Pular para o conteúdo principal

Translate this Page

Síria: Assad reescrevendo a constituição enquanto exército mata cerca de 17 por dia.

O governo sírio anunciou nesta Segunda, que o presidente Al-Assad está completamente dedicado às reformas na Síria. De acordo com Shaaban, assessora política do presidente sírio, ele está empregado em formar a comissão que reescreverá a nova constituição. Ontem 15 civis foram cruelmente assassinados pelo exército sírio. Há muitos relatos de sequestro de mulheres, estupro, mutilações e em Rastan o uso de bombas de gás venenoso.
Video: Promessa de reformas anunciadas há 5 meses.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 27 de Setembro de 2011 - 06h11min.

Mais de 40 representantes de países espalhados no mundo pediram a Assad que:

"Pare imediatamente com a violência contra civis e dê início às reforma exigidas pelo povo sírio".

Mas Al-Assad parece não ter ouvido em mais de 40 pronunciamentos de autoridades internacionais, a primeira parte do pedido. Ele se mostra concentrado nas "reformas" que parecem mais similares às reformas impetradas por Hittler, que pretendia formar uma nova civilização a partir da existente. Para isto achava necessário submeter o povo a inúmeros experimentos científicos, perseguições, extermínios, mutilações, privações e toda sorte de desgraça em massa!

As reformas não parecem ter alguma utilidade na Síria, enquanto que o castigo e a destruição do povo que se opõe ao regime de Bashar Al-Assad parace ter mais importância e urgência.

Para ser mais claro, desde que o presidente sírio anunciou que as reformas políticas estavam em andamento, apenas três realizações puderam ser notadas:

A suspensão teórica da Lei de Emergência que já vigorava há 48 anos. Esta suspensão simbólica não provocou nenhuma mudança significativa na Síria, uma vez que o exército continua sitiando as cidades, aldeias e bairros, impondo toque de recolher, proibindo a saída e entrada das cidades isoladas, bloqueio nas comunicações, energia elétrica e todos os outros recursos, que são essenciais para a subsistência de uma sociedade civil. O mesmo dia do anúncio da suspensão da Lei de Emergência, fechou com a morte de 22 manifestantes, por franco-atiradores instalados nos prédios governamentais. Na época o exército tinha sitiado a cidade de Daraa e semanas depois, quando se retirou, deixou 2 valas comuns cheias de corpos de pessoas de todas as idades, inclusive crianças.

A Lei dos Partidos e o "direito à oposição" deveria ser um passo importante, já que o país é regido há 48 anos apenas pelo Partido Ba'ath.Com o lançamento da nova lei deveria ser permitido a oposição, para que houvesse maior discussão sobre os variados assuntos de interesse do povo sírio, mas a lei criada no papel é uma coisa. Na prática, a oposição síria não passa de parentes do presidente, funcionários do governo, agentes do serviço secreto e um monte de pessoas que são pró-Assad. Estas pessoas não compartilham das manifestações nas ruas. Elas não têm a menor ligação com as lideranças da revolução popular contra o regime sírio e elas só fazem oposição ao povo da Síria e à garantia dos direitos humanos internacionais.

Testemunhas oculares informaram que ontem 2 professores da Universidade Ba'ath em Homs foram executados. Há um tímido e crescente número de membros do partido do governo que estão renunciando, e é claro, fugindo para não morrer. Há 4 meses 200 membros do partido anunciaram suas renúncias e muitos deles foram executados por Maher Assad, o irmão do presidente que controla com punhos de sangue as forças contra a revolução popular.


A nova lei de Mídia acrescentou vigilância e proibições onde já era vigiado e proibido. As agências internacionais continuam excluídas, a SANA é a única agência de notícias que pode se "expor", e ela só escreve as notícias enviadas pelo serviço secreto sírio depois de serem revisadas por Al-Assads. A "nova" lei não abre espaço para que agências de notícias locais filmem, ou fotografem os acontecimentos no país, e desde o início da revolução, os jornalistas profissionais e repórteres cidadãos estão tendo todos os seus equipamentos confiscados, estão sendo presos, torturados e executados. Há muitos exemplos, como o jornalista sírio, correspondente da Al-Arabyia, Zaid Mistou, o cartunista político Ali Farzat e o ativista político, famoso por suas entrevistas às agências oficiais internacionais, Mohammad Saleh.

Jane Corbin, uma importante e experiente repórter no Oriente Médio para a BBC, ganhou autorização da Síria para entrar no país. Cercada de mentiras, agentes de segurança e vigiada por dezenas de agentes da inteligência síria, ela pode andar alguns metros fora do hotel, entrevistar Shabihas se passando por manifestantes e voltar ilesa para casa. Esta era mais uma tentativa de mostrar para o mundo que tudo está "bem" e literalmente "sob controle".

Esta "nova lei de Mídia" não só procura encobrir os massacres de jornalistas locais mas também não protege as pessoas que cedem entrevistas a qualquer agência de notícia espalhada no mundo ou local. Tudo na Síria ainda tem que ser feito escondido. E há agentes secretos infiltrados em todos os ramos da sociedade.

Deixando toda esta utopia de lado, voltamos para o mundo real da Síria:




27-09-2011 - 07h36min

URGENTE: Homs: Rompimento de mais uma rebelião no exército e os sons de bombardeios, colunas de fumaça enchem os céus de Rastan e relato de batalhas ferozes muito entre os dissidentes e os militares-Asadi, informações de segurança e Cbihh auxiliando nos massacres em grande número de estames e gangues e a intervenção de helicópteros para evacuação. Em Bayada: uma enorme explosão foi ouvida na rua Zeer e um tiroteio muito, muito pesado. 

HOMS: Rastan: "a partir da periferia de Rastan não vi nada, além de nuvens de fumaça, apenas o bombardeio dos tanques". Violento tiroteio contínua. 

HULA: Todas as comunicações e corte de energia, área isolada, o exército reimplantado. 


MALP TER: incêndio muito pesado na sede da 26 brigada. (sinal de choque entre dissidentes e forças regulares) 


EL Waer: grandes explosões e artilharia pesada na área da floresta agora 


TALBISEH: Tiro em bloqueios.


TALBISEH & Rastan: comunicações ainda cortadas.


Video: Manifestação em Palmyra contra o absurdo bombardeio das escolas.

Postagens mais visitadas deste blog

A nova vida do Advogado Ércio Quaresma ex-defensor do Bruno Goleiro.

Ele subiu ao topo. Tornou-se um dos defensores mais admirados no cenário jurídico. Por um contrato milionário, foi defensor do Bruno, Goleiro do Flamengo, no caso do assassinato de sua namorada Elisa Samúdio, até que foi pego se drogando em uma cracolândia na região metropolitana de Belo Horizonte.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 25 de Novembro de 2011 - 07h26min.
O Dr. Ércio Quaresma foi professor de Direito na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Durante mais de 20 anos de carreira, cometeu deslizes não muito comuns, em se tratando de pessoas do seu nível e de sua formação; Por outro lado foi realizou defesas espantosas, dignas de meste. Se especializou na defesa de acusados de crimes hediondos por assassinato em 1º Grau obtendo bons resultados quase sempre. Isto porque em alguns casos o criminoso era indefensável, digno de toda culpabilidade e nada mais lhe restaria a não ser a pena máxima.

Mesmo assim sua experiência na defesa de criminosos praticamente condenados foi ex…

Tecnologia: Conheça "Psiphon" cryptograma que fura bloqueios de acessos à internet contra ditaduras.

O Psiphon é o programa de código aberto desenvolvido para ser distribuído livremente para permitir que países, cujos governos censuram o uso da internet e monitoram ligações feitas com o Skype não consigam detectar a conexão.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 23 de Novembro de 2011 - 07h54min.

Tudo começou quando o Jornalista Ivan Watson da CNN recebeu uma ligação de um jovem ativista sírio de pseudo Musaab al Hussaini via Skype. Além de denunciar a situação no seu país em tempo real, ele descreveu o grau de libertação que o anti-tracker Psiphon lhe proporcionou:



A empresa
A Psiphon Inc. é uma empresa de software que decidiu investir num sistema que pudesse ser adaptado a diferentes situações no mundo. Ele pode ser adaptado de acordo com cada tecnologia de bloqueio e de vigilância utilizado pelos governos, regimes, ditaduras e reinos  no mundo, bastando que desenvolvedores estejam inclinados a utilizar seu código fonte como base da programação.
"Nós da Psiphon acreditamos que a Inter…

Nigéria: Menina de 13 anos escrava sexual de 550 homens.

Um alerta para os pais: A menina "A" tinha 13 anos quando sua tia pediu aos seus pais autorização para levá-la de Akuda, no estado de Akwa Ibom para outra cidade, sob a promessa de que receberia melhor tratamento e teria melhores condições de estudo..
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de 2012 - 10h17min.
Segundo a fonte nigeriana "PM News", a menina contou para a polícia que após seus pais terem autorizado a sua ida para o estado nigeriano de Lagos com sua tia, esta mesma a levou para um hotel. Lá  acriança contou que ganhou uma mini-saia, vestidos do tipo "tubo" e um quarto. De acordo com o testemunho da menina ainda, sua tia conhecida apenas como "vitória", teria ensinado como se comportar com os homens.
Até então a menina contou que não entendia o que estava acontecendo "até que começaram a chegar os homens". A fonte citando a menina disse que  ela percebeu que cada uma das outras meninas levavam seus "fregueses&qu…

Aliaa Magda ElMahdy nua é desejada, perseguida, processada, linchada e morta. Um símbolo?

Ela nem se considerava bonita, muito menos sexy. Decidiu se expor como forma de denunciar de modo marcante, o abuso sexual que as mulheres egípcias sofrem, espancamentos e indiscriminação, mas no campo da religião, Aliaa Magda é tida como um monstro.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 03 de Dezembro de 2011 - 06h50min.
 De adolescente a mulher. De ativista a símbolo sexual. Sua decisão de mostrar sua foto numa numa página de blog chocou o Egito, a comunidade islâmica e o mundo árabe. Adquiriu admiração de muitas mulheres que nunca tiveram coragem para fazer o mesmo, embora tivessem desejo. Seu blog atualmente registra mais de 4.400.000 visitantes embora a impacto inicial tenha passado, sua nudez lhe rendeu muita popularidade e muitos problemas. Aliaa saiu do "Blogger" para as ruas:


Nas ruas foi odiada. Foi linchada, ficando bastante machucada. Mais tarde os linchadores descobriram que haviam espancado a moça errada. Não era Aliaa. O ódio da comunidade islâmica lhe rendeu ameaç…

Brasileiros e sírios levam arte às crianças refugiadas colorindo cenários de guerra

Uma iniciativa que merece muitos aplausos levou um grupo de jovens artistas de rua brasileiros, a se encontrar com artistas e ativistas de diversos países em conflito armado. Eles tentam transformar campos de refugiados em escola viva de pura arte em cenário de muitas cores! - Continue lendo:


Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de aneiro 24 de Abril de 2017

"Magic Caravan" é um projeto social criado em 2013 e a ONG Al Caravan atua na Síria , Líbano, Turquia e Alemanha, ajudando a dar um futuro melhor para crianças e adolescentes sentenciadas a viver em campos de refugiados e campos de concentração ainda remanescentes na Alemanha.

Na Síria, o grupo ajuda crianças das regiões mais intensas do país, cujas áreas residenciais e rurais são constantemente bombardeadas pelo regime sírio, milícias islâmicas, Rússia e países ocidentais. Possui pequenos centros de educação em lugares considerados "redutos rebeldes" como Aleppo, Daara, Homs, Latakya, Damasco e Idlib…

Protótipo da nova Urna Eletrônica acaba de ser apresentado e parece sabe com o quê?

Acaba de apresentar o "protótipo da nova urna eletrônica" aos ministros do TSE. Confira à seguir:



Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 04/05/2017

O Brasil pediu o fim da corrupção, o governo deu proteção aos corruptos. O Brasil pediu o fim da criminalidade, o governo deu imensa quantidade de leis com brechas que protegem criminosos. O Brasil pediu o fim da Imunidade Parlamentar e o governo respondeu com a Lei de abuso de Autoridade que cria brechas para criminalizar juízes e promotores do Ministério Público Federal e aumenta o poder dos advogados criminalistas na defesa de seus clientes.

O Brasil pediu o fim do voto obrigatório, o governo respondeu com um suposto "novo modelo de urna", só que desta vez mais bonitinho!

Protótipo da nova urna é apresentado aos ministros do TSE. Modelo traz melhorias no design.
Mais informações em instantes no portal do TSE. pic.twitter.com/wnVS0iOfUD — TSE (@TSEjusbr) 4 de maio de 2017


A "nova" urna e…