sexta-feira, outubro 28, 2011

Líbia: Saif Al-Islam está cercado, mas quer um avião para poder se render.

A caçada parece estar terminando. Desde ontem Saif Al-Slam, que segundo acredita-se ainda está na Líbia, diz que pretende se entregar ao TPI (Tribunal Penal Internacional). Embora esteja com passaportes falsos em seu poder, Al-Islam não consegue cruzar fronteiras livremente por causa da ordem de prisão internacional emitida pelo Tribunal.

Saif Al-Slam - Snapshot do vídeo gravado por Skynews
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 28 de Outubro de 2011 - 17h51min.

A Reuters Árabic disse hoje que o promotor Luis Moreno Ocampo do TPI afirmou estar em "contato informal" com Al-Islam. Para ele se Saif se entregar caberá à justiça decidir se é inocente ou culpado. Islam quer provar que é inocente.

Caso contrário há receio de que ele fuja para países africanos que não fazem parte do tratado com o ICC/TPI, o que dificultaria a prisão por um tempo.

Diplomacia em pauta

Pelo menos 2 pessoas de ontem para hoje fizeram a seguinte pergunta:

"Eu moro no exterior e vejo que o embaixador é o mesmo da era Kaddafi. Como devo me comportar? Ele realmente está agindo com o mesmo desprezo do passado como se estivesse servindo ao mesmo governo... O que fazer?"


Embaixador da Líbia, Hafiz .. era um braço de Muammar Gaddafi, em Roma e na Europa.
Os líbios lembram dele como quem:

 "Serviu à tirania com excelência de um tirano em todas as operações de suborno, corrupção e compra de políticos no Ocidente por mais de 13 anos." disse Ali Mohmed entre outras denúncias.


"Todos na Itália sabem o que ele fez no passado e atualmente, mas até agora é o Embaixador da Líbia na Itália, Porque ? Questionou  ainda Tarhouni Khaled.

Esta dúvida também perturbou Osama Farag  que vive e trabalha na Malásia. Segundo ele, foi para o exterior com a intenção de criar meios para "contribuir para a construção do futuro da Líbia", disse.

Osama olha com desconfiança para a figura do embaixador Abu Bakr Al-Mansouri que pede que ele e seus jovens amigos se reúnam na embaixada para uma audiência onde explicarão suas necessidades..."e tentará encontrar algumas soluções para eles"...

Aos poucos nomes vão sendo desenterrados e voltando para as mesas (páginas) de discussões sobre o passado da Líbia e o futuro. O fato é que os líbios no exterior não estão se sentindo à vontade com seus antigos embaixadores...

Daqui pra frente a Líbia tem um longo caminho a percorrer. Se conseguir evitar todas as formas de extremismo vai continuar a ser realmente um grande exemplo para o mundo, especialmente árabe.

Armas de destruição em massa

Um oficial militar em Cirene afirmou que a Líbia ainda possui toneladas de gás mostarda.

Parte do estoque de Gás Mostarda da Líbia

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: