este trem da morte. Por isto todas as vítimas sobreviventes se organizaram e decidiram pedir o fim deste serviço, considerado de alta periculosidade e de nenhuma vantagem. Estão cansados de pedir reparos e seus pedidos serem ignorados.

Muçulmanos e Cristão se cansaram de recolher corpos nos trilhos, se cansaram de tentar sobreviver aos ferros retorcidos, de ver seus amigos de viagens morrendo dia sim, dia não. Eles querem um basta! Por isto estão juntos. A religião não fará diferença, já que eles pretendem criar um novo meio de transporte que não separe as pessoas por nenhum tipo de categoria, e que todos sejam respeitados como pessoas livres, pelo direito de ir e vir. Que todas tenham direito de chegar sãos e salvos em suas casas, em seus empregos ou outros destinos quaisquer. Eles querem um sistema que não os dirija mais para uma nova tragédia, mas para a segurança e que possa conduzir suas vidas sem interferência.

O metrô não tem o direito de interferir na sua vida. Ele serve apenas para te transportar até certo ponto. Ele não pode se tornar o centro da sua atenção. Não pode invadir sua casa, sua escola e sua privacidade. Você precisa viver a sua vida sem ter que pensar que ao sair de casa poderá não mais voltar, porque o atual sistema de transporte é uma condução suicida.

Postagens mais visitadas deste blog

A nova vida do Advogado Ércio Quaresma ex-defensor do Bruno Goleiro.

Ele subiu ao topo. Tornou-se um dos defensores mais admirados no cenário jurídico. Por um contrato milionário, foi defensor do Bruno, Goleiro do Flamengo, no caso do assassinato de sua namorada Elisa Samúdio, até que foi pego se drogando em uma cracolândia na região metropolitana de Belo Horizonte.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 25 de Novembro de 2011 - 07h26min.
O Dr. Ércio Quaresma foi professor de Direito na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Durante mais de 20 anos de carreira, cometeu deslizes não muito comuns, em se tratando de pessoas do seu nível e de sua formação; Por outro lado foi realizou defesas espantosas, dignas de meste. Se especializou na defesa de acusados de crimes hediondos por assassinato em 1º Grau obtendo bons resultados quase sempre. Isto porque em alguns casos o criminoso era indefensável, digno de toda culpabilidade e nada mais lhe restaria a não ser a pena máxima.

Mesmo assim sua experiência na defesa de criminosos praticamente condenados foi ex…

Sahar Tabar jamais fez 50 cirurgias acabem com a Fake News - O Observador do Mundo

A jovem iraniana Sahar Tabar vem sendo ridicularizada por internautas do mundo inteiro desde que um site publicou que a "mulher iraniana teria feito 50 cirurgias pra se parecer com Angelina Jolie" mas seu rosto teria ficado deformado. Seria isto mesmo? Saiba a verdade a seguir:

Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - 03 Dezembro de 2017

Sahar Tabar é uma jovem iraniana comum, que aos 19 anos vive numa ditadura islâmica radical, em que as mulheres são vistas pela maioria dos homens como apenas objeto sexual, maldição, lixo ou objeto de muitas punições e castigos em todas as áreas. Mulheres jovens bonitas nestes lugares não são apenas assediadas ou violentadas, são escravizadas e forçadas a ficar em silêncio já que não há lei que permita que ousem abrir suas bocas diante das autoridades. Muitas destas jovens são abusadas sexualmente pelos pais, pelos irmãos, vizinhos, colegas de escola, professores, colegas de trabalho e patrões, policiais e políticos. São vítimas de um siste…

A implantação e queda do comunismo socialista e o "Decálogo de Lenin"

O "Decálogo de Lenin" é um resumo do pensamento da implantação do comunismo de modo mais "social". Escrito por um brasileiro de Sorocaba, a obra, por incrível que pareça descreve exatamente a tragédia que o Brasil vive hoje sob a luz do Partido dos Trabalhadores - CONTINUE LENDO:

A "Revolução Bolivariana" era ainda um sonho de Chávez de unificar toda a América Latina sob seu comando. Ele pretendia instalar um regime comunista duro, com maior apelo social mas que culminava no empobrecimento de todas as camadas abaixo dele, e o enriquecimento exclusivo do Estado militarizado e de seus líderes.   Para isto Chávez contava com militantes de esquerda em todo o território latino, e depois do fracasso dos anos 60, finalmente nas últimas duas décadas, conseguiu colocar seus "agentes laranja" no poder em diversos países, entre eles Brasil e Argentina.

Quando o Brasil aderiu ao "Comunismo Socialista", por meio da comemorada ascensão de Luis Ináci…

Aliaa Magda ElMahdy nua é desejada, perseguida, processada, linchada e morta. Um símbolo?

Ela nem se considerava bonita, muito menos sexy. Decidiu se expor como forma de denunciar de modo marcante, o abuso sexual que as mulheres egípcias sofrem, espancamentos e indiscriminação, mas no campo da religião, Aliaa Magda é tida como um monstro.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 03 de Dezembro de 2011 - 06h50min.
 De adolescente a mulher. De ativista a símbolo sexual. Sua decisão de mostrar sua foto numa numa página de blog chocou o Egito, a comunidade islâmica e o mundo árabe. Adquiriu admiração de muitas mulheres que nunca tiveram coragem para fazer o mesmo, embora tivessem desejo. Seu blog atualmente registra mais de 4.400.000 visitantes embora a impacto inicial tenha passado, sua nudez lhe rendeu muita popularidade e muitos problemas. Aliaa saiu do "Blogger" para as ruas:


Nas ruas foi odiada. Foi linchada, ficando bastante machucada. Mais tarde os linchadores descobriram que haviam espancado a moça errada. Não era Aliaa. O ódio da comunidade islâmica lhe rendeu ameaç…

Last Day On Earth - Top dicas pra você sobreviver neste mundo caótico

Nigéria: Menina de 13 anos escrava sexual de 550 homens.

Um alerta para os pais: A menina "A" tinha 13 anos quando sua tia pediu aos seus pais autorização para levá-la de Akuda, no estado de Akwa Ibom para outra cidade, sob a promessa de que receberia melhor tratamento e teria melhores condições de estudo..
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de 2012 - 10h17min.
Segundo a fonte nigeriana "PM News", a menina contou para a polícia que após seus pais terem autorizado a sua ida para o estado nigeriano de Lagos com sua tia, esta mesma a levou para um hotel. Lá  acriança contou que ganhou uma mini-saia, vestidos do tipo "tubo" e um quarto. De acordo com o testemunho da menina ainda, sua tia conhecida apenas como "vitória", teria ensinado como se comportar com os homens.
Até então a menina contou que não entendia o que estava acontecendo "até que começaram a chegar os homens". A fonte citando a menina disse que  ela percebeu que cada uma das outras meninas levavam seus "fregueses&qu…