segunda-feira, agosto 08, 2011

SÍRIA reage com violência contra povo com retirada de diplomatas do país - Atualizações

Ontem à noite o primeiro-ministro turco Tayyp Endorgan disse que enviará nesta Terça uma "mensagem forte" para a Síria. Ele decidiu enviar um comunicado pelo ministro turco para assuntos Estrangeiros Ahmet Davutoglu para enviar uma mensagem que ele caracterizou como de "uma forma sólida". Exigindo respostas imediatas ao país aliado por meio do mensageiro.

Ahmet Davutoglu Relações Exteriores da Turquia Hillary Clinton
Cortesia: "U.S. Embassy London"
Por Saulo Valley - Rio de janeiro, 08 de Agosto de 2011 - 08h27min.
Atualização: 09h28min.

No dia 02 deste mês, o primeiro-ministro destacou que os acontecimentos na Síria, mais especificamente em Hama têm sido elevados ao "limite do horror." De acordo com o site russo "rosbalt" que acima citou uma frase da autoridade turca como dizendo:

"Os acontecimentos recentes têm intensificado a nossa preocupação, que já era elevada".

EUA

A Secretária do governo americano Hillary Clinton pediu nesta manhã de Segunda-feira que o primeiro-ministro turco Tayyp Endorgan, peça ao presidente Bashar Al-Assad para "recolher suas forças militares para os quartéis." - Disse Alarabyia. citando como exemplo os tanques que sitiaram Deir Al-Azour há dois dias causando centenas de mortes, apoiados ainda por fogos de artilharia por canhões instalados nas montanhas que cercam a cidade.

De acordo com Alarabya, Clinton ligou para o ministro das relações exteriores da Turquia Ahmet Davutoglu, sabendo que na Terça ele se dirigirá até Damasco para conversar pessoalmente com representantes do governo Sírio a fim de pedir o fim do massacre indiscriminado de civis. A agência citou ainda a AFP que divulgou trechos da uma conversa com o porta-voz do Departamento Mark Toner citando que Hillary Clinton como pedindo que  a "Síria libertasse todos os prisioneiros de consciência."

Invasão Hacker

Nesta Segunda o site do Ministério da Defesa da Síria sofreu ataque de um grupo anônimo de "Defacements". Uma linhagem de hackers que só invadem sites com a finalidade de criar desordem visual.

Além de modificar a logo oficial do ministério da defesa síria, os "defacements" deixaram mensagens em apoio aos protestos pacíficos do povo sírio, além de criticas à reação do governo de Al-Assad.

Também, como citou o site russo "rosbalt" eles deixaram a seguinte mensagem para o exército sírio:
"Exército da síria: Você é responsável por proteger o povo sírio e quem lhe dá ordens para matar mulheres, crianças e idosos deve ser julgado por traição! Nenhum dos inimigos estrangeiros poderiam infligir tantos danos para a Síria, como foi feito por Bashar al-Assad. Defenda o seu país - levante-se contra o regime! - Anônimo " 
Embaixadas

Bahrein - 10h21min - Na manhã desta Segunda o governo do Bahrein convidou seu embaixador na Síria para voltar ao país para conversar. A notícia está sendo divulgada por twitter.

Canadá -Kyle C Matthews, um funcionário da ONU para assuntos humanitários e crimes contra civis disse à pouco que o Canadá estuda expulsar o embaixador sírio de suas terras.

Kuwait - Cumprindo sua promessa, o Kuwait convida seu embaixador para voltar para o seu país.

Citações

Egito diz que situação na Síria é uma tragédia.


10h35min - Ativistas sírios relatam que novo e mais intenso massacre contra o povo sírio se iniciou nesta manhã simultaneamente em Deir Azour, Hama e Homs:





11h45min - Alemanha: Citando o site libanês "nowlebanon" que publicou as palavras do vice-porta-voz do governo Chistoph Steegmans em uma conferência regular de imprensa na manhã de desta Segunda:
 "Se o presidente Assad mantém sua recusa em dialogar com o povo sírio e continua a recorrer à violência, o governo alemão irá considerar que ele perdeu sua legitimidade em continuar a supervisionar o destino de seu país"
12h15min - Síria demite ministro da Defesa e elege novo ministro - Aguardando atualizações.


continua...

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: