segunda-feira, outubro 03, 2011

Ciência descobre 53 novos planetas, entre eles 16 Super-Terras

A ciência está em polvorosa. No início do mês de Setembro cientistas europeus anunciaram a descoberta de 52 novos planetas, entre eles 16 planetas potencialmente habitáveis, estes planetas gigantes foram apelidados de Super-Terras. Conheça ainda o primeiro sistema circumbinário encontrado; Um planeta que orbita em 2 estrelas.




Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 03 de Outubro de 2011 - 05h38min.


No dia 23 de Agosto deste ano, o governo americano anunciou a descoberta de um planeta habitável  3,6 vezes maior que a terra, que orbita em uma estrela "relativamente próxima". Este planeta foi batizado de "Super-Terra". Existe um catálogo que atualmente lista 573 planetas que orbitam em estrelas em condições parecidas com a Terra. Mas a busca por planetas em condições similares a nossa relação gravitacional com o Sol, foi então mais apurada e iniciou-se uma corrida para encontrar planetas habitáveis. Foi então que uma impressionante sequência de descobertas entre pesquisadores europeus e americanos levaram ao incrível resultado de 16 planetas com proporções iguais ao primeiro planeta anunciado pelos Estados Unidos em Agosto último. Logo todos eles foram batizados ou classificados como "Super-Terras".

No dia 13 de Setembro houve um encontro entre astrônomos de todo o mundo no "Grand Wyoming Teton National Park" pela equipe que é liderada por Michel HARPS, da Universidade de Genebra. Eles anunciaram a descoberta de 52 novos planetas com tamanhos próximos de Saturno ou menores.


O Chile é o coração dos estudos astronômicos. Só nos últimos oito anos, usando o super telescópio construído com o sistema conhecido como "Telescópio Radical de Alta Precisão de Busca Planetária" cerca de 150 novos planetas foram encontrados pela equipe HARPS.

A descoberta de exoplanetas fora do nosso sistema solar foi apresentada no encontro no Grand Wyoming Teton National Park.

De acordo com o site "mashable" a equipe ainda acredita que possam ser encontrados muitos outros planetas em condições parecidas com o planeta Terra, citando Michael Mayor, chefe dos HARPS como dizendo em um comunicado e imprensa:
"A detecção de HD 85512 b está longe de ser o limite do HARPS e demonstra a possibilidade de descobrir outros super-terras nas zonas habitáveis ​​em torno de estrelas semelhantes ao Sol"
Sistema Circumbinário

No mês de Setembro último, cientistas descobriram um planeta que orbita em um par de estrelas. É a primeira vez que um sistema circumbinário pôde ser visto na prática.



De acordo com os cientistas, dentro de 10-20 anos uma lista de planetas habitáveis poderá ser apresentada. Se quiser acompanhar a evolução das descobertas, acesse a lista de planetas encontrados até agora e os relatórios atualizados periódicamente.

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: