segunda-feira, outubro 03, 2011

Protestos explodem pelo oriente e ocidente passando por EUA, Cuba, Inglaterra, Canadá, Chile, Israel...

No Domingo mais de 1000 pessoas saíram às ruas de Wall Street para dar continuidade aos protestos que já duram duas semanas contra o corporativismo dos bancos e os arrochos criados pelo governo americano para tentar superar a crise. Logo os canadenses anunciaram que dia 15 de Outubro sairão às ruas inspirados nos americanos mas antes disso, no dia 12 de Outubro, feriado nacional, o Brasil vai estar parado para protestar contra corrupção!

Movimento Contra Corrupção - Cinelândia/RJ 20-09-11 - Foto: Saulo Valley
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 03 de Outubro de 2011 - 19h06min.

EUA - A maioria dos manifestantes detidos por obstrução do trânsito durante duas horas no último domingo, já está livre, mas a agência AFP disse que os protestos se espalharam por toda a América. Foi neste clima de descontentamento que o mundo ocidental decidiu protestar contra a  forma que os governos, os bancos e o sistema financeiro estão buscando livrar seus bolsos do perigo, enquanto a população que já paga uma conta altíssima de impostos e taxas, se vê penalizada mais uma vez. Fonte: "AFP"

Canadá - Foi por esta razão que os canadenses decidiram parar o país por meio de paredes humanas em protesto contra a atual sistema capitalista global. Seus protestos deverão envolver a Bolsa de Valores de Toronto no próximo dia 15. - Fonte: "theglobeandmail"

Cuba - Não inspirados nos americanos, mas nos movimentos árabes, os cubanos estão nas ruas pedindo o fim da ditadura militar e a adoção de sistema democrático que tenha a defesa dos direitos humanos como base. Video relembra que os políticos no poder hoje, são os criminosos e assassinos do passado:


Inglaterra - Nesta Segunda na Inglaterra pelo menos 200 manifestantes se inspiraram nos protestos de Wall Street para interromper a via de acesso para a Usina Nuclear Central em Somerset. Eles protestaram contra a ativação de novos reatores nucleares com o tema: "Ativo agora, radioativo amanhã". 200 ativistas foram presos. Fonte: "euronews"

Chile - Os estudantes chilenos estão protestando há 4 meses e meio em busca de garantir o direito do estudo universitário gratuito, tendo encontrado até agora, grande rejeição das autoridades. De acordo com o site da "União da Juventude Socialista" vários manifestantes estão em situação calamitosa de saúde, devido às greves de fome, que apesar do apoio de 90% da sociedade, as autoridades continuam se mostrando insensíveis e rejeitam conversar à respeito. O site citou parte um trecho do discurso do presidente Salvador Piñera com dizendo:

"...A pessoa que começa a estudar o faz porque quer ganhar dinheiro e por tanto tem que pagar."


Outras manifestações:


Russia - Mais de 3000 manifestantes russos de oposição se levantaram contra o anúncio de candidatura do ex-presidente Vladimir Putin (200 a 2008) atual primeiro-ministro, à presidência da república Russa em 2012. Os manifestantes se concentraram na região central de Moscou exibindo faixas com dizeres como: "Suas eleições são uma Farsa!" - Fonte: "ruvr".

Bulgária - 3 milhares de pessoas saíram às ruas de Plovdiv pedindo a demissão do governo em resposta ao alastramento do crime organizado e a impunidade. Segundo o site "ruvr" o que teria provocado os protestos foi um acidente automobilístico envolvendo um líder cigano e um adolescente, que resultou no atropelamento e morte da criança.- Fonte: "ruvr".

Camarões - Mais 200 manifestantes presos quando protestavam contra a atual política. Segundo o site "R7" eles exigiam a independência da região que é de domínio britânico, estando à beira das eleições presidenciais. De acordo com a fonte os manifestantes foram detidos por se manifestarem publicamente sem autorização do governo de Buea. - Fonte: "noticias.r7".

Iceland - Na Islândia os protestos que se repetem periódicamente há mais de 3 meses contra o protecionismo dos bancos e a ciranda financeira, resultou numa avalanche de ovos e tomates nos parlamentares, quando pelo menos 2000 manifestantes cercaram o parlamento islandês neste Domingo para condenar a falta de propostas que modifique a atual situação financeira do país, e devolva a confiança aos consumidores. O único resultado surpreendente é que uma deputada que recebeu o ovo numa região sensível, acabou perdendo o equilíbrio e caiu, mas está bem, ela mesma explicou à Fonte: "icelandreview/daily_news".

Israel - Mais de 300 manifestantes palestinos naturalizados em Israel foram às ruas da Galiléia em solidariedade aos palestinos e em protesto contra a violência que  culminou no incêndio de uma mesquita. Citando a fonte "ruvr" que disse que manifestantes jogaram pedras nos policiais e queimaram pneus.

Índia - Protestos na Índia levaram à greve geral na província de Telangana que quer ser um estado independente. De acordo com a Aljazeera local, nas últimas semanas milhares de funcionários públicos aderiram à paralisação deixando a região completamente estagnada.O agravante é que Telangana, segundo a fonte, é a região mais carente da índia.

Artigo em Destaque

Julian Assange periga ser extraditado para os EUA

O fantasma da extradição de Julian Assange volta a assombrar e podemos dizer que processar e condenar o fundador da Ong Wikileaks pelo cr...

Leia também: