quinta-feira, outubro 13, 2011

Rio: Movimento contra corrupção: Baixa adesão não assusta a quem não teme corruptos.

Cariocas são representados em Copacabana com grande determinação. Movimento Contra Corrupção tende a crescer e ganhar mais impulso. Em Brasília, cerca de 20 Mil e em São Paulo 5000 e outras 15 cidades aderiam ao movimento.  No Rio de Janeiro a massa cresceu e diminuiu no final. Entre 1500 e 3000.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 13 de Outubro de 2011 - 07h20min.
Atualização: 15 de Outubro de 2011

Muitos protestaram contra a falta de mobilização do povo brasileiro que esteve em massa na Passeata Gay, Justin Bieber, Rock'n Rio e outros movimentos e espetáculos, mas a timidez é justificada pelo medo de confrontos armados e de represália política e de máfias. Mesmo assim, o Movimento Contra a Corrupção tem crescido e as pessoas estão ganhando coragem para dizer o que pensam. Lembrando que o Carioca nunca teve a cultura de "revindicar" seus direitos ou por justiça. São os primeiros passas para a conscientização e mobilização deste povo. E é por isto que a corrupção e a impunidade chegou ao ponto que se vê hoje em dia.

A manifestação que estava marcada no início da tarde, as 13 horas no Posto 4 da Praia de Copacabana teve momentos de grande e expectativa. Sem sol, uma neblina baixa parecia querer encobrir a região. Os manifestantes chegavam lentamente. Finalmente perto das 14 horas um grupo de pouco mais de mil pessoas iniciou o deslocamento apoiado pelo trio elétrico.

Movimento Contra Corrupção - Copacabana - Foto Saulo Valley - 12-Out-11 
À medida que o grupo ia avançando lentamente novos manifestantes iam chegando. Turistas e curiosos acompanhavam o movimento das calçadas e passeios. Muitos entraram no meio da multidão, mesmo trajando roupas de banho, com copos de cerveja... Lá estavam os bravos e destemidos brasileiros cansados de ficar acuados. Cansados de intimidação e de discursos mentirosos e truculentos.

As exigências estavam concentradas no "fim do voto secreto para parlamentares", no "fim da impunidade", na aprovação definitiva da "Lei do Ficha Limpa", no "apoio ao CNJ" e na "transparência nos gastos públicos".  Estes já serão ótimos passos rumo ao crescimento sustentável e à garantia e manutenção da dignidade e cidadania do povo brasileiro.
Movimento Contra Corrupção - Copacabana - Foto Saulo Valley - 12-Out-11 
Aposentados, pensionistas, bombeiros, médicos, professores, artistas, empresários, funcionários públicos, desempregados, de maioria classe média uniram suas vozes pelo fim da corrupção deslavada do país.  Eudes, um dos organizadores do movimento usou uma frase marcante no momento em que comandava a passeata: 
"Em todo o mundo há corrupção, mas o Brasil é o primeiro do mundo em impunidade"
A presença significativa de membros e simpatizantes da organização internacional hacker pró-democracia "Anonymous". O líder do grupo teve a oportunidade talvez única no mundo de subir ao trio-elétrico e dar sua palavra em apoio ao povo contra corrupção. Um grupo unido e organizado de jovens que acreditam na mudança do mundo e tem mostrado que é possível mudar. Notícias das ações hacker dos Anonymous em defesa das populações de todo o mundo tornaram estes, um dos mais estimuladores símbolos das revoltas e protestos contra assassinos, ditadores e corruptos no poder. Apesar de se apresentarem como "anônimos", o grupo tem sido composto por jovens cada cava vez mais mostram sua cara nas demonstrações contra o abuso de poder, desvios e governos ilegítimos.

Movimento Contra Corrupção - Copacabana - Foto Saulo Valley - 12-Out-11
Por fim,  a tranquila manifestação chegou ao Posto 2 da Avenida Atlântica para realizar um ato solene. Um grupo de crianças trazidas da comunidade em Manguinhos, pintava novas vassouras para em protesto ao elevado grau de violência urbana que são obrigados a conviver diáriamente, por causa da omissão e fraude das autoridades políticas e militares.
Movimento Contra Corrupção - Copacabana - Foto Saulo Valley - 12-Out-11
Todos reunidos em volta das crianças, fecharam o protesto cantando o hino nacional e homenageando os moradores das zonas de risco que ainda persistem na "Cidade Maravilhosa" cheia de corrupção e abuso de poder.

Incidentes

Rio de Janeiro - Na metade do percurso, uma unidade do departamento de "Controle Urbano" decidiu furar a passeata, numa tentativa de ocupar a via que já estava lotada de manifestantes. Aquele era o momento em que havia o maior número de pessoas. Com certeza mais de 2500 pessoas estavam à frente do trio-elétrico gritando pelo fim da corrupção política no país. Depois de muita resistência dos manifestantes, mesmo que o motorista tentava inserir a viatura no meio da multidão à força, acabou desistindo, porque além dos manifestantes, o carro foi completamente cercado pela imprensa internacional. Irritado, o motorista da unidade teve que improvisar saindo pela via liberada para o tráfego na avenida Atlântica. Em tempo gostaría-mos de agradecer ao Policial Militar que ajudou a convencer ao motorista a retirar a viatura do meio da passeata. (Em breve em vídeo).

Arte: "Looting in London" Cortesia: "Surian Soosay"
Em São Paulo um grupo de cerca de 20 Punks decidiu imitar a onda de vandalismo que aterrorizou a Grâ-bretanha no mês passado. De acordo com a "veja.abril", os desordeiros se aproveitaram da manifestação pacífica na Avenida Paulista e iniciaram um quebra-quebra de vitrines. A fonte disse que com a chegada da polícia, os punks se misturaram com a multidão mas Gledson de Souza, o líder do grupo foi detido.


Palavra pessoal - O mundo não precisa deste tipo de acontecimento para buscar seus direitos. Só a presença massiva da população nas ruas já pode mudar a forma como o planeta se move. Vamos trazer mais manifestantes pacíficos e deixar impedir a aproximação de grupos políticos e criminosos entre nós, afinal é contra estas coisas que saímos às ruas!

Parabéns a todos os brasileiros que estão fazendo uso de suas consciências e participando deste evento que cresce dia após dia. Se você ainda quiser se envolver neste movimento, já pode iniciar o aquecimento e bolando a sua frase de efeito: Dia 15 de Novembro vem aí! Acesse: Facebook.com/pages/Todos-Juntos-Contra-a-Corrupção - Comunidade

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: