sábado, setembro 10, 2011

EUA: 11 de Setembro é o dia do Serviço Comunitário em memória de World Trade Center

Todo mundo já sabe que a América mudou radicalmente no dia 11 de Setembro. Muitas pessoas pensam que estas mudanças ficaram isoladas no ramo militar ou econômico. Mas as dificuldades compartilhadas entre uma coletividade pode unir as pessoas mais distantes. É possível estar tão perto e tão longe?


Meio que ofuscado pelos estragos, um soldado caminha entre os destroços
do World Trade Center com a bandeira americana. Um símbolo da
vontade de recomeçar. - Foto cortesia: "DVIDSHUB "
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 10 de Setembro de 2011 - 17h55min.

O presidente Barack Obama escreveu uma carta no dia de hoje lembrando ao povo americano sobre o dia 11 de Setembro, não apenas como um dia para chorar os mortos e os prejuízos, mas um dia em que as pessoas poderão se lembrar do quanto estavam unidas e solidárias naquele fatídico dia.


Alí, no meio dos escombros do símbolo do poder americano, haviam pessoas humildes. Pessoas simples que deixaram seus afazeres de lado para socorrer as vezes até pessoas ricas, que provavelmente nem as teria observado em condições normais. Muitos brasileiros também foram vistos transportando feridos, retirando entulhos ou fazendo outra coisa que pudesse AJUDAR O SEU SEMELHANTE rico ou pobre. Americano ou estrangeiro. Naturalizado ou clandestino. Todos estavam unidos em um único propósito: Solidariedade.

De longe, os escombros do World Trade Center são substituídos por dois
feixes de luz  que buscam materializar o sentimento americano de que aquele
dia  não deveria  ter acontecido - Foto cortesia: "DVIDSHUB "
E esta atitude espiritual que moveu o mundo em compaixão das quase 3.000 vítimas dos atentados de 11 de Setembro, é que transformou o "World Trade Center Day" no dia mais comunitário que a América teve notícia.

Orgulho americano guardado no bolso, a proposta é de ajudar cada um ao seu semelhante para em fim, fazer com que os erros passados possam ter um grande fundo educativo. Lição esta que torne a nação americana reconhecida daqui para frente, não por seu um esmagador e opressor poderio militar, mas por ser o povo mais humano que o continente americano já teve notícias até hoje. Mas para isto terá que ser mais generosos que o povo brasileiro. Que apesar de pobre, dá o que não tem.

"Serve and Remember" - Cortesia: White House
Carta do Presidente Barack Obama na íntegra: "whitehouse/serve-and-remember"

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: