sexta-feira, julho 29, 2011

Líbia: Major General Suleiman Mahmoud Obeidi é novo chefe militar rebelde

O Conselho de Transição da Líbia anunciou o novo líder militar da oposição ao regime de Kadafi. Seu nome: Major General Suleiman Mahmoud Obeidi.

Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 29 de Julho de 2011 - 19h16min.

No dia 22 de Fevereiro deste ano, 5 dias após o levante ter sido deflagrado na Líbia, o Major General Abdel Fattar Younis anunciou sua deserção diante das câmeras de televisão. Esta ação foi considerada determinante na tentativa de Kadafi de aplacar os protestos bombardeando os manifestantes por meio de caças da força aérea.

Tobrouks rebeldes - Cortesia de: "anticapitalistes"

No dia seguinte o Major General Suleiman Mahmoud Obeidi desertou também e passou para o lado dos rebeldes num momento em que as forças militares de Kadafi estavam esmagando centenas de civis e manifestantes que pediam o fim da corrupção do regime de Kadafi.

Não é por acaso que o Major Suleiman foi escolhido para dar continuidade à explêndida campanha que o Major Abdel vinha realizando. Filhos da mesma tribo "Tobrouk", os dois oficiais superiores lutaram juntos contra a força opressora do regime em defesa da população líbia.

Vídeo gravado em março, numa entrevista com o Major General Suleiman. Conheça o novo líder mais de perto (em inglês).


A história de poder das tribos da Líbia

A título de curiosidade o Coronel Kadafi é nascido de uma tribo que era de pouca influência na região chamada "Qadahfah". Após Gaddafi ter assumido o poder, a tribo ganhou força, mas para isto ela se uniu à Tribo Magariha.

 A maior tribo líbia chama-se "Walfalla". Gaddafi incitou a segunda maior tribo da Líbia a Tribo Magariha contra a população. O site "sandraoffthestrip" recorda que o terrorista de "Lockerbie" que matou 270 estudantes americanos em atentado com uma bomba, é da aldeia de Magariha. Seu nome: Abdel Basset Al- Megrehi.

O ex-ministro da Justiça de Gadafi, Mustafa Mohamed Abud Al Jeleil anunciou ter provas concretas de que Gaddafi havia ordenado pessoalmente o atentado de Lokerbie.

A escritora e pesquisadora de origem americana Sandra Gore Nielsen em seu site "sandraoffthestrip" atribui o crescimento da influência da tribo Magariha a este atentado, considerado um sucesso e comemorado amplamente pelo governo de forma pública. Esta atenta observadora está viajando pelo mundo há pelo menos 25 anos, tendo vivido grande parte deste tempo no oriente médio, o que torna suas análises bastante confiáveis, e com base nesta experiência é que ela conseguiu desentrelaçar e explicar as minúcias das relações de poder das tribos da Líbia.

As informações de Sandra é que durante o regime de Kadafi, o que o mantinha de pé, era o esforço bem sucedido de manter as tribos sempre em constante desentendimento. Segundo a escritora, a revolução do dia 17 de Fevereiro mostrou que os tempos haviam mudado, quando a maioria das tribos passaram para o lado rebelde.

Gaddafi antão se manteve com o apoio de sua tribo e a tribo Warfalla. O site em si, é um profundo passeio tribal pela Líbia e desvenda mistérios que a mídia nem imagina, por isto fica especulando, o que é muito feio.

Para conhecer os mistério da Líbia hoje, visite este importante site e eu, particularmente quero parabenizar a escritora e pesquisadora Sandra G. Nielsen pelo excelente e impecável trabalho.

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: