quinta-feira, julho 14, 2011

Terror: 17 mortos em 3 explosões em Mumbai, ataques no Paquistão e Afeganistão.

Às custas de muitas vidas e de muito dinheiro envolvido, a permanência das tropas americanas em operações internacionais culminou em um grande desgaste da imagem das EUA no mundo, mas a sua retirada tem revelado outra realidade: O terrorismo está voltando!


Foto cortesia: "UK Ministry of Defence"
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 14 de Julho de 2011 - 06h09min.


A prova é que o Taliban tem re-assumido o controle de parte do Afeganistão logo após o assassinato de Wali Karzai, o irmão do atual presidente afegão. Wali foi tido como grande herói depois que retirou e expulsou os talibans do poder. De acordo com agências de notícias, durante a cerimônia de enterro do irmão do presidente Hamid Karzai, duas bombas foram encontradas e desarmadas pela OTAN na entrada do cemitério.

Ontem mais 5 soldados franceses foram confirmadamente mortos em ataque suicida, o que já tem se tornado uma rotina, desde a anunciada morte de Osama. O primeiro ataque logo após o anúncio da morte do líder supremo do Alqaeda culminou na perda de 80 recrutas no afeganistão. Ainda com a suposta morte de Bin Laden em 04 de Maio deste ano, o Alqaeda já trocou de líder 3 vezes e iniciou uma onda de atentados. 

Obama anuncia morte de Bin Laden - Foto: "Phil Stearns"
Ontem ainda outros 3 atentados com bombas mataram pelo menos 17 pessoas e feriram mais de 100 em Mumbai, na Índia. Hoje as autoridades acusam grupos paquistaneses pelos crimes. Para as autoridades indianas, grupos terroristas estão tentando prejudicar o acordo de paz selado recentemente entre os dois países. A Casa Branca publicou uma nota na qual o presidente Barack Obama condena os ataques de ontem na Índia:

"Condeno veementemente os ataques ultrajantes em Mumbai, e os meus pensamentos e orações estão com os feridos e aqueles que perderam entes queridos. O governo dos EUA continua a monitorar a situação, incluindo a segurança dos nossos cidadãos. A Índia é um amigo próximo e parceiro dos Estados Unidos. O povo americano vai ficar com o povo indiano nos momentos de provação e vamos oferecer apoio aos esforços da Índia para levar os autores desses crimes terríveis à justiça. Durante a minha viagem para Mumbai, vi em primeira mão a força e a resistência do povo indiano, e não tenho dúvida de que a Índia vai superar estes ataques terroristas deploráveis."

No dia 28 de Junho o governo americano apresentou as novas estratégias para o combate ao terrorismo em 2011. A retirada de maior parte dos soldados dos países árabes e o retorno da "liberdade de ação" dos grupos terroristas deixam a certeza de que uma nova estratégia deverá ser estudada de forma que o equilíbrio seja instaurado nos países árabes e os genocídios, que em mais de 90% são de cunho político, sejam por fim exterminados.

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: